Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente

Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente - ROC Batel - Construtora Laguna
ROC Batel

Um projeto de iluminação bem executado tem o poder de realçar as características da decoração, compondo o ambiente de acordo com o design adotado, a personalidade dos moradores ou ainda a atmosfera proposta em um espaço comercial.

Mas, além da estética, as luminárias também exercem um papel importante na funcionalidade do cômodo, dosando a intensidade de luz conforme as atividades executadas e direcionando o foco para as áreas principais. Confira os principais tipos de luminária, o estilo de luz que elas emitem e como podem agregar valor ao décor.

Embutidas

Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Este modelo de luminária fica encaixado no forro ou no teto, resultando em um acabamento limpo e minimalista e evitando interferência no restante da decoração. Sua discrição torna esta uma opção interessante para qualquer cômodo e é altamente recomendada em ambientes com pé-direito baixo.

Plafons

Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente - LLUM Batel - Construtora Laguna
LLUM Batel – Espaço Teen

Os plafons também são posicionados no teto, mas, ao contrário das luminárias embutidas, são totalmente expostos. Por esse motivo, clareiam o espaço com facilidade e produzem uma iluminação indireta, ou seja, sem dar foco. São geralmente utilizados em ambientes que exigem abundância de luz, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas

Arandelas

Escolha a luminária ideal - LLUM Batel - Construtora Laguna
LLUM Batel – Salão de Festas

Fixas na parede, as arandelas geram uma luz difusa e discreta, que ilumina suave e indiretamente e cria uma atmosfera aconchegante. Podem direcionar a luminosidade para cima, para baixo ou para os lados, sendo utilizadas para demarcar espaços, iluminar quadros, móveis e peças de decoração ou até mesmo como abajur ao lado da cama.

Spots

Escolha a luminária ideal para valorizar o espaço - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Bicicletário

Muito presentes nos estilos industrial e escandinavo, os spots ficam localizados no teto e comumente são utilizados em trilhos eletrificados, que permitem a locomoção e direcionamento das lâmpadas. Produzem uma iluminação bem direcionada e possuem aspecto funcional, destacando regiões ou objetos.

Luminária de mesa ou de chão

Escolha a luminária ideal para valorizar o ambiente - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

As luminárias de mesa e de chão possuem funções bem semelhantes, variando apenas no design. As duas têm iluminação direcionada, ideal para atividades que exigem foco, como leitura e estudo. Pela diversidade de modelos, tamanhos e estilos, tanto a luminária de mesa quanto a de chão são excelentes objetos decorativos, podendo ser utilizadas em muitos ambientes, como no quarto, para ler um livro, ou no hall de entrada, ao receber visitas.  

Luminárias pendentes

Moradias cada vez mais completas promovem mudança de hábitos sociais - ROC Batel - Construtora Laguna
ROC Batel

Pendurados no teto, os pendentes têm grande apelo visual e, por isso, são utilizados para complementar a decoração, seguindo o mesmo estilo. Como a lâmpada fica mais próxima, sua iluminação direcionada é excelente para destacar mesas, bancadas e poltronas.

Altamente recomendados em espaços com pé-direito alto, os pendentes devem ser combinados com outros tipos de luminárias para criar uma iluminação adequada e uniforme.

Lustres

Escolha a luminária ideal para valorizar o espaço - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Os lustres seguem o mesmo princípio dos pendentes, com a diferença de serem maiores e mais detalhados. Normalmente, contam com múltiplos pontos de luz em sua estrutura. Os clássicos costumam apresentar cúpulas pequenas e pingentes de cristal, já os modernos oferecem diversidade em formatos e materiais, assim como design arrojado.

Leia também: Gople: a luminária que aumenta o tempo de vida das plantas

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário