Como viver melhor depois dos 50 anos

Muitos consideram que a melhor idade vem com a chegada da aposentadoria, quando há menos tarefas e os filhos em geral já são adultos. Há também uma maior preocupação com a saúde e uma busca constante por qualidade de vida.

O premiado jornalista norte-americano Jonathan Rauch, em seu livro “A curva da felicidade: por que a vida fica melhor depois da meia-idade”, afirma que chegar aos 50 anos não é entrar em uma zona de perigo e sim em um momento de transição, que não está necessariamente vinculado a uma crise, pois trata-se de um processo lento e cumulativo.

Nesta etapa da vida, estamos maduros, sabemos o que queremos e podemos passar a viver de forma mais tranquila e sem culpas. Porém, para que isso aconteça, deve-se adotar uma rotina equilibrada, que faça bem para o corpo e a mente.

Confira dicas que auxiliam a manter hábitos saudáveis para preservar a saúde mental e física após os 50 anos.

Viaje bastante

Esta é a idade ideal para sair da zona de conforto, viajar bastante e explorar novos horizontes, adquirindo experiências incríveis para que o envelhecimento seja visto de forma mais positiva.

Viajar pode proporcionar momentos de alegria e desejo de viver mais. Naturalmente, é ótimo viajar com a família ou amigos, mas experimente também fazer isso sozinho, o que oferece vantagens como autoconhecimento.

Encontre um hobby

Para a memória permanecer ativa, recomenda-se manter o foco em atividades prazerosas, e cultivar um hobby para evitar pensamentos não saudáveis. Opções como leitura, estudo, filmes, esportes e artesanatos estimulam o bem-estar no dia a dia.

Atividades físicas

A prática de atividades físicas aumenta a energia vital, auxiliando na produção de mais hormônios que geram a sensação de felicidade, além de manter ativa a produção de substâncias importantes para os ossos e ligamentos do corpo.

Porém, sabemos que nem sempre realizar exercícios físicos é motivador, então experimente fazer isso ao lado de amigos ou familiares. Qualquer prática frequente, como caminhadas ou academia, irá contribuir para a saúde e gerar mais qualidade de vida.

Dieta equilibrada

Após os 50 anos, o corpo exige ainda mais equilíbrio de vitaminas para que todas as funções trabalhem corretamente, reparando os danos celulares que acontecem naturalmente. Para isso, é necessário beber bastante água e consumir mais alimentos antioxidantes, como verduras, legumes, frutas, gorduras adequadas – como azeite de oliva – e cereais integrais, além de reduzir ao máximo o consumo de açúcares.

Mantenha em dia as consultas médicas e, quando for preciso, adote uma dieta personalizada.

Leia também: Melhore sua saúde com a prática do golfe

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Como viver melhor depois dos 50 anos

Deixar um comentário