Em exibição, Google mostra como o design influencia o bem-estar mental

Em exibição, Google mostra como o design influencia o bem-estar mental - Construtora Laguna

O bem-estar é um fator muito relevante no processo criativo de designers e arquitetos, guiando escolhas para o desenvolvimento de espaços que nos fazem sentir confortáveis e mais felizes. Com o propósito de comprovar a importância da estética na qualidade de vida, o Google se uniu com a Universidade Johns Hopkins na criação da exposição Space for Being.

A mostra aconteceu durante a semana de design de Milão e utilizou os conceitos da neuroestética – área da ciência que estuda o impacto que o visual pode causar em nosso cérebro e fisiologia – para apresentar três ambientes com estéticas distintas. Cada interior tinha sons, aromas, texturas e iluminação particulares, estimulando diferentes sentidos nos visitantes.

Antes de entrar nas salas interativas, as pessoas receberam uma pulseira elaborada pelo Google em parceria com o International Arts + Mind Lab, com sensores que mediam algumas respostas físicas e fisiológicas, como frequência cardíaca e condutividade da pele. O resultado da experiência nos três espaços podia ser conferido em um relatório personalizado que informava onde as pessoas se sentiram mais à vontade, com base em suas reações em tempo real.

Google mostra como o design influencia o bem-estar mental - Construtora Laguna

Os ambientes foram projetados por Suchi Reddy, arquiteto e fundador do estúdio Reddymade. A utilização exclusiva de produtos da marca dinamarquesa Muuto nas decorações garantiu que as salas seguissem a mesma linha estética, evitando a influência de preferências pessoais nas reações, que eram regidas apenas pelos gatilhos sensoriais.

A primeira sala tinha o nome de Essential e utilizava tons quentes e terrosos, móveis macios e pontos de iluminação direta para fazer referência à estética das cavernas e à sensação do útero.

Google mostra como o design influencia o bem-estar - Construtora Laguna

O segundo ambiente, chamado Vital, tinha a intenção de ser mais divertido, com cores vibrantes, piso de concreto e feixes de luz que cruzavam o espaço.

Em exibição, Google mostra como o design influencia o bem-estar - Construtora Laguna

Por fim, a sala Transformativa foi desenhada para se destacar pelo refinamento, com tons neutros, iluminação indireta e materiais como aço, madeira e couro. A natureza se fez presente em arranjos de plantas e paredes com textura que remete à pedra.

Em exibição, Google mostra como o design influencia a qualidade de vida - Construtora Laguna

Os três ambientes buscam refletir os espaços da vida cotidiana, como salas de estar e de jantar, para ajudar as pessoas a perceberem que podem melhorar seu próprio bem-estar com mudanças simples na casa, atendendo às suas necessidades.

A experiência confirma que a estética vai além da beleza, sendo capaz de ativar sistemas sensoriais que afetam nosso cérebro positivamente, tornando a vida mais agradável e saudável. Mesmo que algumas respostas sejam impactadas por gostos particulares, é comprovado que a natureza, por exemplo, é muito benéfica para a qualidade de vida.

Elementos orgânicos, cores e formas que remetem à natureza estão presentes em todos os empreendimentos concebidos pela Laguna. Assim, a construtora oferece aos moradores um contato próximo e constante com a tranquilidade e a sensação de paz proporcionadas pela natureza.

Google mostra como o design influencia o bem-estar mental - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
Hall social do ALMÁA Cabral – plantas, água, cores e elementos que remetem a um oásis

Leia também: Moradias cada vez mais completas e confortáveis promovem mudança de hábitos sociais

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário