5 alimentos da primavera e seus benefícios para a saúde

Conheça os principais alimentos da primavera

A primavera é uma temporada repleta de flores e frutos, ideal para consumir alimentos sazonais de maior qualidade, mais saudáveis e acessíveis. Diversos são os benefícios de optar por itens da estação: o sabor mais fresco; a abundância dos produtos sazonais; os preços melhores; e os benefícios ambientais, visto que o cultivo na temporada propícia dispensa o uso excessivo de químicos. Para desfrutar da abundância da estação, confira abaixo 5 alimentos da primavera altamente benéficos à saúde para incluir no seu cardápio!

Alimentos da primavera: abacaxi

Frutas como o abacaxi são ideais para consumir na primavera, em sua mais fresca e saborosa forma, sintonizando com o clima desta estação. Fonte variada de nutrientes, esse alimento é rico em vitaminas A, B e C – que reduzem o risco de processos inflamatórios – e repleto de minerais (como o potássio) e fibras, que elevam a imunidade.

Por conter em sua composição uma enzima digestiva natural chamada bromelina, o abacaxi é um ótimo ingrediente para auxiliar no processo de digestão. Muito versátil, a fruta possibilita diversas formas de consumo, desde receitas clássicas, como o abacaxi assado com canela, até sobremesas e sucos.

Os benefícios da batata-doce

Bastante consumida por praticantes de exercícios físicos, a batata-doce é mais um dos alimentos da primavera que são altamente nutritivos. Ideal para compor refeições principais, este tubérculo é rico em fibras, potássio, ferro e vitaminas A, B, C, K e E.

Além de ser uma boa fonte de ácido fólico, vitamina benéfica para a saúde da pele, para prevenir deficiências cerebrais e para a multiplicação celular dos tecidos, a batata-doce contempla seus consumidores com propriedades anti-inflamatórias.

Podendo ser utilizado em bolos, purês e até panquecas, esse alimento da primavera também possui pectina, um tipo de fibra solúvel que auxilia no controle dos níveis de colesterol. Assim, colabora para a prevenção de problemas cardiovasculares.

Brócolis

Os principais alimentos da primavera

Por integrarem o grupo de alimentos verde-escuros, verduras como os brócolis, abundantes nesta estação do ano, são ricas em fibras e vitaminas B, nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo.

Os brócolis são um alimento com baixa densidade calórica e auxiliam na sensação de saciedade, contendo poucas calorias e um alto teor de ferro, substância fundamental para prevenir a anemia.

Outra substância dos brócolis benéfica à saúde é o sulforafano, tido como um dos antioxidantes mais poderosos e vantajosos para o bom funcionamento do organismo. Além dessa função, a substância estimula a produção de enzimas consideradas desintoxicantes naturais do corpo humano.

Alimentos alaranjados

Dicas de alimentos da primavera para consumo

Alimentos de tons laranja, como a manga, a tangerina, a abóbora e a cenoura, são conhecidos por serem ricos em betacaroteno – composto químico que pigmenta esses vegetais, fornece boas doses de vitamina A e atua como um antioxidante no organismo, combatendo radicais livres e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.

A vitamina A, por sua vez, é essencial para a saúde dos olhos e para a manutenção de uma imunidade alta e uma pele saudável. Além disso, alimentos alaranjados são ricos em vitamina C, que reduz o colesterol, sintetiza hormônios de resposta ao estresse e melhora o aspecto da pele.

Espinafre

Ideal para harmonizar com receitas como massas ou omeletes – dado seu sabor característico –, o espinafre é um dos alimentos da primavera que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

Além de combater a anemia, esse vegetal compreende boas doses de cálcio, fósforo e vitaminas A e B, fundamentais para regular a pressão arterial e que também auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele e ao desenvolvimento de complicações cardiovasculares.

Contendo antioxidantes que melhoram a saúde dos olhos e minerais essenciais que mantêm os ossos saudáveis, o espinafre, por ser rico em nitrato, eleva a resistência muscular, como demonstra uma pesquisa do departamento de nutrição da Universidade de Oklahoma.

Ele é ideal para o consumo antes de exercícios físicos intensos, visto que o nitrato auxilia no desempenho físico. Outro estudo, este divulgado na revista Neurology, aponta que dietas que incluem vegetais como o espinafre tendem a reduzir o declínio das funções cognitivas.

Cultivo do próprio alimento nos imóveis-arte Laguna

Horta BIOOS
HORTA – BIOOS

Alimentos orgânicos são uma melhor opção de consumo para uma alimentação saudável e para uma vida com mais qualidade. Um artigo científico publicado no Environmental Research relacionou uma alimentação baseada em itens orgânicos com uma significativa queda – identificada em amostras de urina de adultos e crianças – na exposição a diversos metabólitos de pesticidas provenientes de alimentos não orgânicos.

Com a ausência de agrotóxicos, alguns alimentos orgânicos, como a cenoura, contêm maior concentração de substâncias bioativas que produzem mais antioxidantes no organismo e, assim, fortalecem o sistema imunológico.

Nas localizações privilegiadas dos imóveis-arte da Construtora Laguna, há diversas opções de feiras para adquirir alimentos orgânicos e elevar a qualidade das refeições, como a Feira Gastronômica Batel e a Feira do Água Verde.

Além disso, sintonizada com diferenciais que elevam a qualidade de vida dos moradores, a Construtora Laguna incentiva uma rotina saudável em seus imóveis, que se traduz também em estímulos a uma alimentação equilibrada.

Na torre Home do inconfundível BIOOS, a proposta de longevidade inclui, além de incentivo a atividades físicas e ao convívio social, a promoção de saúde nutricional – com espaços apropriados para alimentação.

No ROC Batel, os moradores podem usufruir de uma horta disponível em uma passarela suspensa e cultivar alimentos da primavera que irão direto para suas cozinhas gourmet. No PINAH, o incentivo à saúde nutricional também irá contribuir para a qualidade de vida dos moradores, tanto na horta como no pomar integrados ao imóvel-arte.

Em todos os espaços dos projetos Laguna, o bem-estar, a saúde e a qualidade da alimentação são priorizados, garantindo qualidade de vida máxima a todos os seus moradores e ocupantes.

Fonte: Metrópoles, Catraca Livre e GaúchaZH

Related Posts

  1. Motivos para escolher as flores da priavera
  2. Espaços colaborativos para trabalho
  3. Jardim Externo PINAH
  4. áreas comuns entre moradores
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário