Dicas para cuidar do seu jardim no verão

Jardim de verão

Acompanhar o crescimento de um jardim é muito gratificante. Todavia, é necessário tomar cuidados constantes para mantê-lo saudável, principalmente durante o período do verão, que é marcado pelo calor intenso e pelas variações na umidade do ar. Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você possa cultivar um espaço verde com um aspecto bonito durante esta estação. Confira a seguir.

Regue as plantas com mais frequência

Manter a terra úmida é fundamental para a saúde das plantas, pois isso é o que faz as raízes estarem sempre hidratadas. Portanto, certifique-se que a terra seja regada com frequência. A chuva pode auxiliar no processo de rega das plantas que estão em jardins ou espaços abertos, mas é necessário verificar a iluminação do ambiente e a quantidade de água que elas recebem.

Se mesmo com as regas constantes as plantas continuarem se deteriorando, analise se estão dispostas em localizações propícias para as espécies. Algumas plantas não gostam de receber luz diretamente nas folhas, por isso são ideais para cultivo em ambientes internos.

Reduza as podas

O verão é a estação em que as plantas começam a liberar novos brotos no jardim. Diante disso, evite as podas de manutenção nesse período, removendo apenas folhas mortas e galhos secos. As podas podem voltar a ser feitas aproximadamente três meses após a chegada da estação mais quente.

Replante o jardim no verão

Mulher plantando

Se alguma planta precisar ser replantada em um vaso maior, o verão é o momento ideal para realizar a tarefa. É importante escolher um recipiente em que ela tenha espaço para expandir suas raízes. Lembre-se de regá-la generosamente após replante, garantindo que a terra esteja bem úmida na primeira semana, período de adaptação ao novo ambiente.

Previna-se contra pragas

Devido ao excesso de sol e umidade, essa estação é propicia para o surgimento de pragas no jardim. Para combatê-las, alguns ingredientes da sua cozinha podem ser bons aliados, como o alho, a pimenta, o coentro e a camomila. Além disso, também é importante monitorar se as regas estão sendo feitas na frequência adequada e se planta está recebendo a iluminação ideal.

Certifique-se quanto a iluminação ideal

Como o verão é marcado pelo calor e pelo sol intenso, é muito importante ter cuidados com a iluminação do seu jardim, analisando quais espécies gostam de receber luz direta e quais preferem locais mais escuros. Se as folhas começarem a enrugar, amarelar ou murchar, provavelmente será necessário reposicioná-las em um ambiente com sombra.

Adube as plantas com frequência

Homem adubando jardim

As altas temperaturas podem mudar a absorção dos nutrientes do solo. Por isso, é interessante fazer uma adubação durante o verão. Antes do solo receber o adubo, afofe a terra para que ela possa respirar.

Você também pode aproveitar esse processo para retirar da terra os torrões e as ervas daninhas. Com esses cuidados o solo estará preparado para manter as plantas saudáveis durante toda a estação.

Redobre os cuidados com o gramado

Durante o verão é necessário redobrar a atenção com os gramados, que podem ficar totalmente secos devido à iluminação extrema.

Para estimular o aprofundamento das raízes e torná-las mais resistentes, irrigue no início da manhã ou no final da tarde, sempre evitando os momentos mais quentes do dia. Utilize, em comparação a outras estações, um intervalo mais curto e uma maior quantidade de água.

Incluir plantas na decoração é muito benéfico para os ambientes. Colocando em prática as dicas acima, seu jardim será harmonioso durante todo o ano.

Related Posts

  1. Conheça 4 aplicativos que ajudarão a você a cuidar de plantas - Construtora Laguna
  2. Espaços com paisagismo: benefícios para as cidades e pessoas - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário