Conexão com a natureza em 5 locais no entorno de Curitiba

Viagem de balão

Conhecida por suas inúmeras áreas verdes, Curitiba é cercada de diversos locais ideais para fugir da rotina e desfrutar da conexão com a natureza. Confira abaixo 5 pontos nos arredores da capital paranaense para aventurar-se e apreciar a calmaria longe do centro urbano.

Conexão com a natureza nos Campos Gerais

A 120 km do centro de Curitiba, o Parque Nacional dos Campos Gerais abrange uma área de conservação com um cenário incrível para os que buscam refúgio fora da cidade. Uma das maiores atrações do local é o chamado Buraco do Padre: extraordinário monumento natural com uma cachoeira de 30 metros de altura que deságua em um anfiteatro rochoso formando um pequeno lago de fundo arenoso.

Conexão com a natureza através das cachoeiras
CACHOEIRA BURACO DO PADRE

Ideal para conectar-se com a natureza entre amigos ou família, o Buraco do Padre proporciona uma experiência única de paz, aventura e preservação ambiental, além de outras atividades como escalada em rochas, lazer infantil, passagens pela Fenda da Freira e aulas de yoga à noite.

Passeio nas alturas

Para aventureiros e amantes de belas paisagens, uma opção diferenciada de conexão com a natureza está situada a 30 km do centro da capital paranaense: um inesquecível passeio de balão em Campo Largo.

O programa é ofertado pela Air Company Balonismo desde 2011, com pacotes para casais ou grupos de até 10 pessoas. A 50 mil metros de altura, o voo proporciona uma incrível vista panorâmica da região, com uma visibilidade que pode alcançar até 100 km de distância da Serra do Mar.

Após cerca de 1 hora sobrevoando a paisagem verde de Campo largo e o horizonte de Curitiba – com direito a fotos e uma vista de tirar o fôlego –, o programa se encerra com uma antiga tradição do balonismo, um brinde de espumante para celebrar o inesquecível passeio.

Campos de Camomila

Mulher em campo de camomila

A cerca de 45 km de Curitiba, um cenário florido e romântico aguarda os amantes da natureza nos Campos de Camomila em Mandirituba. Especialmente entre agosto e setembro, o local recebe visitantes na bela plantação e florada de camomilas, ideais para desfrutar da paz interior em meio ao campo.

Conhecido também por sua produção de mel de alta qualidade, o município de Mandirituba oferece opções de turismo rural que possibilitam conhecer criadouros, plantações e propriedades, assim como adquirir produtos orgânicos de qualidade única e sabor caseiro.

Além das belas paisagens naturais, cachoeiras e campos, o local reserva uma vasta riqueza cultural, com diversas histórias que imergem os visitantes em tradições e costumes portugueses, italianos, alemães, poloneses, tropeiros, entre outras heranças.

Lagoa Azul

Lagoa Azul, localizada em Campo Magro

Aproximadamente a 20 km de Curitiba, em Campo Magro, uma antiga pedreira atrai viajantes que buscam refúgio e calmaria longe do agito urbano.

O local lembra a estética de um oásis, entre montanhas de pedra, com um paredão que emoldura a lagoa de água esverdeada e cristalina ao centro e compõe uma paisagem de tirar o fôlego. A lagoa também pode ser contemplada de cima, por meio trajetos realizados em trilhas a pé ou em carros com tração 4×4.

Do alto da pedreira, os visitantes podem renovar as energias e admirar a beleza do lugar. Na beira da lagoa, é possível realizar passeios, churrascos e pescaria, entre os paredões que agregam todo o charme ao local ao passo que protegem os visitantes do sol, tornando o ambiente refrescante.

Conexão com a natureza em acampamento

Para os que buscam conectar-se com a natureza, um local a 75 km de Curitiba, conhecido como Recanto Saltinho, em Tijucas do Sul, oferece essa experiência. Trata-se de uma extensa área verde onde é possível caminhar em meio à natureza, acampar, mergulhar na cachoeira, fazer churrascos, trilhas e piqueniques, entre outras atividades.

Desde os anos 80, o recanto preserva as águas do Rio da Várzea e a natureza do entorno, proporcionando um ambiente para refugiar-se e passear com a família e os amigos. Próximo ao rio, o camping é um local arborizado e com infraestrutura ideal para o descanso.

No Restaurante Recanto Saltinho, a experiência dos visitantes é complementada por uma vista privilegiada para a cachoeira do local e uma deliciosa comida caseira do campo, preparada no fogão à lenha.

Dado o potencial restaurador que a conexão com a natureza proporciona ao ser humano, a Construtora Laguna tem como um de seus diferenciais a inserção de espaços naturais nos seus imóveis-arte, abrangendo desde o acesso a bosques até áreas arborizadas que acolhem os empreendimentos.

Fonte: Gazeta do Povo, Curitiba Cult, Hashtag Curitiba e Agência de Notícias

Related Posts

  1. Casal 60+ analisando imóvel no mercado imobiliário
  2. Foto dos Edifícios de Curitiba
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário