5 marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Construtora Laguna

O termo “eco-friendly” faz referência a hábitos ambientalmente responsáveis, isto é, que causam o menor impacto possível à natureza. O estilo de vida pautado por esse conceito abrange desde uma alimentação mais saudável e natural até o consumo de produtos sustentáveis e a adoção de uma rotina focada em evitar o desperdício de recursos.

Neste contexto, empresas que têm a sustentabilidade como um de seus pilares estão se destacando no mercado, como é o caso da Lagunaconstrutora com o maior número de selos sustentáveis do Sul do país. Marcas assim trazem novas soluções menos poluentes, e companhias tradicionais que ainda não adotavam um comportamento consciente estão passando a incluir o cuidado com o planeta em suas estratégias.

Produtos cruelty-free, orgânicos, naturais, feitos a partir de materiais reutilizados, que diminuem a geração de resíduos ou utilizam embalagens recicláveis ganham cada vez mais visibilidade.

Para ajudar você a identificar empresas realmente comprometidas, listamos 5 marcas sustentáveis que fazem um trabalho responsável e de qualidade para promover o consumo inteligente. Confira a seguir.

Insecta Shoes

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Insecta - Construtora Laguna

Vencedora do prêmio Ecoera em 2015, a Insecta Shoes é uma marca de sapatos e acessórios veganos e sustentáveis, que busca alternativas de consumo e o prolongamento da vida útil de diversos materiais que seriam descartados após o uso.

Para a confecção de seus produtos, a Insecta utiliza algodão reciclado, roupas usadas, borracha reaproveitada, tecidos de reúso, resíduos de produção e garrafas plásticas. O resultado são peças dotadas de muita cor, estilo e autenticidade.  

De acordo com a própria marca, uma de suas missões é causar impacto visual, social e ambiental, unindo a ética e a estética de forma “eco-sexy”.

Campo Largo

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Campo Largo - Construtora Laguna

Além de produzir sucos integrais e funcionais, chás e kombuchás (bebida criada a partir da fermentação do chá), a Campo Largo tem o propósito de colaborar para a conservação do meio ambiente. A companhia conquistou recentemente o selo de Empresa B, que reconhece organizações ao redor do mundo que visam o desenvolvimento social e ambiental como modelo de negócios.

Algumas das práticas adotadas pela Campo Largo são: uso de matéria-prima procedente da agricultura familiar, gerando renda para mais de 2 mil famílias; fabricação de adubo e alimento para animais por meio de compostagem e coprocessamento das partes das frutas que seriam descartadas; utilização de insumos recicláveis; parceria com a EuReciclo, oferecendo uma porcentagem do valor arrecadado no ano para as cooperativas de reciclagem; e, por fim, a propagação do pensamento verde, já que recebe visitas de estudantes que querem aprender sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Osklen

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Osklen - Construtora Laguna

A Osklen é referência na moda eco-friendly, tanto no mercado nacional quanto no internacional. A grife foi pioneira no Brasil a tratar de sustentabilidade no segmento, abraçando a causa ainda nos anos 90. 

Considerada pela WGSN – empresa líder em previsão de tendências para a indústria criativa – uma das dez marcas mais influentes e inspiradoras do mundo, a Osklen ainda foi apontada pela WWF britânica como “Future Maker”, junto com a Tesla. Segundo a própria companhia, os títulos se dão pela “percepção integrada de natureza, cultura e sociedade, associada a uma estética sofisticada”.

Para a confecção das peças, são utilizados materiais como seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado, eco-juta e couro de pirarucu, depois que o peixe foi servido como alimento.

 PACCO

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Pacco - Construtora Laguna

A PACCO oferece bem-estar e economia por meio de produtos que reduzem a produção de lixo e incentivam a alimentação saudável. Com layouts modernos, elegantes e funcionais, os copos, garrafas térmicas, bolsas, potes e canudos são ideais para o estilo de vida moderno, que aumentou a preferência por refeições preparadas em casa e fez com que as pessoas passassem a transportá-las no dia a dia.

Os itens oferecidos pela marca são 100% sustentáveis e prezam por inovação e alto nível de qualidade, tanto em questões estéticas quanto práticas.

Futon Company

Marcas sustentáveis para um estilo de vida eco-friendly - Futon - Construtora Laguna

Especializada na produção de futons e similares, como sofás modulares, sofás-camas, almofadas e puffs, além de luminárias e acessórios, a Futon Company acredita que o “design sustentável é um equilíbrio entre sustentabilidade das matérias-primas, reciclabilidade dos produtos e uso de matérias de qualidade para garantir um produto durável”.

Sua produção é semi-industrial e local, privilegiando madeira, aço e algodão nacionais e permitindo o controle minucioso de cada etapa do processo. Todos os parceiros são escolhidos conforme rigorosos critérios de qualidade e as sobras da fabricação são recicladas para evitar a geração de resíduos.

Leia também: Além do meio ambiente: 5 benefícios de residências sustentáveis para a vida dos moradores

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário