Os efeitos da natureza na saúde e bem-estar humano

exercícios ao ar livre para uma vida melhor

Os efeitos da natureza têm alto potencial de beneficiar a saúde e o bem-estar humano de diversas formas. Especialmente em centros urbanos, onde o contato com ela tende a ser reduzido, estabelecer uma relação mais próxima com elementos naturais é um hábito essencial para elevar a qualidade de vida das pessoas. Saiba mais abaixo!

Efeitos da natureza: contato com áreas verdes

Uma simples caminhada por uma rua arborizada ou a breve permanência em parques e áreas verdes são suficientes para proporcionar efeitos positivos ao corpo humano, como mostra o estudo “A alma verde da selva de concreto: o século urbano, a penalidade psicológica urbana e o papel da natureza”.

Duas horas semanais de contato com espaços verdes, por exemplo, é um hábito que eleva significativamente o humor e a sensação de bem-estar, assim como reduz sintomas ligados ao estresse e à ansiedade – conforme aponta estudo divulgado na revista científica Nature.

Tais efeitos da natureza contemplam desde adultos até crianças – estas, ao brincarem ao ar livre, também têm a criatividade e a imaginação estimuladas e podem aproveitar a sensação de liberdade. Segundo levantamento feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, morar próximo a áreas verdes é outro fator que favorece a longevidade, na medida em que reduz riscos ligados a problemas respiratórios e renais.

Contato com a terra

Contato com a natureza

Outro hábito ligado à natureza que proporciona benefícios terapêuticos é a jardinagem, atividade que contribui significativamente para a redução do estresse no dia a dia, segundo o estudo “Jardinagem promove a restauração neuroendócrina e afetiva do estresse”.

A pesquisa aponta que o contato com a terra – incluindo desde o tato até o olfato –, seja caminhando com os pés descalços ou plantando vegetais, é um hábito benéfico à saúde física e mental, capaz de recarregar as energias.

Esse tipo de atividade é considerado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) como um antidepressivo natural que proporciona sensação de relaxamento, exercita a paciência e eleva a disposição e o senso de responsabilidade com a vida. Além disso, ao longo das práticas de cultivo, o contato com a terra favorece habilidades físicas e motoras.

Sons e sensações da natureza

Mesmo que indireto, o contato com a natureza é capaz de elevar o bem-estar mental. Um experimento realizado na Universidade de Birmingham, no qual pacientes realizaram um passeio digital pelas ilhas britânicas, comprova isso.

O contato com o som do vento, do mar e de pássaros, mesmo que remoto, foi suficiente para elevar a sensação de bem-estar dos pacientes, assim como a qualidade do sono deles.

Efeitos da natureza no bem-estar

Outro estudo, este divulgado no periódico Scientific Reports, realizou um experimento com 17 adultos e também demonstrou serem positivos os efeitos da natureza sobre os humanos.

Ao monitorar aspectos comportamentais, batimentos cardíacos e a atividade cerebral dos participantes, os especialistas identificaram que a exposição aos sons da natureza resultou na redução do estresse, da ansiedade, do estado de alerta e em sensações de calma e relaxamento.

Contato com a natureza nos imóveis-arte Laguna

Construtora com o maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna enxerga no contato com a natureza e seus elementos um diferencial fundamental na promoção da saúde e do bem-estar humano.

No inconfundível BIOOS, um dos lançamentos da construtora, os WELL Gardens destacam-se como inspiradores espaços que, em meio à cidade, proporcionarão aos ocupantes constante contato com o verde e sua capacidade de nutrir, acalmar e revigorar.

O projeto paisagístico do BIOOS também irá envolver os moradores e frequentadores do empreendimento com uma vegetação primorosa, marcada por árvores floríferas e frutíferas. A grande diversidade de formas, cores e texturas irá conviver em perfeita harmonia com o conforto, a sofisticação e a sensação de aconchego propiciadas por esse complexo pioneiro na união de saúde e moradia.

Outro lançamento da Construtora Laguna que reforça o compromisso da empresa com a saúde e bem-estar dos moradores é o moderno e dinâmico VAZ Batel. Sofisticado e funcional de seus recursos de sustentabilidade ao seu paisagismo, o residencial tem a natureza presente por meio de elementos como água, vegetação e acabamentos naturais, aliando estética contemporânea a objetivos sustentáveis.

No VAZ Batel, o contato com a natureza está presente desde os mínimos detalhes. Nos espaços restauradores que favorecem a saúde mental, como o SPA, esquadrias 180° possibilitam a forte presença de luz natural, e a cortina d′água que escorre pelo pilar principal eleva o senso de forte conexão com a natureza.

Visão interna do SPA VAZ Batel
SPA – VAZ BATEL

No Rooftop, os moradores poderão desfrutar de um espaço de encontros e contemplar a cidade e a natureza a partir de diferentes ambientes. Acesse em nosso site as páginas do BIOOS e do VAZ Batel e confira detalhes desses inconfundíveis lançamentos!

Related Posts

  1. Regador sendo usado de forma consciente e susntetável
  2. Jardim Externo PINAH
  3. Fachada Llum Batel
  4. Fachada VAZ Batel
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário