Mais qualidade de vida: vantagens de morar em Curitiba

Curitiba

Segundo dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), divulgado pelo IBGE, Curitiba é um dos municípios brasileiros mais recomendados em termos de salários e qualidade e custo de vida. Além de ter um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, é uma excelente opção em aspectos como transporte, cultura, economia e áreas verdes.

Bastante conhecida nacionalmente por suas ruas limpas, seus pontos turísticos e seus parques encantadores, a capital paranaense conta com mais de 70 bairros, agrupados em 9 regiões. Confira a seguir algumas das vantagens de morar em Curitiba.

Cultura

A cidade possui diversas atrações turísticas e culturais diferenciadas. Um dos locais mais procurados é o Museu Oscar Niemeyer, que é referência na América Latina e oferece aos visitantes um belíssimo entorno com áreas verdes, proporcionando momentos de cultura, lazer e relaxamento com a família e os amigos.

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer – MON

Outra opção popular de lazer e cultura em Curitiba é a Pedreira Paulo Leminski, espaço onde são realizados shows, atrações e eventos no geral.

O Museu do Automóvel, localizado próximo ao Parque Barigui, também é uma alternativa bastante procurada. O espaço conta com cerca de 60 veículos bem conservados. Alguns dos destaques são o Ford T de 1919 e o Cadillac de 1952, este último um modelo presidencial.

Já o centro histórico é a região que possui a arquitetura mais antiga da cidade. Entre suas edificações constam a Casa Romário Martins, construída no século 18, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, bem como os exemplares arquitetônicos de inspiração alemã da segunda metade do século 19.

Centro histórico
Centro histórico

Nas manhãs de domingo no Largo da Ordem é possível conferir a famosa Feira de Artesanato, onde são comercializados diversos produtos que homenageiam os traços culturais de Curitiba.

Áreas verdes

Parque Barigui
Parque Barigui

Outro aspecto que diferencia Curitiba das demais capitais do país é o fato de que ela possui o dobro da quantidade de área verde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda. Parques, praças, bosques e jardins compreendem mais de 20% da área urbana da capital.

O Jardim Botânico, cartão postal da cidade e região com muito verde, conta com um museu que possui 400 mil espécies de plantas em catálogo, além de um lago e do Jardim das Sensações, uma trilha para caminhada. No lado externo, há ainda mais a natureza no local – dezenas de araucárias e um corredor de cerejeiras.

Jardim Botânico
Jardim Botânico

Também um destaque, a Universidade Livre do Meio Ambiente é responsável por tornar Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos que divulga conhecimentos sobre meio ambiente e ecologia para a população.

Este espaço em meio a natureza foi projetado com materiais sustentáveis e rústicos, reproduzindo em sua forma e suas cores os elementos da natureza: ar, fogo, terra e água. Além disso, o local também conta com rampas em espiral que proporcionam acesso às salas de aulas, ao mirante de cerca de 25 metros de altura e a surpreendentes trilhas e lagos.

Transporte

Ônibus Curitiba

No quesito transporte público, Curitiba é referência para todo o Brasil. Seu inovador sistema é conhecido nacionalmente pelas estações-tubo localizadas em ruas onde passam exclusivamente os ônibus, conhecidas como ‘canaletas’. Além disso, o modelo torna o embarque dos passageiros mais seguro e rápido, evitando o trânsito.

Esse sistema de transporte é interligado por uma rede que conecta terminais, permitindo integração com outras linhas de transporte da cidade.

Saúde de qualidade

Em termos de saúde, Curitiba é destaque devido ao seu atendimento e à sua infraestrutura. Um dos programas presentes na cidade é o Mãe Curitibana, responsável por acompanhar gestantes do começo da gravidez ao pós-parto, oferecendo às mulheres toda a assistência necessária.

Além disso, seu sistema de equipamentos públicos de saúde conta com hospitais públicos com estrutura diferenciada, como o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, o Hospital Erasto Gaertner e o Hospital Pequeno Príncipe, que recebem pacientes de todo o Brasil.

O setor privado, por sua vez, conta com diversas clínicas e hospitais responsáveis por atender diferentes especialidades e áreas da medicina.

Mais qualidade de vida

Segundo pesquisa da revista Traveler’s Digest, Curitiba é uma das dez cidades do mundo que mais proporcionam qualidade de vida aos seus moradores.

Nesta pesquisa são considerados fatores como custo de vida, oferta de empregos e opções de entretenimento e lazer, todos estes avaliados bastante positivamente na capital paranaense, tal como o IDH, já mencionado anteriormente, que segundo o IBGE é bastante alto, sendo o 1º colocado entre os municípios do Paraná, o 4º entre as capitais brasileiras e o 10º entre todos os municípios do país.

Os imóveis-arte da Construtora e Incorporadora Laguna localizam-se nas regiões mais valorizadas, nobres e verdes de Curitiba para oferecer aos moradores o máximo de conforto, bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.

O ALMÁA, por exemplo, está situado no Cabral, em uma área que reúne comércios, academias, restaurantes, entre outros estabelecimentos e serviços. Este empreendimento foi inspirado em um dos mais belos oásis do mundo, o Umm-al-Maa, que fica na Líbia.

ALMÁA Cabral
ALMÁA Cabral

Já o MAI Terraces oferece aos moradores ambientes abertos e extensas varandas nas unidades, para proporcionar a inconfundível experiência de desfrutar uma vista exuberante, em meio a muito verde, próximo ao Parque Barigui.

MAI Terraces
Vista – MAI Terraces

O PINAH, novo lançamento da Laguna, é inspirado em Curitiba e integra natureza e cidade. O empreendimento fica em um dos endereços mais charmosos e nobres da capital, a Alameda Presidente Taunay.

PINAH
PINAH

Related Posts

  1. CES 2021
  2. Pessoa cuidando de orquídeas para o cultivo - LAGUNA
  3. Jardim Secreto
  4. Espaços com paisagismo: benefícios para as cidades e pessoas - Construtora Laguna
  5. PINAH
  6. Projeto arquitetônico Parque flutuante
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário