A importância da vida em comunidade para os seniors

Casal senior vivendo a vida em comunidade

Sabe-se que a qualidade de vida humana é influenciada por diversos fatores do ambiente em que se vive. Mas, para além dos espaços físicos, a vida em comunidade também tende a ser um elemento determinante para a longevidade dos seniors. Confira abaixo a importância da convivência social nesse estágio da vida.

A vida em comunidade e o efeito aldeia

O cultivo de laços sociais e a construção de relacionamentos proporcionam uma série de benefícios para a saúde em geral. É o que demonstra o livro “O efeito aldeia: como o contato presencial pode nos deixar mais saudáveis e felizes” (tradução livre).

Escrito pela psicóloga canadense Susan Pinker, a obra é resultado de uma viagem feita pela autora à ilha da Sardenha, na Itália, quando visitou uma comunidade com um expressivo número de centenários. O local é conhecido por ter uma quantidade de idosos com mais de 100 anos que é 10 vezes maior que a média da América do Norte.

Durante a viagem, a autora constatou que a vivência em comunidade favorece uma série de aspectos na vida dos seniors. Ela mostra que as interações sociais beneficiam mais a saúde do que a perda de peso ou do que parar de fumar. Ainda, a pesquisa de Susan Pinker aponta que o convívio social libera diversos neurotransmissores que reduzem o estresse e elevam a confiança e a sensação de bem-estar.

Convívio social e longevidade

Sêniores jogando xadrez no BIOOS

Em relação aos benefícios que a vida em comunidade proporciona à saúde dos seniors, diversos estudos comprovam que esse fator tende a ser um diferencial para a longevidade.

Um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington analisou a população acima de 75 anos desse estado americano. Constatou-se que, entre outros fatores, a presença de uma comunidade amigável e o contexto socioambiental favorecem as chances de que seniors se tornem centenários, com saúde e qualidade de vida.

Outra pesquisa, esta realizada pela Universidade Harvard, reforça a importância dos laços sociais e afetivos para a longevidade. Ela aponta que esse tipo de convívio eleva a expectativa de vida, posterga o declínio cognitivo e físico dos idosos e protege o coração.

Isso porque, segundo o estudo, o contato social inibe o hipotálamo posterior, região do cérebro responsável pela produção de hormônios do estresse que aceleram batimentos cardíacos e elevam a pressão arterial. Ainda, o convívio social estimula a memória, o aumento de endorfina – hormônio ligado à sensação de prazer – e de neurotrofinas, proteínas que estimulam o desenvolvimento e a conservação de neurônios.

Vida em comunidade no BIOOS

Mulheres senior conversando na piscina do BIOOS

Atendendo a tendências globais voltadas ao futuro das cidades e ao envelhecimento da população, a Construtora Laguna deu um passo rumo ao futuro com a criação do BIOOS, um imóvel inspirado no bem mais precioso: a vida.

Nesse inconfundível imóvel-arte, os seniors serão contemplados com diversas conveniências, atividades de lazer, saúde, bem-estar e uma rotina de convivência, fatores que resultarão em uma vida em comunidade, plena e ativa.

Em sintonia com fatores que favorecem a longevidade, o BIOOS irá abranger espaços que promovem exercícios físicos, socialização, contato com a natureza e estímulos mentais para que os seniors vivam com saúde e qualidade de vida a cada instante. Tanto na academia como no espaço multiúso do residencial, os ocupantes poderão realizar inúmeras práticas benéficas à saúde física e mental, como yoga, pilates e pintura, em ambientes projetados para promover interações entre os moradores.

Sala multiúso do empreendimento BIOOS – Laguna

No MALL do BIOOS, lojas e conveniências irão agregar maior comodidade e funcionalidade ao dia a dia dos moradores e frequentadores do complexo, em meio à amplitude e ao projeto paisagístico que permeia todo o imóvel.

Os ocupantes do empreendimento estarão rodeados de natureza, o que irá agregar benefícios como equilíbrio, frescor, calmaria e qualidade de vida a longo prazo. Esta última será atestada por três grandes certificações, sendo uma delas o selo WELL: voltado exclusivamente à promoção da saúde e do bem-estar humano por meio dos critérios ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade;

A Certificação GBC Condomínio, por sua vez, irá atestar o BIOOS Home como uma construção eficiente e confortável, com baixo impacto ambiental e espaços saudáveis e produtivos. Já o selo LEED Gold irá elevar o padrão de qualidade do BIOOS Health com práticas que preservam a saúde humana e o meio ambiente.

Acesse a página do imóvel-arte e confira mais detalhes sobre essa inédita criação da Construtora Laguna!

Fonte: Saúde Abril, Gazeta do Povo e Fronteiras do Pensamento

Related Posts

  1. Casal 60+ analisando imóvel no mercado imobiliário
  2. Jardim suspenso no interior de uma empresa
  3. Exame médico dentro do empreendimento BIOOS
  4. Mulher senior praticando exercícios físicos - LAGUNA
  5. Fachada VAZ Batel
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário