As empresas de tintas divulgam anualmente as paletas de cores que serão as apostas para o ano seguinte. A partir de uma pesquisa detalhada feita por especialistas, são verificadas as tendências e os comportamentos mundiais para a escolha das cores principais e das complementares.
Esses conceitos são uma bela inspiração para personalizar os ambientes mantendo suas decorações modernas e sofisticadas. Confira quais são as cores para 2021.
Tons naturais e quentes
Buscando conectar as pessoas à leveza da natureza, em um retorno às coisas simples, a Coral definiu a Pedra Esculpida como a cor do próximo ano. Tons terrosos sugerem estabilidade e crescimento e foram pensados para espaços que encorajem as pessoas a abraçarem as mudanças. A empresa reforça esse conceito com quatro paletas complementares:
– Autoconfiança: cores expressivas como vermelho e rosa acrescentam inspiração e vitalidade.
– Solidariedade social: marrons quentes e cinza neutro estimulam um senso de comunidade, harmonia e união.
– Reavaliar o passado: amarelos e ocres neutros simbolizam a relação entre o antigo e o novo. Com positividade e equilíbrio, essas cores sugerem como o passado permite encontrar soluções para o futuro.
– Consciência ambiental: tons de azul inspirados no mar e no céu reforçam a necessidade de respeitar a natureza.
Conceito que celebra o ritmo das cores
A Sherwin-Williams elegeu para o próximo ano quarenta tonalidades segmentadas em quatro paletas. O conceito por trás da seleção é uma sequência da história da marca este ano, que tratou sobre como as cores podem brindar segurança na transição dessa nova década.
A marca acredita que em 2021 as cores podem nos ajudar em nossas jornadas interiores, de análise do passado, do presente e na busca por significação para o futuro. As segmentações são:
– Santuário: influenciados pelo design escandinavo, tons neutros e brancos representam como a conexão com a natureza é importante para nutrir o bem-estar e desacelerar.
– Encontro: inspiradas na conexão e nas narrativas hiperlocais, nuances terrosas, com texturas ricas, completam essa paleta, que remete à estética boêmia moderna.
– Continuidade: cores brancas e azuis contextualizam a vida inteligente, a tecnologia e de quais maneiras estas estão relacionadas com a vida cotidiana. A paleta utiliza aspectos do modernismo escultural e do minimalismo.
– Fusão: tons alegres e modernos como rosa, azul e verde sinalizam a expressão criativa. A exploração sensorial é a influência principal nessa paleta.
Os conceitos das paletas de cores sugeridas para 2021 servem como guias para que a renovação dos ambientes seja feita seguindo as últimas tendências em tintas e revestimentos.