Conheça as melhores cidades do mundo para pedestres

Mulher andando

O estudo intitulado Pedestrians First, realizado pelo Institute for Transportation & Development Policy (ITDP), divulgado recentemente, analisa quais são as melhores cidades do mundo para pedestres, baseado no critério principal de acessibilidade de pedestres a serviços básicos do dia a dia, como escolas e centros de saúde.

As cidades mais recomendadas para os pedestres são Londres, Hong Kong, Bogotá e Paris. Para chegar a essa conclusão, foram avaliadas mais de mil cidades e o acesso que estas oferecem à população que precisa encontrar serviços e produtos sem utilizar meios de transporte.

Ainda de acordo com os dados do relatório, as cidades estadunidenses, no geral, estão entre as menos adequadas para pedestres, devido à expansão urbana, estilo de vida e cultura do país.

Segundo os pesquisadores do ITDP, para que as cidades sejam adequadas para as pessoas transitarem a pé por elas, deve-se melhorar aspectos como saúde da população, diminuir a poluição e fortalecer as comunidades e culturas locais.

Entretanto os pesquisadores afirmam que são poucas as grandes cidades que priorizam a locomoção a pé, pois a urbanização e a mobilidade da maioria delas é centralmente focada em transportes individuais e transporte coletivo.

Quando feito um recorte, entre as cidades avaliadas, de cidades com mais de 5 milhões habitantes, apenas Bogotá, na Colômbia, adequa-se aos critérios utilizados.

Bogotá
Bogotá – Colômbia

Melhores cidades do mundo para pedestres: facilidade de acesso sem carro

O primeiro aspecto considerado pelo estudo é a proporção de pessoas que possuem fácil acesso sem carro, considerando uma média de 100 metros, a locais como vias exclusivas e parques para pedestres. Esse enfoque melhora fatores relacionados à saúde, incentiva a comunidade local e aumenta a segurança de quem está circulando.

Atualmente, neste aspecto, a cidade que lidera o ranking é Hong Kong, onde 85% da população têm acesso sem carro aos locais mencionados.

  1. Hong Kong
  2. Moscou
  3. Paris
  4. Bogotá
  5. Londres

Melhores cidades do mundo para pedestres: acesso a serviços de saúde e educação

Já o segundo aspecto considerado é a facilidade de acesso a pé a serviços de saúde e educação, como hospitais, escolas e prontos-socorros. É o caso de Paris, onde 85% da população vive em locais próximos a esses serviços e pode ter acesso a eles sem a necessidade de utilizar meios de transporte.

  1. Paris
  2. Lima
  3. Londres
  4. Santiago
  5. Bogotá

Melhores cidades do mundo para pedestres: tamanho médio dos quarteirões

O último aspecto levado em consideração foi o tamanho médio dos quarteirões de cada cidade. Quarteirões menores tornam a locomoção a pé mais prática e evitam que as pessoas necessitem contornar grandes distâncias para mudar a direção e chegar aos seus destinos. Nesse sentido, a melhor cidade segundo o relatório é Cartum, no Sudão.

  1. Cartum
  2. Bogotá
  3. Lima
  4. Carachi
  5. Tóquio
Mulher andando

O relatório também verificou que as cidades que tornam o trânsito de pedestres mais prático e seguro apresentam benefícios como menor índice de pessoas com obesidade, melhor desempenho de negócios locais e redução da desigualdade social.

Com a implementação de espaços diferenciados de lazer como a Praça de Convivência e o Jardim PINAH, a Construtora e Incorporadora Laguna promove mais qualidade de vida não apenas aos moradores dos seus empreendimentos, mas também à toda a população da região.

Related Posts

  1. Pássaro
  2. Único exemplar de bonsai de araucária no mundo é de Curitiba - Construtora e Incorporadora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário