O papel da bioeconomia no desenvolvimento socioambiental

Entenda o que é a bioeconomia

Abrangendo desde hábitos do dia a dia da população até iniciativas incorporadas por empresas como a Construtora Laguna, a sustentabilidade ressalta um importante fator, que deve ser considerado acima de aspectos econômicos: a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, pautas como a economia circular e a bioeconomia ganham força, transformando práticas de consumo e processos de produção. Saiba mais abaixo!

O conceito de bioeconomia

Também conhecida como economia sustentável, a bioeconomia objetiva consolidar uma economia fundamentada no uso de recursos de origem biológica, renováveis e recicláveis para estabelecer uma relação harmônica entre o meio ambiente e o setor econômico.

Para isso, a bioeconomia reúne conhecimentos de áreas como a biologia sintética, a química de renováveis e a biotecnologia, além de estimular o consumo consciente, voltado a serviços e produtos com menor impacto à natureza.

Propondo um novo modelo de produção que abrange serviços, produtos e sistemas mais sustentáveis, a bioeconomia exerce um papel fundamental na inovação de processos em cadeias produtivas, na substituição de fontes esgotáveis por recursos renováveis e não prejudiciais aos ecossistemas e na geração de oportunidades para pequenos negócios.

Práticas e aplicações da economia sustentável

Bioeconomia e desenvolvimento socioambiental

Na prática, a bioeconomia é aplicada em diversos setores e de várias formas.

  • Recursos naturais e sustentáveis: para difundir o uso de produtos e recursos de origem biológica, prioriza-se o uso de plásticos biodegradáveis e de biomateriais como madeira, metal e cerâmica, assim como a produção de energia limpa, fazendo proveito de fontes sustentáveis para atender à demanda energética.
  • Biotecnologia e biologia sintética: atualmente, áreas como a biotecnologia moderna viabilizam a criação de medicamentos, cosméticos, biopesticidas, alimentos funcionais e biopolímeros que correspondem à proposta da economia sustentável. A biologia sintética, por sua vez, contribui para o aumento de bioprodutos, bioinsumos e biofármacos que fortalecem a construção de uma relação harmônica entre a economia e o meio ambiente.
  • Alimentação: ao incluir a produção primária entre os seus pilares, a bioeconomia abrange processos como a agricultura, a pesca e a silvicultura visando promover meios que utilizem recursos biológicos e não industriais de produção de alimentos e que contribuam para a redução da emissão de poluentes.

Reflexos da bioeconomia

Reflexos positivos que a economia sustentável tem para o contexto socioambiental

Entre os reflexos positivos que a economia sustentável tem para o contexto socioambiental, destacam-se:

  • Combate aos efeitos do aquecimento global: ao priorizar fontes de energia limpa e, assim, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), minimizam-se os impactos do consumo desenfreado e das cadeias de produção, o que consequentemente contribui para a contenção das mudanças climáticas e dos demais efeitos do aquecimento global.
  • Valorização da agricultura: ao priorizar métodos de produção de alimentos que não agridem o meio ambiente, a bioeconomia agrega valor à agricultura e aos pequenos produtores, aliando alimentação saudável e produção e consumo conscientes.
  • Preservação da fauna e da flora: ao considerar as espécies de plantas e animais que podem ser afetadas pelas ações humanas, a economia sustentável contribui para a preservação da biodiversidade, do equilíbrio ambiental e da fauna e da flora.
  • Desenvolvimento social: a economia sustentável estimula o desenvolvimento das comunidades em harmonia com a preservação dos ecossistemas ao proteger regiões, habitats naturais e o meio ambiente como um todo.

O papel da Laguna no contexto socioambiental

LLUM Batel – Edifício mais sustentável do mundo
EDIFÍCIO MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO, ELEITO PELO LEED HOMES AWARDS – LLUM BATEL

Construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna cria empreendimentos que integram iniciativas sustentáveis, de combate ao consumo desenfreado e de preservação dos recursos naturais do planeta, conciliando boas práticas com ambientes confortáveis, modernos e inovadores.

Recentemente um dos empreendimentos Laguna, o LLUM Batel, foi eleito o edifício mais sustentável do mundo pela consagrada premiação LEED Homes Awards. O residencial consome 15% a menos de energia e 20% a menos de água, com ambientes 60% mais confortáveis, em comparação ao padrão estabelecido pelo selo LEED.

Em imóveis-arte como o BIOOS, que reúne saúde, bem-estar, medicina e apartamentos 60+, a Construtora Laguna adota o gerenciamento de resíduos e da água da chuva (com reúso de águas cinzas), o amplo uso de luz natural (elevando a eficiência energética do complexo), a escolha criteriosa de materiais para reduzir componentes voláteis e o uso eficiente de água por meio de iniciativas como louças e metais de baixa vazão.

Dessa forma, empresas como a Construtora Laguna demonstram que é possível conciliar a atuação no mercado com iniciativas conscientes, responsáveis e de preservação do meio ambiente e seus recursos.

Fonte: Ecycle e FIA

Related Posts

  1. desenvolvimento socioambiental com ecoeficiência
  2. hot-desking e o modelo de trabalho flexível
  3. Medicina Humanista
  4. Conheça a telha-jardim
  5. Espaços verdes em uma cidade sustentável
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário