Brasileiros incluem sustentabilidade entre os principais critérios de escolha para viagens

Brasileiros incluem sustentabilidade entre os principais critérios de escolha para viagens de férias - Construtora Laguna

Preservar o planeta para que as futuras gerações possam continuar usufruindo das belezas naturais é uma preocupação atual dos viajantes brasileiros. O turismo sustentável foi pauta de uma pesquisa realizada pelo Booking.com, constatando que o estilo de vida eco-friendly é uma realidade em nosso país.

Uma das maiores plataformas digitais de viagem, o Booking.com conversou com pessoas que viajaram nos últimos doze meses ou que planejam viajar no próximo ano. No total, foram 18.077 entrevistados em 18 países, tais como Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos, entre outros.

O público brasileiro se mostrou mais atento a questões ambientais do que em muitas regiões do mundo. Aqui, sustentabilidade é um critério importante no momento de escolher o destino ou a acomodação ideal para 75% dos entrevistados, enquanto a média anual é de apenas 55%.

O Sustainable Travel Report mostrou que 72% dos viajantes em nosso país acreditam que devemos adotar novos hábitos para que os recursos naturais sejam conservados. Parte desta transformação está em alternativas para compensar a pegada de carbono, sendo que 66% dos brasileiros adotariam este tipo de atitude durante suas férias.  

A boa notícia é que mais da metade dos viajantes (68%) já está adquirindo uma conduta prática e inclui caminhadas em sua rotina, utiliza a bicicleta como meio transporte ou realiza trilhas como forma de contribuir para a saúde do planeta.

Brasileiros incluem sustentabilidade entre os principais critérios de escolha para viagens - Construtora Laguna

Um número ainda maior corresponde ao interesse por “acomodações verdes“. Ao menos uma vez no ano, 92% do público pretende escolher uma hospedagem que busca reduzir os impactos ao meio ambiente, sete pontos percentuais a mais do que em 2018. Globalmente, esta mesma taxa foi de 73%.

E ainda que acomodações eco-friendly não sejam o foco, 86% dos brasileiros ouvidos declararam que teriam mais chances de optar por estabelecimentos que seguem práticas sustentáveis. A classificação “acomodação verde ou sustentável” atrai a atenção de 81% dos turistas e, atualmente, 75% se sentem mais determinados a fazer escolhas responsáveis de viagens do que há um ano.

Os brasileiros também se mostraram atentos ao bem-estar das comunidades que visitam, fazendo com que a responsabilidade social seja incluída como parte de um comportamento mais consciente. Grande parte dos entrevistados (81%) demonstrou o desejo de que o turismo proporcione um retorno direto para a comunidade local, sendo que 80% busca compreender melhor a realidade por meio de experiências autênticas que representem a cultura da região.

Mesmo com os novos anseios do público, o mercado ainda precisa se desenvolver. De acordo com 86% das pessoas, as empresas de turismo deveriam oferecer mais alternativas de viagens ecológicas. Além disso, dicas sobre como ser mais sustentável durante os trajetos seriam apreciadas por 55% dos turistas.

Para quem se preocupa com a redução de impactos ambientais também no dia a dia, a escolha por uma moradia ou local de trabalho que promova hábitos responsáveis é primordial. Em Curitiba, a Construtora Laguna é destaque, obtendo o maior número de certificações sustentáveis do Sul do Brasil.

Entre os residenciais de alto padrão que zelam pela preservação ambiental estão o ALMÁA Cabral, que terá vagas individuais para a recarga de carros elétricos alimentadas por energia solar, e o ROC Batel, que em 2018 venceu o Prêmio Incorporador do Ano, da Ademi-PR, na categoria “Sustentabilidade”.

Brasileiros incluem sustentabilidade entre os critérios de escolha para viagens de férias - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Acesse www.construtoralaguna.com.br para conhecer todos os imóveis-arte e clique neste link para entrar em contato via WhatsApp.

Leia também: Conheça destinos internacionais que unem bom vinho, arquitetura e natureza

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário