Saiba como organizar e planejar a rotina em casa neste período

Saiba como organizar e planejar a rotina em casa neste período - Construtora Laguna

Devido à situação atual de pandemia do coronavírus, muitas famílias estão permanecendo mais em casa. Entretanto, nem sempre é fácil manter a organização em nossa rotina. Demandas do trabalho para quem está em home office, cuidar dos filhos, aulas online, organização e limpeza da casa, precisam ser conciliadas.

Pensando neste cenário, resolvemos separar algumas dicas para organizar a rotina infantil com as outras demandas da casa. Confira a seguir.

Tarefas domésticas

Não são todas as tarefas que necessitam ser feitas diariamente. Lembre-se de organizar dias fixos para cozinhar, e de realizar atividades essenciais como limpar a casa e lavar roupas. Inserir seus filhos neste planejamento também pode ser construtivo, pois ajuda a preencher o dia da criança, além de gerar estímulos, e ensiná-los a se organizar, por exemplo. Entretanto, não passe as tarefas às crianças de maneira rígida. Um tom amistoso pode ser o melhor caminho, tornando a rotina prazerosa para eles.

Ensine seus filhos, por exemplo, que depois de brincar, devem guardar seus brinquedos. Roupas usadas devem ser inseridas no cesto. Além disso, as vantagens de atribuir uma rotina à criança desde cedo, torna ela mais independente, responsável e confiante.

Rotina da criança

Adapte seu filho à uma rotina, mesmo que em casa. Imprevisibilidade pode ser um fator negativo, que acaba gerando frustração, além de aumentar a demanda por atenção da parte da criança. Você pode começar definindo horários para que seu filho acorde, almoce, jante e vá dormir, por exemplo.

Recomenda-se que as crianças estejam na cama no máximo às 21h, pois nesse horário ocorre um pico de liberação da melatonina, hormônio do sono. No momento em que a criança possui o costume de dormir tarde, ela tem um sono pouco restaurador e fragmentado, o que pode torná-la mais cansada e, consequentemente, irritada.

Incentive em sua casa as refeições em família sentados na mesa. Também é um ótimo momento para você se aproximar do seu filho com diálogos, além de perceber seu crescimento.

No caso de brinquedos de bebês e crianças, quando se tem muito deles, você pode fazer um rodízio. Guarde os objetos e ofereça uma novidade por dia a eles, auxiliando no entretenimento dos pequenos.

Lembre-se de utilizar a tecnologia como aliada. As crianças são as que mais sentem neste momento, então amenize a saudade dos amigos do seu filho com assuntos que o interessam e faça chamadas de vídeo para ele se aproximar das outras crianças.

Deixe seu filho ter os momentos dele

Quando a criança brinca  sozinha, é um ótimo momento que a auxilia em seu desenvolvimento, estimulando a imaginação e a criatividade. Também é uma maneira de conquistar independência social, pois ela começa a entender que pode se sentir confortável e feliz mesmo sem companhia de outras pessoas.

Inclua atividades essenciais para a saúde

Atividades que estimulem a saúde física e mental também são essenciais e precisam ser incluídas. Exercícios são importantes e contribuem com o melhor funcionamento do nosso organismo. O lazer também é importante, visto que ajuda a aliviar o estresse, além de descansar o cérebro.

Aos adultos, ioga, pilates e meditação são algumas das alternativas adequadas que estimulam o bem-estar. Existem alguns aplicativos que podem auxiliá-lo neste momento, confira aqui.

Com as crianças, você pode incentivar atividades físicas como pular corda em cima de um tapete macio, dentro de casa, ou em algum ambiente externo. Outra opção, é você inflar um balão colorido, em que os jogadores terão que atingi-lo jogando no ar como se fosse um jogo de tênis, mas sem deixá-lo cair no chão. Conte em voz alta quantas vezes o balão é atingido e tente quebrar o recorde.

O basquete também é recomendado neste período, pois você pode criar uma cesta em casa e jogar com uma bola macia. Uma sugestão é utilizar cestos de roupa, bolsas rígidas, que você pode colocar no chão ou pendurar na maçaneta da porta. Podem ser utilizadas folhas de jornal, brinquedos ou meias enroladas para criar as bolas.

Outra alternativa, é estimular os pequenos a andarem de bicicleta com você, tornando um momento descontraído e em família. Pode ser no condomínio em caso de prédios, pátio da sua casa.

Os erros podem ser construtivos

Se o planejamento não der certo em um dia, não tem problema. Lembre-se: essas situações podem ser oportunidades para aprendizagem. Na medida em que os erros forem acontecendo, reveja os pontos falhos e construa uma organização que encaixe melhor para sua família.

Leia também: Dicas para organizar ambientes menores

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário