Hábitos de consumo criados pela pandemia

Mesmo diante de um cenário de incertezas, a sociedade adaptou-se ao contexto atual de forma gradativa, integrando mudanças e novos hábitos à rotina. No próximo ano, o tema bem-estar, que está em ascensão, deve permanecer em alta. Assuntos relacionados a urbanização, conectividade, personalização de experiências, saúde e privacidade são alguns que também garantem seus lugares.

O novo coronavírus foi responsável por remodelar a indústria de bens de consumo no geral, acelerando tendências em poucas semanas. Além disso, os novos hábitos que surgiram transformaram o que valorizamos, como e onde compramos e de que forma vivemos e trabalhamos.

Confira a seguir alguns hábitos de consumo que estão mudando com a pandemia.

Consumo local

Uma pesquisa realizada pela Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, apontou que com a pandemia alterando os hábitos de consumo dos brasileiros, as marcas locais cresceram na preferência dos consumidores e passaram a ser compradas com mais frequência.

No setor de alimentos, o consumo local adquiriu ainda mais força. Aspectos como proximidade, origem de mercado e acesso a itens mais saudáveis estão sendo relevantes para o consumidor. Além disso, o senso de comunidade também se tornou importante na hora da compra, ajudando comércios e produtores locais e marcas que defendem causas importantes.

Pode-se dizer que estamos presenciando uma fase em que as empresas precisam transmitir confiança, empatia e pessoalidade, diferenciando-se no mercado.

Mais transparência

A pandemia também tornou os consumidores mais conscientes. Muitos que antes não pensavam no aspecto social e ambiental no momento da compra agora pensam. Saber onde e de que forma os produtos são feitos e fornecidos tornou-se uma pauta relevante.

Além disso, mais do que nunca as pessoas valorizam a saúde e desejam ter uma relação mais agradável com os preços sem perder a qualidade dos produtos ou serviços.

Os investidores ficaram mais atentos ao comportamento das empresas, para observar se elas realmente cumprem as promessas que comunicam aos consumidores.

Viver e trabalhar da melhor forma

O tema saúde mental está cada vez mais em pauta, devido aos impactos sofridos pelo isolamento social — tanto os de saúde como também a adaptação a nova rotina com o trabalho remoto e o ambiente de casa.

Porém, o home office veio para ficar em muitas áreas. E diversos gestores perceberam que por meio dessa modalidade de trabalho é possível gerenciar equipes de modo eficaz e diminuir despesas, além de causar menos impacto ao ambiente, visto que a locomoção ao trabalho deixa de ser necessária.

Compras sem contato físico

As compras sem contato físico, por exemplo com links de pagamento e carteiras digitais via celular ou computador, ganharam ainda mais relevância neste período.

Segundo levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em inteligência de mercado, após o fim do distanciamento social 48% dos brasileiros estão dispostos a manter recursos como delivery ou e-commerce na rotina, por serem opções mais práticas e seguras.

Tendências para moradia

Algumas tendências relacionadas aos lares foram intensificadas, enquanto outras estão se materializando entre arquitetos, designers de interiores e outros profissionais da área. Entre elas, a própria forma como moramos. Hoje em dia passamos mais tempo em casa. Com isso, cresceu a procura por apartamentos maiores, com espaços mais definidos e adequados para home office.

Espaços relaxantes, voltados para o bem-estar, que proporcionem contato com a natureza, são uma tendência que permanecerá. Dessa forma, a arquitetura e o design de interiores precisam progressivamente explorar formas, materiais e tecnologias que atendam às novas necessidades.

Related Posts

  1. Curitiba
  2. Conforto termoacústico: quais seus benefícios para a saúde e bem-estar? - Construtora Laguna
  3. Mesa de Natal decorada
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário