Pessoas serão o foco nos escritórios pós-pandemia

colegas de trabalho interagindo no escritório - LAGUNA

Após passado um ano do início da pandemia no Brasil, ainda é incerto o futuro dos ambientes corporativos quando a covid-19 estiver sob controle. Entretanto uma das apostas para esse cenário é que, de forma geral, as pessoas serão o foco nos escritórios pós-pandemia.

O home office foi uma das soluções utilizadas pelas empresas para garantir a saúde dos colaboradores, o que resultou também em melhorias na produtividade e na qualidade do trabalho. Segundo dados levantados pela PwC, empresa global de consultoria e auditoria, 78% dos mais de 700 CEOs ouvidos pela pesquisa acreditam que este modelo de trabalho veio para ficar.

Ainda seguindo a mesma linha, outras pesquisas realizadas apontam que após um controle significativo da pandemia no País, os profissionais pretendem manter o trabalho remoto de forma integral ou parcial.

Mas o que devemos esperar?

Mulher concentrada trabalhando no escritório - LAGUNA

Diversos fatores deverão ser ponderados em relação ao retorno presencial aos escritórios. Plantas grandes realmente são necessárias? Limitar a presença dos colaboradores nos ambientes pode ser uma alternativa? Segundo especialistas, os principais aspectos a serem considerados no cenário pós-pandemia serão a cultura de cada organização e as necessidades das empresas e seus funcionários.

De acordo com o arquiteto Sérgio Athié, sócio-fundador do escritório de arquitetura Athié Wohnrath, os espaços físicos da empresa funcionam como um catalizador dos valores e da cultura delas.

“O trabalho remoto, que não é necessariamente o home office, é inexorável, ele veio para ficar. Por um ou dois dias na semana, acredito que a maioria das empresas acabará aderindo [ao modelo] para os funcionários administrativos”, considera o arquiteto.

Os espaços comerciais vem sendo planejados para abrigar estações de trabalho, tendo como foco a produtividade. Porém, com a chegada da pandemia, o cenário mudou. Os escritórios adquirem caráter de área de troca, de colaboração, com foco nas pessoas, onde os colaboradores possam interagir e construir, deixando as atividades individuais para os dias de home office.

Outro fator importante a ser ressaltado é que as áreas abertas e o contato com a natureza também deverão ser nova tendência nas estruturas presenciais dos escritórios. Por meio de aspectos paisagísticos, deve-se passar a visar à garantia de melhorias na saúde e bem-estar dos colaboradores.

Homem relaxando no escritório - LAGUNA

Segundo a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos da Laguna, Denise Schuster Paes Lima, as pessoas se deram conta de que o trabalho é uma parte muito importante da vida delas, e a preocupação com a postura das empresas em relação às pessoas será́ cada vez maior. “Esta pandemia nos ensinou a estar mais abertos para novas possibilidades”, pondera a psicóloga.

A Construtora e Incorporadora Laguna compreende as necessidades dos escritórios e das pessoas no presente e no futuro e está atenta às tendências para garantir bem-estar e uma rotina confortável aos seus colaboradores.

Créditos: Mais do que o trabalho, as pessoas serão o foco nos escritórios após a pandemia

Leia mais: Tendências para o mercado imobiliário neste ano!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário