Incentivo à saúde nutricional no PINAH

Sênior e criança plantando mudas de vegetais

Projetado para quem ama curtir a casa e viver o bairro, o inconfundível PINAH tem como um de seus grandes diferenciais o selo WELL – certificado internacional com foco exclusivo na saúde e no bem-estar.

Entre os critérios que certificarão o PINAH como um residencial que contribui para a qualidade de vida dos seus moradores, destaca-se a saúde nutricional. Confira abaixo a importância deste diferencial e o conceito da nutrição WELL.

A importância da saúde nutricional

Os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos estão entre os fatores que mais impactam a saúde humana. O cultivo de uma alimentação saudável tem forte influência na prevenção de doenças, na qualidade do sono, no equilíbrio e na energia corporal, no aumento da imunidade e na qualidade de vida em longo prazo.

Uma alimentação saudável fornece inúmeras fontes de nutrientes necessários para o organismo, como fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, ela melhora a circulação sanguínea e combate o cansaço e os efeitos do estresse, como aponta o portal Saúde Brasil.

A instituição Heart and Stroke Foundation of Canada estima que até 80% dos casos de complicações cardíacas prematuras podem ser evitados por hábitos como ter uma alimentação saudável.

Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que alimentos integrais contribuem para que a sensação de saciedade dure mais tempo. Alimentos frescos e nutritivos, por sua vez – como frutas, legumes e, de forma geral, os in natura – ajudam a manter a força e resistência corporal, contribuindo para a manutenção da saúde.

No geral, para que hábitos alimentares proporcionem esses benefícios, eles devem incluir uma variedade de frutas, vegetais, nozes, sementes e alimentos de origem animal em quantidades balanceadas. Além disso, é muito importante reduzir ou eliminar completamente o consumo de itens altamente processados ou com açúcar em excesso.

Conceito nutrição WELL

O conceito de nutrição do selo WELL baseia-se na compreensão de que fatores pessoais, culturais e ambientais influenciam os hábitos alimentares das pessoas.

Nos fatores ambientais, incluem-se os edifícios nos quais passamos a maior parte do tempo e onde realizamos a maioria das refeições. O conceito de nutrição WELL fomenta a projeção de ambientes que incentivam a alimentação saudável, elevando, assim, a saúde humana e a qualidade de vida.

Seja por meio da disponibilização de vegetais e frutas ou da transparência nutricional, o conceito de nutrição WELL promove, em imóveis como o PINAH, a ideia de que as alternativas de alimentação saudável devem ser as mais fáceis e acessíveis.

Jardim do edifício PINAH da Laguna
JARDIM PINAH

Saúde nutricional no PINAH

Muda de planta sendo plantada

Alinhado à proposta nutricional do WELL, o inconfundível PINAH terá em seu conceito e sua infraestrutura a promoção da saúde nutricional por meio da horta presente no imóvel.

Nela os moradores poderão cultivar e desfrutar alimentos frescos e livres de agrotóxicos, que garantem uma alimentação saudável, balanceada e prevenida de diversos riscos à saúde.

Além dos hábitos alimentares saudáveis, a horta do residencial é um espaço que permite aos moradores cultivarem um hobby terapêutico, que oferece bem-estar, benefícios à rotina e reconexão com a natureza, elemento essencial para a qualidade de vida em meio a centros urbanos.

Além do conceito de nutrição WELL, a certificação internacional irá agregar os seguintes princípios ao PINAH:

  • Ar: assegurar a qualidade do ar interno na construção através de ar limpo, ambientes saudáveis e da ausência de contaminantes.
  • Água: elevar a taxa de hidratação dos moradores, bem como garantir saneamento adequado e a disponibilização, a distribuição e a salubridade da água potável.
  • Luz: proporcionar aos moradores contato pleno com a luz solar por meio do conceito WELL Light a fim de criar ambientes luminosos que favoreçam a saúde mental, biológica e visual.
  • Movimento: integrar estímulos ao movimento e a atividades físicas para consolidar um estilo de vida ativo e saudável.
  • Conforto térmico: agregar conforto térmico máximo em cada espaço por meio de recursos estruturais, arquitetônicos e de design.
  • Som: elevar a experiência dos ocupantes por meio do conforto acústico, gerando altos níveis de satisfação e de qualidade habitacional, sob os critérios WELL Sound.
  • Materiais: seleção criteriosa de materiais que evita a exposição dos ocupantes a produtos que possam ser prejudiciais à saúde.
  • Mente: agregar estímulos à saúde mental, ao bem-estar e à qualidade de vida dos moradores.
  • Comunidade: promover a inclusão, a acessibilidade e a integração de diversas necessidades simultâneas em espaços que ofereçam saúde e diversidade à comunidade.

Assim, optar por um imóvel com o selo WELL, como o PINAH, é decidir pelo privilégio de viver com qualidade de vida em todos os aspectos. Neste imóvel-arte, cada elemento é pensado e projetado para proporcionar saúde e bem-estar a longo prazo.

Horta no dia a dia

O cultivo do próprio alimento em hortas é um hábito que estimula os sentidos, seja por meio de texturas, aromas marcantes, cores vivas ou sabores intensos. Colocar as mãos na terra, plantar, acompanhar o crescimento e colher são atos que favorecem a saúde mental e física, podendo elevar o humor, a autoconfiança e a sensação de bem-estar.

A melhoria da autoestima, o entusiasmo e a contribuição na prevenção de doenças crônicas são outros benefícios proporcionados pelo convívio com hortas, citados por um estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Além disso, quando utilizado para fins terapêuticos, o contato com hortas pode aprimorar a memória e as habilidades cognitivas e de socialização, segundo a Associação Norte-Americana de Hortoterapia (ANH). O hábito, que pode servir como terapia ocupacional e social, também favorece a melhoria das atividades motoras, cardiovasculares e respiratórias.

Dessa forma, a horta do inconfundível PINAH permitirá aos seus moradores cultivar hábitos saudáveis e desfrutar constantemente de diversos benefícios no dia a dia.

Related Posts

  1. Dicas de como perfumar o lar
  2. Conforto acústico no edifício PINAH
  3. Entrada Bioos Health - LAGUNA
  4. Fachada Edifício PINAH Laguna
  5. Mulher praticando exercício e Homem sênior brincando com o cachorro
  6. Casal atravessando a rua no bairro Batel
  7. iluminação circadiana e os benefícios para o corpo
  8. Fachada Llum Batel
  9. Mulher aproveitando luz natural do seu apartamento Laguna
  10. Contato com a natureza para uma vida feliz
  11. PISCINAS COBERTAS E AQUECIDAS – PINAH
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário