Ideias para decorar varandas fechadas

Apesar de tradicionalmente ser um espaço dentro do apartamento onde se tem mais liberdade e contato com o ambiente externo, cada vez mais as pessoas estão abrindo mão da varanda completamente exposta para transformá-la em um novo cômodo.

O material mais adequado para fechar a sacada é o vidro, já que, por ser transparente, não compromete a vista original. Entre as vantagens da instalação de janelas e persianas estão o controle do vento e da iluminação natural que incide sobre local, a amenização do barulho vindo da rua e a privacidade adquirida.

Ideias para decorar varandas fechadas - Construtora Laguna

Em apartamentos menores, esta é ainda uma excelente alternativa para ampliar ambientes internos, integrando a varanda com a sala de estar ou de jantar, ou ainda criando um escritório, área de lazer ou espaço gourmet completamente novos.

A decoração exerce papel fundamental para que este espaço se torne aconchegante e funcional. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis para decorar sua varanda fechada com muita elegância. Confira!

Objetos multiúso

Ideias para decorar sacadas fechadas - Construtora Laguna

Em caso de varandas pequenas, objetos com mais de uma utilidade otimizam o espaço e podem ser muito práticos no dia a dia. Baús que também servem como bancos, sofás com gavetas, um frigobar que é usado como estante para objetos decorativos.

Ideias para decorar varandas fechadas - Multiuso - Construtora Laguna

No projeto de Simone Bacellar, o móvel recebe diversas funcionalidades, como mesa, armário e até banco. Inspire-se em seu cotidiano e na funcionalidade que você quer oferecer ao local, deixando que sua imaginação encontre novas possibilidades.

Cadeiras e mesa dobráveis

Ideias para decorar varandas fechadas - cadeiras dobráveis - Construtora Laguna

Optar por objetos que possam ser guardados quando não estão sendo utilizados é mais uma alternativa para quem não dispõe de muito espaço na varanda. Mesas e cadeiras dobráveis podem ser montadas de acordo com o número de pessoas presentes no momento, permitindo um melhor aproveitamento do ambiente.

Prateleiras e nichos

Ideias para decorar varandas fechadas - EOS - Construtora Laguna

Seja qual for a função que você der para o local, seja uma área de lazer, escritório ou espaço gourmet, existem objetos que serão utilizados com frequência. Portanto, o ideal é que possam ser guardados na varanda mesmo, evitando que haja a necessidade de ir e vir de outros cômodos para buscá-los. É o caso de copos, petiscos, livros, caixa de som e até eletrodomésticos.

Ideias para decorar varandas fechadas - Escritório - Construtora Laguna

Assim, prateleiras e nichos permitirão o aproveitamento total do espaço e farão com que os itens importantes estejam sempre disponíveis e organizados.

Plantas

Ideias para decorar varandas fechadas - Sala - Construtora Laguna

Para manter um pouco da essência de liberdade e contato com a natureza da varanda, plantas são sempre uma ótima opção. Na imagem, a sacada projetada pelo escritório Coletivo Arquitetos utiliza de forma inteligente as árvores em conjunto com o balanço Swing Rest, da Dedon, para construir um ambiente de descanso e descontração sem perder a elegância.

Jardins verticais, pequenos vasos ou hortas suspensas são opções que se adaptam facilmente ao apartamento e garantem um toque verde que traz bem-estar e conforto.

Churrasqueira/forno de pizza

Ideias para decorar varandas fechadas -Churrasqueira - Construtora Laguna

Na criação de um espaço gourmet, uma churrasqueira (mesmo um modelo portátil) ou forno de pizza são diferenciais que trazem praticidade. Em caso de varandas espaçosas, uma mesa de jantar grande ou uma bancada facilitam o preparo dos alimentos e deixam os convidados mais confortáveis.

Sofá

Ideias para decorar varandas fechadas - ROC - Construtora Laguna

Se o objetivo da varanda for o descanso, um sofá, poltrona, futon ou pufe confortável próximo a uma mesinha de apoio são suficientes para proporcionar conforto. Escolha o modelo ideal de acordo com o número de pessoas que costuma frequentar o espaço.

Um detalhe importante a ser analisado é o material do estofado, assim como a existência de cortinas ou persianas no ambiente, já que a incidência constante e direta da luz do sol no móvel pode prejudicar sua durabilidade.

Sala de estar

Ideias para decorar varandas fechadas - mariliaveiga - Construtora Laguna

Uma varanda fechada e espaçosa permite criar uma sala de estar nova e completa, com todos os elementos característicos. Como o vidro protege o espaço de fatores climáticos, é possível instalar uma televisão e adicionar móveis de materiais que geralmente não são utilizados em locais abertos.

Neste projeto de Marilia Veiga, a sala segue o estilo do restante da casa e traz cores e elementos na natureza que fazem com que o espaço se integre perfeitamente à paisagem.

Integração com o living

Ideias para decorar varandas fechadas - ambiente integrados - Construtora Laguna

Para ampliar um cômodo já existente, mesclá-lo de forma natural com a varanda é uma alternativa interessante. Utilizando o mesmo piso nas duas áreas e garantindo um acabamento de qualidade nos detalhes da integração, você ganha um excelente espaço para ser trabalhado com o restante do apartamento.

Leia também: Cuidar de plantas é um desafio? Conheça 4 aplicativos que ajudarão você

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário