Hortas no telhado melhoram a qualidade de vida nas cidades

Hortas no telhado melhoram a qualidade de vida nas cidades - Construtora Laguna

Hortas caseiras proporcionam alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos, nos ajudam a manter nossas vidas saudáveis e, além disso, são um hobby que oferece diversos benefícios, como a reconexão com a natureza em meio a centros urbanos.

Entretanto, as casas não possuem mais o mesmo espaço para hortas como antigamente. Quando há quintais nas cidades, não costumam ser tão grandes. E, às vezes, quando não se tem um lugar apropriado, a vontade pode acabar escapando.

Ter uma horta em casa pode ser um processo terapêutico em nossa rotina, resgatando costumes antigos que atualmente foram esquecidos por nossa sociedade.

Pensando nisso, Vicente Barros e sua família, clientes da ECRA, empresa de engenharia em sustentabilidade urbana, decidiram inserir no projeto de sua casa uma laje verde com 24 m² em vez de apenas telhas ou cimentos. Na laje, implantou-se um jardim com grama esmeralda com 5 cm de substrato e uma horta de 6 m² e 10 cm de substrato.

A ECRA, empresa responsável por este projeto, perguntou à família de Vicente quais alimentos eles mais gostavam. Assim, adotaram uma metodologia que adapta diferentes cultivos ao tamanho da horta, distribuindo diferentes espécies em relação ao tempo e espaço disponíveis. Foram plantadas mudas de couve, repolho, alfaces roxa e crespa, almeirão de corte, rúcula, escarola, acelga chinesa e mostarda. Mais do que prover alimentos, a horta oferece para a família uma atividade que contribui para o bem-estar e reduz o estresse.

Além do aspecto estrutural, a empresa também desenvolve tecnologias e métodos de plantio com substratos e cuidados semanais. Segundo o CEO da ECRA, Amir Musleh, eles trabalham com uma combinação entre os ciclos das plantas e uma tecnologia própria que permite ao cliente começar a colher em sua horta em menos de 30 dias. Pode-se criar áreas verdes e em poucos dias contar com plantas e flores da mata atlântica, por exemplo.

A Construtora e Incorporadora Laguna proporciona qualidade de vida aos moradores dos seus imóveis-arte por meio de projetos que valorizam o verde do entorno e são decorados com elementos orgânicos capazes de estender a tranquilidade dos ambientes externos para o interior das residências. No ROC Batel, a natureza é o elemento destaque. Esse imóvel-arte conta com uma horta coletiva para que os moradores possam plantar temperos que irão fresquinhos para suas cozinhas gourmet.

Hortas no telhado melhoram a qualidade de vida nas cidades - Construtora Laguna

Horta – ROC Batel

Related Posts

  1. Confira estes aplicativos que auxiliam no plantio de árvores - Construtora e Incorporadora Laguna
  2. Ideias para decorar varandas fechadas - Construtora Laguna
  3. Inspire-se com varandas com elementos naturais e cores tropicais - Daniela Colnagh - Construtora Laguna
  4. Projeto une moradia, terraço 360 e estufa familiar - Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário