As plantas estão conquistando cada vez mais destaque na decoração contemporânea, já que, além de agregarem cor, vida e frescor à estética do ambiente, o contato próximo com a natureza também auxilia no bem-estar e promove sensação de tranquilidade, tornando o dia a dia mais agradável.
Para o crescimento saudável de folhagens e flores, nada melhor que a luz natural. Mas já existem alternativas que garantem o crescimento das plantas mesmo em ambientes internos, onde não há muita incidência de iluminação solar. É o caso da Gople, luminária fruto de uma colaboração entre o escritório de design BIG e a marca italiana Artemide.
Por meio de uma combinação entre técnicas artesanais e tecnologia, a luminária promete nutrir o ambiente, aumentando o tempo de vida das plantas e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
O item é produzido manualmente utilizando uma antiga técnica veneziana de sopro de vidro, que gradualmente transforma vidro branco em cristal. A Gople está disponível nas opções cristal branco, prata transparente e com acabamentos em bronze. Com aparência clean, seu formato é similar ao de uma pílula e se adapta muito bem a diversos estilos de decoração.
A tecnologia fica por conta da lâmpada RWB, patenteada em 2011. Ela emite os tons de vermelho, branco e azul que auxiliam no processo de fotossíntese da planta, fazendo com que cresça saudável e floresça com mais facilidade. Esta iluminação também torna os espaços mais agradáveis para os humanos, tanto emocionalmente quanto fisiologicamente.
A ideia surgiu enquanto o escritório de design buscava alternativas para desenvolver uma iluminação que nutrisse os espaços verdes de Dubai. A invenção foi tão bem aceita que, em união com a Artemide, foi adaptada para o uso domiciliar.
Leia também: Google utiliza inteligência artificial para criar um terrário dentro da sua casa