CES 2021: destaques da maior feira de tecnologia do mundo

CES 2021

A Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, conta com mais de 1.900 marcas de vários segmentos, incluindo fabricantes internacionais como Panasonic, Samsung, LG, entre outras.

Devido à pandemia do coronavírus, este ano a feira ocorreu em formato virtual. Com a alteração no formato e os impactos do isolamento social, a escolha dos produtos foi influenciada pelo momento em que vivemos. As marcas atentaram-se principalmente a itens para as áreas de saúde, lar e bem-estar.

No primeiro dia do evento, 11 de janeiro, foram abordados temas como inteligência artificial, automatização e sustentabilidade, com intuito de promover novas ferramentas e tecnologias que auxiliem a rotina das pessoas.

Confira a seguir alguns dos destaques do evento.

Robôs inteligentes

Durante a feira, a Samsung apresentou robôs que contam com inteligência artificial e auxiliam em tarefas do dia a dia, como colocar roupas pra lavar, cuidar de animais de estimação, entre outras.

O Bot Handy, por exemplo, utiliza inteligência artificial para navegar pela casa do usuário e, por meio um braço mecânico, reconhece e pega objetos para organizá-los. Na CES, ele foi apresentado numa simulação em que colocava louça suja na lavadora.

Já o robô Bot Care é um tipo de assistente pessoal que auxilia em rotinas profissionais, dando ao usuário lembretes para corrigir a postura na cadeira, esticar o corpo ou avisar que uma videoconferência irá começar.

A LG também anunciou um robô no evento. Chamado CLOi UV-C Robot, ele foi criado para higienizar ambientes, eliminando germes e vírus. Além disso, emite luz ultravioleta e possui sensores avançados de mapeamento de sujeira.

Telas enroláveis

Nos últimos anos, várias marcas têm lançado telas dobráveis e curvas para tablets ou smartphones. Este ano, a tendência das telas enroláveis deve vir para ficar. Na CES 2021 algumas marcas anunciaram produtos que possuem esse diferencial.

A LG, por exemplo, apresentou o celular LG Rollable, grande aposta para 2021. O dispositivo oferece uma tela redimensionável conforme a necessidade do usuário e pode ser transformado em um tablet. Entretanto ainda não há previsão de quando será comercializado mundialmente.

Já a TCL lançou um celular que tem tela expansível, esticável com apenas um toque, passando de 6,7 polegadas para 7,8 polegadas. A marca também apresentou uma ampla tela enrolável de cerca de 17 polegadas, que pode ser dobrada e carregada dentro de uma mochila.

Televisores

O segmento de televisores sempre é um dos que mais chama atenção nas edições da CES. Em 2021, as marcas apostaram em modelos com inteligência artificial, que otimizam a programação dos aparelhos conforme o interesse dos usuários.

A LG apresentou dois aparelhos bastante eficientes. Um deles foi uma TV gamer de 48 polegadas que pode ser levemente dobrada, passando de tela plana para uma tela mais curvada. O modelo tem como intuito adaptar-se melhor às experiências dos jogos, tornando-as mais reais para os jogadores.

Com auxílio da tecnologia avançada microLED, a Samsung lançou modelos de 99″ a 110″ polegadas, que garantem melhorias significativas na qualidade da imagem.

Além disso, também apresentou um controle remoto com painel solar. O dispositivo passou por um redesign e não necessita mais de pilhas. Segundo a Samsung, o acessório, que acompanhará os televisores 4K e 8K da marca, pode ser recarregado por energia solar ou elétrica, através de USB.

Purificadores de ar

Outra grande aposta da CES 2021, os purificadores de ar ganharam bastante força no último ano. A LG também está presente neste segmento e apresentou os novos modelos da linha LG PuriCare, que tornam o ar mais puro e agradável.

Entre os produtos da linha, está a PuriCare Wearable Air Purifier, uma máscara N95 com filtro e purificador de ar que protege o usuário de poluentes, alérgenos e vírus, incluindo o coronavírus. A fim de facilitar a rotina das pessoas, o modelo possui fones de ouvido com microfone embutido, que permite gravar áudios e fazer ligações de forma mais prática e segura, sem precisar tirar a máscara.

A máscara PuriCare também possibilita controlar dispositivos, gerenciar calendários, obter atualizações do tempo e escolher músicas via comando de voz.

Mobilidade

A cidade virtual Bridgestone World chamou atenção na CES 2021. Ela foi concebida pela Bridgestone Corporation, maior empresa mundial de pneus e borrachas, para ajudar a proporcionar soluções que possam tornar o futuro mais sustentável.

Por meio da cidade virtual, os usuários podem explorar os cenários de transporte e da vida nos grandes centros urbanos e compreender de que forma os serviços oferecidos pela empresa possibilitam otimizar a experiência de mobilidade nas cidades.

Clique aqui para conferir a Bridgestone World.

Related Posts

  1. Curitiba
  2. Tecnologia para casa: inovações que auxiliam na rotina - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário