A decoração escandinava vem ganhando notoriedade pelo seu estilo básico, minimalista e moderno, especialmente agora, 2016 é o ano da serenidade e da busca do equilíbrio, de acordo com a Pantone. O conceito sugere que o ambiente tenha o branco em abundância, com pinceladas de cores para dar contraste e vida.
O destaque da cor branca tem referência climática, já que a Escandinávia é uma região do norte da Europa em que as noites duram muitas horas durante o inverno, por isso, seus habitantes usam cores claras e pálidas, para que os espaços fiquem mais bem iluminados. Atribuído ao desenhista Carlo Larsson, o estilo de decoração traz materiais e peças de artesanato próprios das regiões da Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, combinando as cores neutras das paisagens nórdicas com elementos levemente envelhecidos.
Para compor um ambiente utilizando a decoração escandinava, siga estes três pilares: beleza, unidade e simplicidade. As linhas retas predominam no interior, além de deixar os espaços livres para circulação e descanso dos olhos. Evite bibelôs, prateleiras e caixinhas e invista em peças étnicas, que se destacam melhor com ambientes sóbrios.
Para quebrar a intensidade do branco, faça combinações com preto, cinza, bege e castanho, e aposte em elementos naturais como plantas, madeira ou até mesmo texturas como linho e algodão, que são típicos da região.
Já para aquecer o ambiente, escolha luminárias com luz amarela e que tragam referências ao estilo industrial.
Leia também: Decoração de interiores com tijolo aparente