A ascensão de espaços colaborativos e de convívio em offices

Espaços colaborativos para trabalho

O contexto da pandemia impulsionou inúmeras transformações no mercado de trabalho, entre elas a ascensão de espaços colaborativos e de convívio em offices. Ao repensar os ambientes de trabalho, essa tendência fomenta na arquitetura corporativa uma nova realidade movida por uma cultura de maior colaboração e convivência no dia a dia. Saiba mais abaixo!

A tendência do convívio em offices

Desde a ascensão dos coworkings no âmbito corporativo, espaços colaborativos de trabalho vêm tornando-se uma alternativa cada vez mais recorrente na promoção de ambientes com mais conexões interpessoais e eficiência – especialmente após a chegada da pandemia.

Priorizando o convívio em offices, empresas que se atentam ao conceito de colaboração vêm disseminando a criação de diversos ambientes com finalidades específicas que aprimoram a convivência entre seus membros e a relação deles com os espaços.

Uma cultura empresarial fundamentada na ética e na contribuição, uma infraestrutura que favoreça esse modelo de trabalho, processos que possibilitem ações em conjunto de modo flexível, políticas de recursos humanos e tecnologias podem, juntos, impactar positivamente a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

Um estudo que comprova a eficácia dessa tendência foi conduzido pela Herman Miller, referência mundial em mobiliário. Uma das empresas participantes da pesquisa identificou que em seis anos a presença de comunidades colaborativas em seu ambiente corporativo reduziu falhas em cerca de 75%, ao passo que a produtividade anual obteve um aumento de 10%.

Aspectos dos modelos colaborativos de trabalho

Grupo reunido trabalhando de maneira colaborativa

Espaços que possibilitam modelos colaborativos de trabalho geralmente compreendem uma série de aspectos característicos dessa configuração. Alguns deles são:

  • Foco e troca de informações: prezam pela alta produtividade e concentração, pela cocriação em prol de novos resultados e pela troca ágil de respostas, informações e ensinamentos, otimizando processos e aprendizados.
  • Aspectos sociais e comportamentais: a ascensão do convívio em offices preza, acima de tudo, pelas interações sociais como base das relações de trabalho. Em termos comportamentais, esses espaços colaborativos estimulam condutas mais simples, funcionais e amigáveis.
  • Tecnologia: diferentemente de seu uso distanciador em tempos de home office, em ambientes colaborativos de trabalho a tecnologia determina a forma com a qual os ocupantes utilizam espaços e interagem com eles.

Recursos como telas planas têm sido cada vez mais utilizados como meio de colaboração em reuniões e apresentações, por exemplo. A pesquisa realizada pela Herman Miller demonstrou que locais com ferramentas tecnológicas são cinco vezes mais utilizados que aqueles que não as possuem.

A configuração dos escritórios colaborativos

Como será o convívio em offices no futuro

Para proporcionar o convívio, escritórios que propõem modelos colaborativos de trabalho têm compreendido ambientes cada vez mais amplos e flexíveis. Neles, zonas sociais como cafés são priorizadas, favorecendo interações espontâneas e encontros no dia a dia, comuns nesses espaços.

Para além de ambientes convencionais, ambientes ao ar livre, zonas de criatividade, salas de descompressão e demais espaços alternativos ganham evidência para atender às diversas necessidades e momentos dos colaboradores.

Outro recurso comum nesse modelo de escritório são os espaços de visualização vertical. Práticos e eficazes, eles favorecem a colaboração e a interação entre as equipes ao possibilitarem a exibição de mapas mentais, calendários, listas e demais esquemas que requerem visualização coletiva e participação.

Ambiente de trabalho compartilhado no VAZ Batel

Espaço Coworking do VAZ Batel
COWORKING – VAZ BATEL

Sempre antenada às tendências do mercado imobiliário, a Construtora Laguna projetou no VAZ Batel um coworking que traduz em cada detalhe o conforto, a funcionalidade e o dinamismo característicos desse inconfundível projeto contemporâneo.

No pavimento térreo do residencial, os moradores terão acesso a um espaço de trabalho compartilhado que abrange duas focus rooms com capacidade para quatro pessoas cada e uma meeting room capaz de comportar até seis pessoas.

Com uma infraestrutura moderna e inovadora, o coworking, assim como as demais áreas de comum convívio do empreendimento, irá privilegiar cada detalhe da experiência dos ocupantes, por exemplo por meio da automação de ambientes, do conforto térmico e da autonomia da luz natural.

Fonte: ArchDaily, Exame e BeerOrCoffee

Related Posts

  1. Conheça os principais alimentos da primavera
  2. Certificação LEED e GBC Brasil conheça os selos que constroem um futuro sustentável - Construtora Laguna
  3. Fachada Edifício PINAH Laguna
  4. Como decorar a casa
  5. Casal atravessando a rua no bairro Batel
  6. Hotel flutuante sustentável
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário