Shinrin-yoku: banho de floresta japonês e seus benefícios

Contato com a natureza para uma vida feliz

Na cultura oriental, a conexão com a natureza é uma tradição disseminada em diversos âmbitos. Um reflexo disso foi o surgimento da técnica chamada shinrin-yoku – em português, ‘banho de floresta’. Confira abaixo como funciona esse método japonês de imersão na natureza e quais benefícios ele oferece à saúde mental e física de seus praticantes.

A técnica shinrin-yoku

A técnica surgiu em 1982, em uma iniciativa da agência florestal do governo japonês que visava incentivar as pessoas a se conectarem com o verde e conhecerem os bosques do entorno de suas casas.

O shinrin-yoku é um tipo de terapia florestal que consiste na imersão na natureza por um determinado tempo, seja em áreas florestais ou em parques, interagindo com o ambiente ao redor em uma experiência sensorial de relaxamento e atenção aos detalhes.

Pouco tempo após sua criação, o banho de floresta começou a dar evidências de seus benefícios – por exemplo, melhorando sintomas ligados ao esgotamento e ao estresse – e então se tornou uma técnica de medicina preventiva capaz de equilibrar o corpo e a mente.

Como funciona o banho de floresta

Conheça o shinrin-yoku

Para que haja total compromisso e bons resultados ao se vivenciar essa técnica japonesa, é recomendável que ela seja praticada individualmente, sem o acompanhamento de eletrônicos e nenhum tipo de interferência.

A prática inicia-se com a ida até uma floresta – ou área verde – e, durante o trajeto, deve-se buscar desacelerar a mente. A caminhada pela região vegetada deve ser lenta, para que cada estímulo seja ouvido, observado e sentido, desde o som dos pássaros e de outros animais até o movimento das folhas.

No shinrin-yoku, o silêncio é um fator fundamental para que a troca e a conexão com a natureza ocorram de forma plena, em uma espécie de meditação imersiva. Com passos lentos, todos os sentidos devem estar atentos à natureza do entorno, a fim de expandir a percepção e tranquilizar corpo e mente.

Similar a práticas de meditação mindfulness, o banho de floresta tem como principais fundamentos o silêncio, a observação detalhada, o foco nos movimentos corporais e o exercício da percepção dos sentidos.

Benefícios do shinrin-yoku para a saúde física e mental

Entenda os benefícios do shinrin-yoku

Estudos como o “Efeitos psicológicos de ambientes florestais em adultos saudáveis: Shinrin-yoku como um possível método de redução do estresse”, realizado por pesquisadores da Universidade de Kyoto, comprovam como essa técnica japonesa é capaz de reduzir a ansiedade e o estresse ao minimizar os níveis de cortisol.

Demais benefícios comprovados pelo estudo são a melhoria do desempenho cognitivo e da concentração e o fortalecimento do sistema imunológico. Cerca de 40 minutos caminhando por áreas verdes já são o suficiente para beneficiar o estado emocional e proporcionar bem-estar.

No que diz respeito aos estímulos captados ao longo do banho de floresta, um estudo feito por pesquisadores da Nippon Medical School demonstra que, assim que os cheiros da natureza passam a atuar no organismo, sintomas como irritação e estresse já são reduzidos e a pressão arterial é estabilizada.

Integrante do estudo citado, o médico Yoshifumi Miyazaki analisa a prática shinrin-yoku desde 1990 e, acompanhado de outros pesquisadores, demonstrou por meio de dados os demais benefícios dessa terapia florestal.

Eles registraram queda de 18% na atividade do sistema nervoso simpático (que responde involuntariamente a situações de estresse e perigo), diminuição de 13% dos níveis de cortisol no sangue, redução de 6% na frequência cardíaca e de 2% na pressão sanguínea dos praticantes analisados.

Nos imóveis-arte da Laguna, a conexão com a natureza é um diferencial que predomina no dia a dia dos moradores. O projeto do PINAH, por exemplo, oferece um bosque de 986 m² cercado de araucárias preservadas e espécies nativas frutíferas que poderão atrair desde sabiás até, eventualmente, pássaros de maior porte.

Jardim do edifício PINAH – Laguna
JARDIM PINAH

Já no BIOOS – projeto pioneiro na criação de um complexo que une saúde, medicina e unidades senior living – a abundância de árvores floríferas e frutíferas e as diversas áreas vegetadas (os Well Gardens), com variedade de cores, formas e texturas, irão contemplar os moradores com estímulos da natureza que favorecem o equilíbrio, a saúde e o bem-estar.

Fonte: CASACOR, eCycle e CicloVivo

Related Posts

  1. Hortoterapia os benefícios para a vida
  2. Sênior e criança plantando mudas de vegetais
  3. sêniores e pets no convívio do dia a dia
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário