Sul do Brasil é destaque em construções sustentáveis

construções sustentáveis em Curitiba

Na indústria da construção civil, o Brasil vem se destacando pelos chamados “edifícios verdes”. Em 2020, eles fizeram com que o País alcançasse, entre 180 nações, a quinta posição em um ranking de sustentabilidade divulgado pelo U.S. Green Building Council (USGBC).

Na região Sul, esse movimento de construções sustentáveis é ainda mais notável e representa uma parte significativa dos projetos verdes do Brasil. Saiba mais a seguir!

Foco em construções sustentáveis

Projetos sustentáveis

No mercado da construção verde, o Brasil foi classificado pelo sistema LEED como o principal país da América Latina e, em âmbito mundial, está entre os dez que mais se destacam.

Nesse cenário, o Sul concentra um em cada três edifícios que buscam selos ambientais no Brasil, segundo o USGBC. Como reflexo, a região detém no País o maior número de edifícios certificados pelo LEED Platinum. Esse é o nível mais alto e cobiçado do selo, que impulsiona a adoção de práticas sustentáveis na construção civil.

Bairros sustentáveis

Outro dado relevante trazido pelo USGBC se refere a bairros sustentáveis. No Brasil, os únicos três exemplos estão situados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A certificação LEED é um dos pontos em comum desses bairros, de níveis Gold a Platinum.

Diferenciais das criações da Laguna, certificações como essa atestam em bairros sustentáveis a gestão consciente de água, energia, resíduos e demais recursos, visando uma melhor qualidade de vida dos habitantes.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os bairros sustentáveis podem ser considerados uma evolução das áreas convencionais. Neles são priorizados o consumo consciente, o contato com a natureza e o bem-estar humano e ambiental.

Cidades verdes

Cidades verdes e sustentáveis

O destaque do Sul no âmbito das construções inteligentes também está relacionado ao desenvolvimento socioambiental das cidades nessa região do País. Em Curitiba, por exemplo, é evidente uma cultura de inovação que impacta a operação de empreendedores alinhados com tendências sustentáveis, não só no mercado da construção civil. Não por acaso, Curitiba foi eleita em 2015 a cidade mais sustentável do Brasil e da América Latina pelo The Green City Index.

A “Cidade Verde” destacou-se entre outros 17 municípios latino-americanos com pontuação acima da média da avaliação, por cumprir importantes critérios nos campos de transporte, qualidade do ar, gestão de resíduos, energia, emissão de CO2, saneamento, governança ambiental e construções verdes.

Curitiba também se distinguiu no prêmio latino-americano Latam Smart City Awards 2021, por seu ecossistema de inovação, sustentabilidade e soluções de cidades inteligentes.

Construções sustentáveis em Curitiba

Construções sustentáveis em Curitiba

Construtora com o maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna é uma das empresas em seu segmento que mais impulsionam o desenvolvimento verde. Em seu portfólio, a Laguna conta com diversos imóveis certificados em decorrência de suas iniciativas sustentáveis.

O edifício mais sustentável do mundo

Em 2021, o inovador LLUM Batel foi eleito pelo LEED Home Awards como o edifício mais sustentável do mundo, por sua qualidade construtiva. Ao corresponder a critérios como impacto, design, bem-estar, sustentabilidade e saúde, o LLUM Batel conquistou o primeiro lugar na premiação entre 10 finalistas.

Diversas práticas certificadas pelo LEED Gold contribuíram para a conquista, entre elas: luminárias LED, sensores de presença e 23 módulos fotovoltaicos que geram um consumo de energia 15% menor em comparação ao padrão do LEED; redução de mais de 20% no consumo de água; e uso de materiais reciclados e de mais de 50% de madeira certificada pelo selo Forest Stewardship Council (FSC).

O escritório mais sustentável do Brasil

O edifício mais sustentável do mundo

Outra grande conquista no âmbito das construções sustentáveis para o Sul do Brasil está presente no edifício Iguaçu 2820. Trata-se do escritório da Laguna, que em 2016 conquistou o LEED Platinum, nível mais alto da certificação, tornando-se o escritório mais sustentável do Brasil.

A classificação, que também levou a Laguna a ser a primeira empresa do Sul a conquistar o LEED CI Platinum, foi resultado de inúmeras práticas sustentáveis incorporadas ao Iguaçu 2820, tais como sistemas de iluminação inteligentes que geram 48,5% de economia; reúso da água da chuva para abastecimento dos vasos sanitários; portas com madeiras certificadas pelo selo FSC; e reúso e reciclagem de 84,3% dos resíduos gerados na obra do escritório.

Certificações

Comprometimento ambiental, desenvolvimento consciente e responsabilidade social fazem parte do DNA da Laguna. Esses valores estão presentes em diversas criações da incorporadora, como o AMPIO, que será uma referência em eficiência energética, uso consciente da água, menor geração de resíduos e espaços mais saudáveis e produtivos.

Nesse imóvel-arte, a certificação GBC Condomínio irá atestar práticas sustentáveis ligadas a gerenciamento e separação de resíduos; monitoramento de CO2 na garagem; paisagismo com espécies nativas; reúso da água da chuva; uso eficiente da água por metais e louças de baixa vazão; e geração de energia renovável para consumo nas áreas comuns.

Geração de energia renovável no AMPIO
PRAÇA CONTEMPLAÇÃO – AMPIO

Outra certificação que diferencia as criações da Laguna é o consagrado selo LEED Gold. Na torre BIOOS Health, por exemplo, ele irá atestar os critérios de uso eficiente da água; energia e atmosfera; localização e transporte; espaço sustentável; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; e inovação.

Alguns diferenciais sustentáveis do projeto são: acesso a áreas vegetadas; vagas com carregador para carro elétrico; painéis fotovoltaicos; gerenciamento da água da chuva, sistema de monitoramento de monóxido de carbono nos estacionamentos; e reúso de águas cinza para irrigação.

Atestados pelas maiores certificações sustentáveis do setor, os imóveis-arte da Laguna se destacam por boas práticas que impulsionam o ramo das construções inteligentes e resultam em mais bem-estar humano e ambiental. Em nosso site, confira os diferenciais sustentáveis que renderam à Laguna as certificações mais consagradas do mercado!

Fonte: Bem Paraná e CASACOR

Posts relacionados

  1. quatro locais com propostas diferentes para apreciar vinho em Curitiba
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário