Design de interiores: os benefícios que a técnica proporciona à saúde

Uma mesa com projetos de design de interiores

O lar influencia de diferentes maneiras o bem-estar, o humor e a saúde dos moradores. O design de interiores é uma técnica que zela por esses aspectos e atualmente possui diversas soluções para tornar nosso dia a dia mais prático e agradável.

Projetos de interiores bem planejados e eficientes proporcionam diversos benefícios aos ambientes, melhorando a experiência daqueles que os utilizarão. É uma das etapas mais importantes em projetos arquitetônicos, pois organiza fluxos, elementos a serem distribuídos no espaço e analisa o comportamento dos moradores para que todos os aspectos sejam otimizados, unindo design, conforto e praticidade.

Quando um cliente procura um profissional de design de interiores, ele busca alguém que consiga traduzir suas necessidades para a casa em um projeto agradável e que faça sentido no dia a dia.

Confira a seguir de que forma a disposição de móveis, a iluminação, a decoração, a ordem e a limpeza podem influenciar em nossa saúde.

Estética

Elementos como cor, brilho, altura e profundidade compõem os ambientes, deixando-os aconchegantes, seguros, estimulantes, flexíveis etc.

A iluminação é um dos aspectos mais importantes para o design de interiores, pois cada cliente e projeto demandam diferentes tipos e quantidades de luz. Para proporcionar luz natural e artificial adequadamente, recomenda-se distribuir os objetos da decoração criando espaços aconchegantes e mais funcionais.

Na decoração de salas de estar, por exemplo, quando utilizados móveis em tons mais escuros, como sofás e poltronas, o ambiente precisa ter uma boa iluminação natural ou fazer um bom aproveitamento da entrada de luz para reduzir o uso de energia elétrica.

Sala de estar com sofá, cadeiras, pendentes e janelas grandes

Já a luz artificial pode ser utilizada de várias formas, com finalidades que vão desde destacar quadros e outros itens de decoração, criando uma sensação de sofisticação, até realizar melhorias e balances pontuais na iluminação. Você também pode utilizar uma combinação de luminárias com diversas intensidades de brilho, criando uma agradável sensação de aconchego na sala de estar.

Uma dica para espaços com janelas grandes e paredes de cores claras é utilizar espelhos para refletir a luz natural que entra pelas portas e janelas, o que faz ambientes como salas parecerem maiores.

Revestimentos como capas de deslizamento podem adequar-se em todas as estações do ano, pois permitem que os espaços tenham uma aparência sofisticada e organizada. Além disso, as capas são recomendadas para salas de estar onde a presença de crianças é constante, para zelar, por exemplo, por móveis brancos, proporcionando maior elegância e cuidado no dia a dia.

Lembre-se que investir na estética do local onde moramos é importante pois interfere positivamente no conforto, equilíbrio e paz, melhorando o humor e outros aspectos da rotina.

Conforto e ergonomia

Uma mulher se alongando no ambiente de trabalho

A ergonomia garante conforto à rotina e aos espaços em que vivemos, de acordo com os acessórios e móveis que possuímos. Ela é um estudo para definir quais formas, texturas e medidas são as melhores para que possamos nos sentir mais confortáveis e produtivos no dia a dia. Investir em sofás, cadeiras, colchões e bancadas bem projetados e com fáceis acessos pode evitar problemas de saúde, como dores nas costas.

Além disso, quando aplicada ao design de interiores, a ergonomia envolve aspectos como iluminação, cores, ventilação, ruídos, entre outros fatores que podem influenciar o estado emocional e o conforto dos moradores ou ocupantes dos empreendimentos.

Assim como a iluminação natural impacta positivamente no bem-estar, a leitura visual tem relevância para a ergonomia. Por exemplo, luzes baixas e amarelas criam um estado de relaxamento, enquanto as azuis e as brancas favorecem atividades relacionadas ao trabalho.

Já em relação ao conforto acústico, para proporcionar um som apropriado aos espaços, recomenda-se avaliar os tipos de projetos e as funções que serão executadas neles. Uma sala de TV, por exemplo, deve possuir uma acústica diferente das salas de jantar ou de estar, pois seu uso e sua finalidade são diferentes.

Sala de TV luxuosa com decoração preta e branca

Funcionalidade e praticidade

Devido à pandemia, passamos mais tempo em casa. E quanto mais tempo passamos em um ambiente, mais ele e a rotina impactam diretamente em fatores relacionados ao ânimo e ao bem-estar. Segundo estudo realizado pela Toluna, esse hábito permanecerá ainda durante um bom tempo.

Dessa forma, para que os móveis, acessórios e materiais proporcionem ampla funcionalidade, comodidade e praticidade no dia a dia, eles devem estar adequados às recomendações de um eficiente design de interiores.

Em lugares pequenos, por exemplo em quartos, pode-se optar por móveis, como armários e cômodas, que guardem objetos e ofereçam dupla função na rotina. No caso da cama, recomenda-se modelos que possuam gavetas embaixo do colchão ou que funcionem como baú para guardar e organizar edredons, lençóis, entre outros itens.

Quarto com cama de solteiro com gavetas em baixo

Na cozinha ou na sala de jantar, móveis práticos e funcionais como mesas com ajuste de tamanho podem ser bastante oportunos, pois adequam-se de acordo com a nossa necessidade, sem comprometer áreas que podem ter diferentes finalidades simultaneamente, como ambientes para recepção de visitas.

Tapetes proporcionam calor, textura, personalidade e cor. Para dar destaque aos espaços, utilize modelos de tecidos com cores vibrantes ou adicione vários tapetes com os mesmos padrões de estampa, conforme seu gosto e estilo de vida.

Para casas com crianças, há alternativas com algodão que são laváveis e adequam-se à rotina movimentada dos pequenos. Já os pisos de madeira são práticos, bonitos e fáceis de limpar, sendo recomendados para desfrutar de dias mais frescos.

Casos como pisos mal escolhidos, pinturas inadequadas e demais detalhes que não se adaptam aos ambientes podem se tornar problemas futuros. Por isso, um bom planejamento é essencial para que o dia a dia ofereça o máximo de conforto, da maneira mais adequada e recomendada.

Presença de plantas

Mulher utilizando o notebook sentada no chão de uma sala

Independentemente do ambiente, adicionar plantas a ele proporciona sensação de conexão com a natureza, garantindo maior tranquilidade e bem-estar. As plantas também auxiliam o design de interiores oferecendo cor e textura, equilibrando a umidade, absorvendo poluentes e removendo gases nocivos do ar.

Além disso, vasos de plantas podem ser inseridos em cantos vazios, aperfeiçoando a qualidade acústica do ambiente, pois as plantas ajudam a filtrar ruídos.

A Construtora e Incorporadora Laguna desenvolve projetos com arquitetura diferenciada, design inovador e concebidos para garantir mais qualidade de vida aos moradores.

No decorado do ROC Batel, a SCA Curitiba foi a responsável pelo mobiliário e pela inserção de painéis ripados que conferem volume e profundidade à decoração, fazendo-a ganhar movimento, sair da estaticidade, além de preencher o ambiente e proporcionar sensação de conforto, aconchego e modernidade aos espaços.

Decorado - ROC Batel
Decorado ROC Batel

Conteúdos relacionados

  1. 5 aplicativos que ajudam a inovar na decoração da casa - Construtora Laguna
  2. Pé-direito duplo
  3. Sala
  4. Tendências que estão moldando o novo morar - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário