Hotel flutuante no Qatar irá unir mobilidade à energia limpa

Hotel flutuante sustentável

A inovação e a sustentabilidade têm, cada vez mais, ultrapassado barreiras e concebido surpreendentes projetos de arquitetura contemporânea.

Um deles é o Eco-Floating Hotel, localizado no Qatar – um hotel flutuante cinco estrelas e sustentável, que começou a ser construído em março de 2020. Saiba mais sobre ele abaixo!

Hotel flutuante

Idealizado pelo Hayri Atak Architectural Design Studio (HAADS), o Eco-Floating Hotel será uma construção móvel e de formato circular, com 152 quartos e cerca de 35 mil m² de superfície.

O hotel flutuará de um lugar ao outro, sem nunca permanecer em uma única localização. Graças à sua capacidade de mobilidade, o projeto irá proporcionar aos hóspedes experiências únicas e vistas que mudam constantemente.

Com previsão de entrega até 2025, a construção poderá ser acessada através de um píer flutuante, conectado ao continente, a barcos ou a helicópteros. Além das belas paisagens dos quartos com varanda, o hotel flutuante irá abranger piscinas interna e externa, spa, sauna, minicampo de golfe, ginásio e incríveis áreas verdes.

Sustentabilidade no hotel ecológico

Na idealização do Eco-Floating Hotel, a sustentabilidade foi, sem dúvidas, um dos principais elementos. O empreendimento irá operar de modo semelhante a um dínamo. Ao girar em torno de si mesmo, irá converter energia em eletricidade, utilizando turbinas eólicas movidas pela corrente de água e pela força das marés.

Outras iniciativas sustentáveis do Eco-Floating Hotel são a reciclagem de águas cinzas e o reaproveitamento da água da chuva. Esta será coletada através de um telhado em forma de vórtice projetado para a função. Por meio dele, a água será reutilizada para fins como irrigação.

Entre suas práticas sustentáveis, para evitar o desperdício de alimentos, o hotel também incluirá o reaproveitamento de resíduos alimentares, realizado a partir de unidades de separação para a reciclagem dessas substâncias.

Dessa forma, o hotel flutuante agregará inovação, conforto e sustentabilidade a fim de proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes. Iniciativas sustentáveis como a do Eco-Floating Hotel têm consolidado uma nova era no ramo da construção civil.

Em imóveis-arte da Construtora Laguna como o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces, uma estrutura de geração de energia solar instalada nos empreendimentos será suficiente para suprir cerca de 30% da eletricidade utilizada por eles. No PINAH, a Laguna adere ao reúso da água da chuva para a irrigação do jardim das áreas comuns e ao uso de metais de baixa vazão para evitar desperdícios.

No ALMÁA Cabral, a água da chuva também é reaproveitada, mas para abastecer os reservatórios dos vasos sanitários das áreas comuns, que possuem cisternas independentes e sistema de reúso da água. Já no LLUM Batel, as residências suspensas consomem 20,7% a menos de água, em comparação ao padrão estabelecido pelo selo LEED, e, no condomínio, esse consumo é 75,5% menor.

Eleito o empreendimento mais sustentável do mundo pelo US Green Building Council (USGBC), o imóvel-arte LLUM Batel tornou-se o primeiro edifício sustentável brasileiro a conquistar o prêmio LEED Home Awards.

Empresa com maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna contribui, a cada imóvel-arte criado, para o desenvolvimento socioambiental da construção civil e das comunidades que seus empreendimentos englobam.

Fonte: Fahrenheit Magazine, CNN Travel e Euronews

Related Posts

  1. Bioembalagem em prol da sustentabilidade
  2. Espaços colaborativos para trabalho
  3. Mulher relaxando em biopiscinas
  4. Casal atravessando a rua no bairro Batel
  5. uso alternativo para as sacolas de supermercado
  6. Mulher usando a geladeira de forma sustentável - LAGUNA
  7. Plástico compostável sendo utilizado na prática
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário