Melhore sua saúde com a prática do golfe

Melhore sua saúde praticando golfe - Construtora Laguna

O golfe é um esporte bastante prestigiado no Brasil. De acordo com a Confederação Brasileira de Golfe, nos últimos 15 anos o número de campos de golfe no país subiu de 80 para 117, enquanto o de praticantes quase dobrou, chegando atualmente a cerca de 20 mil, entre profissionais e amadores.

Por ser praticado ao ar livre, em contato com a natureza e em campos extensos, além de exigir uma postura adequada do jogador, o esporte pode trazer diversos benefícios à saúde e bem-estar. Vale lembrar que o recomendado é contar com a ajuda de um profissional para fortalecer os músculos também fora das partidas, evitando riscos e lesões.

Quem está em busca de campos de golfe de qualidade em Curitiba encontra na região do Cabral uma das opções mais inspiradoras do país: o Graciosa Country Club. São 11 buracos distribuídos em uma área total de 6.325 jardas, que inclui árvores de diversas espécies, jardins floridos, um lago, uma cascata e uma ampla variedade de aves da região.

Benefícios da prática do golfe para a saúde - Construtora Laguna

Toda a sua exuberância poderá ser apreciada diariamente pelos futuros moradores do ALMÁA Cabral, um dos mais recentes lançamentos da Construtora Laguna. O residencial busca criar um oásis urbano, proporcionando uma sensação única de tranquilidade por meio da intensa conexão com a natureza.

Melhore sua saúde com a prática do golfe - Construtora Laguna

Como o golfe é um esporte considerado como de baixo risco traumático, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, de crianças a idosos, mostrando-se uma excelente atividade em família. Confira alguns dos benefícios do golfe para sua saúde e qualidade de vida.

Longevidade

Um estudo divulgado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, da Suécia, analisou cerca de 300.000 golfistas e concluiu que quem pratica o esporte vive em média cinco anos a mais do que as demais pessoas do mesmo sexo, idade e status socioeconômico.

Para os pesquisadores, o fato de uma partida durar de quatro a cinco horas e de os jogadores caminharem por seis a sete quilômetros contribui muito para a saúde. Além disso, por ser uma modalidade de baixo impacto, é comum na melhor idade, agregando benefícios sociais e psicológicos, além de físicos.

Rotina saudável

Incluir o golfe em sua rotina é benéfico para o sistema cardiovascular, ajuda a diminuir o colesterol ruim e o estresse, facilita a perda de peso e acelera o metabolismo. De acordo com a Superinteressante, um golfista pode queimar quase 500 calorias durante uma hora — desde que carregue seus tacos —, energia superior a atividades de maior impacto, como o vôlei.

Sensação de bem-estar

A endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, é liberada durante a execução de qualquer atividade física, mas como o golfe é comumente jogado com amigos e familiares e em contato com a natureza, este sentimento é potencializado.  

Equilíbrio emocional

No golfe, não basta se movimentar para conquistar a vitória, é preciso desenvolver estratégias. Esse estímulo é capaz de aprimorar qualidades como coordenação, autoestima, autonomia, concentração e autoconfiança, reduzindo os riscos de depressão, ansiedade, estresse e até mesmo de Alzheimer.

Isso acontece pois, devido à complexidade das partidas, novas células cerebrais são criadas e mais sangue é bombeado para o cérebro, ajudando a promover a eficiência cerebral, também conhecida como “brain power”.

Produção de vitamina D

Atualmente, muitos profissionais passam grande parte de seu dia dentro de um escritório em frente a um computador. Um esporte que incentiva o contato com o meio ambiente e a exposição moderada ao sol pode contribuir para a regularização dos níveis de vitamina D.

Esta vitamina é responsável por regular a presença de cálcio e ferro no sangue, prevenir a calvície, controlar a pressão arterial e as funções cardíacas, combater doenças autoimunes, regular a secreção de insulina e ainda auxiliar no fortalecimento dos ossos.

Melhor qualidade do sono

Por exigir bastante do corpo e da mente do jogador, a prática regular de golfe contribui para noites bem dormidas. Além de adormecer com facilidade, é possível notar que o sono se torna mais profundo, promovendo a recuperação e reparação muscular.

Leia também: No golfe, jogadas específicas exigem modelos de tacos diferentes

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário