Hyperloop: transporte de altíssima velocidade

Hyperloop- transporte de altíssima velocidade - Laguna

O Hyperloop é um sistema de transporte que funciona como uma espécie de cápsula de alumínio circulando dentro de tubos. Ele é capaz de ultrapassar a marca dos 1.200 km/h, praticamente a velocidade do som, que é de cerca de 1.225 km/h.

O conceito foi apresentado pela primeira vez em 2013, e o projeto será construído em 2016, na Califórnia. Inicialmente, a linha terá apenas 8 quilômetros.

Hyperloop Tubo - Laguna

 

Como funciona

O Hyperloop consiste em dois tubos fixados a postes acima do solo, e no interior dos tubos estão as cápsulas que devem transportar passageiros ou carga. A tecnologia utilizada consome pouquíssima energia e os criadores garantem que o Hyperloop pode até ser alimentado por painéis solares.

Tecnologia Hyperloop - Laguna

A propulsão é fornecida por meio de indução linear: magnetos na parte exterior das cápsulas e no interior do tubo se repelem, empurrando-as para frente. Para reduzir a resistência ao rolamento, cada cápsula terá um compressor responsável por tirar o ar da frente da composição e dispensá-lo por meio de furos na parte inferior da cápsula. O Hyperloop não usa levitação magnética para manter as cápsulas acima do chão. Em vez disso, elas flutuam em rolamentos pneumáticos.

Projeto Hyperloop - Laguna

Cem engenheiros que trabalham na Boeing, NASA e Airbus dedicam seu tempo livre para discutir as melhores ideias e transformar o conceito em realidade.

Pista Teste Hyperloop - Laguna

Para se ter uma ideia da revolução na mobilidade, com o Hyperloop, uma viagem de São Francisco a Los Angeles levaria apenas 35 minutos. De avião, esta mesma viagem leva 1 hora. O novo sistema será uma alternativa mais rápida e barata que os transportes rodoviário, ferroviário e até mesmo aéreo.

Leia também: Ponta dos Ganchos: resort catarinense

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário