Tecnologia para casa: inovações que auxiliam na rotina

Tecnologia para casa: inovações que auxiliam na rotina - Construtora Laguna

Com o auxílio de dispositivos móveis responsáveis por proporcionar mais praticidade, conforto e segurança no dia a dia, cada vez mais as residências estão conectadas. O mercado brasileiro está em expansão neste aspecto, muitos itens já estão em uso e outros lançamentos estão surgindo.

Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), mais de 300 mil residências brasileiras contam com algum tipo de automação, e com a taxa de crescimento anual do setor próximo a 11%, a expectativa é que nos próximos anos esse número chegue a 1,9 milhão.

Entretanto, nem sempre é fácil saber qual das opções disponíveis no mercado adequam-se às necessidades da rotina em casa. Assim, levantamos algumas tendências tecnológicas que podem auxiliar no dia a dia. Confira a seguir.

Fechaduras digitais

Há uma diversidade de modelos de fechaduras tecnológicas, desde as embutidas até as sobrepostas, que contam com alarme sonoro antiarrombamento, sensor de fechamento automático, função “não perturbe”, sensor de incêndio, entre outras características.

Esse tipo de item auxilia em nossa rotina, garantindo mais segurança e praticidade. Pode variar de senhas, tags e chaveiros de proximidade a soluções mais modernas como identificação biométrica e fechadura com Bluetooth. Todas essas opções proporcionam diversos benefícios na rotina, garantindo maior segurança aos moradores na hora de entrar e sair, além de liberação remota para entrada.

As fechaduras digitais estão sendo cada vez mais utilizadas, pois reúnem soluções inovadoras tanto para residências como para empresas. Fechaduras controladas por celular também já são uma realidade em automóveis, o que representa um impressionante avanço dos dispositivos de segurança e proteção. Em residências, essa tecnologia fornece um controle remoto.

Sensores de presença

Sensores de presença

Os sensores de presença são um dos diferenciais disponíveis no mercado, tanto para ambientes corporativos como para residências. Este recurso é responsável por auxiliar na segurança dos lares, indicando a presença de possíveis invasores. Além disso, ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica, pois tem como essência o uso racional da iluminação.

Atualmente existem modelos de sensores que contam com células fotossensíveis responsáveis por habilitar o funcionamento do dispositivo apenas em momentos em que não há luz do sol.

Esses modelos podem ser inseridos em paredes, tetos ou conectados por Plug & Play, tecnologia que permite que nossos computadores reconheçam e configurem de forma automática qualquer tipo de dispositivo instalado. O pen drive é um dos exemplos mais conhecidos e utilizados.

Plug & Play

Ativação por voz

Alexa

Dispositivos inteligentes comandados por voz, como Alexa, Siri e Google Home, estão cada vez mais presentes em nossa rotina. Com a nossa voz, podemos controlar diversos itens de segurança, temperatura de ambientes, ligar e desligar equipamentos conectados à internet, entre outras coisas. Além disso, esses dispositivos oferecem economia de tempo no dia a dia e mais praticidade e conforto para os lares.

Na última atualização do Google Home, ferramenta que ajuda na automação da rotina, foi inserido um novo botão que permite a reprodução de qualquer rotina pré-configurada no aparelho, além da opção “Iniciar suas rotinas”, que permite definir, por exemplo, um alto-falante que indica o momento de realizar as ações conforme configurado.

Campainhas sem fio

Para quem procura opções seguras de campainhas que não necessitem de conexão entre recursos internos e externos, existem modelos com botões de acionamento e que podem ser ligados na tomada. Esta função garante mais praticidade, pois o dispositivo pode se tornar móvel — ou seja, ser instalado em outras áreas — apenas plugando em outro ponto de energia.

As campainhas com autonomia total são boas opções para quem não quer modelos que utilizem pilhas. Nesses aparelhos, o som é produzido por uma tecnologia avançada que tem como base o toque, convertendo a energia cinética em um sinal sonoro que pode ser identificado com bastante facilidade.

A automação residencial contribui para a sustentabilidade e reforça o compromisso com o meio ambiente, utilizando recursos naturais com eficiência, evitando o desperdício e reduzindo o impacto ao meio ambiente. Dessa forma, as pessoas ganham em qualidade de vida e o planeta agradece.

Os imóveis-arte da Construtora e Incorporadora Laguna acompanham as tendências mundiais de automação residencial responsáveis por auxiliar na praticidade, oferecer comodidade e otimizar o nosso tempo.

Para tornar o dia a dia dos moradores mais prático e funcional, o ALMÁA Cabral contará com tomadas USB na cabeceira de suas suítes, além de oferecer infraestrutura para automação residencial. Já o MAI Terraces oferece ponto elétrico para desembaçador de espelhos e toalheiro térmico nos banheiros.

Pensando em mais praticidade no dia a dia e em um modo de vida sustentável, também entregaremos nesses imóveis-arte bicicletas e carros elétricos para uso comum. Ambos poderão ser recarregados com energia gerada por placas fotovoltaicas, sem custos adicionais para os moradores.

Com o intuito de proporcionar liberdade e conforto aos seus clientes, a Laguna garante uma rotina mais segura e com conveniências para o dia a dia, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.

Related Posts

  1. sacada residência Almáa Cabral - Laguna
  2. CES 2021
  3. Sala
  4. Dicas para deixar seu apartamento mais funcional - Construtora Laguna
  5. Tendências que estão moldando o novo morar - Construtora Laguna

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário