Conheça destinos internacionais que unem bom vinho, arquitetura e natureza

Unir duas paixões, vinhos e arquitetura, em um ambiente envolto por natureza, é o que propõem estes wine resorts ao redor do mundo. Assinados por arquitetos renomados que aplicam soluções sustentáveis para valorizar e preservar o entorno, eles promovem aprendizado, conscientização e experiências únicas em excelentes vinícolas.

Localizados em regiões onde o enoturismo é forte, a hospedagem em wine resorts é motivada principalmente pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, assim como pela vivência de suas tradições e cultura. Selecionamos quatro destinos imperdíveis, confira.

Capofaro – Itália

Capofaro é uma região privilegiada pela exuberância da natureza e o hotel de luxo Relais & Chateaux enriquece ainda mais sua estadia. Em pleno coração do vinhedo da família Tasca d’Almerita, o resort fica à beira-mar, na base de um dos dois vulcões extintos na ilha de Salina, a mais verde das sete Ilhas Eólias.

Seus 27 dormitórios combinam uma arquitetura de estilo eólico com design minimalista e dispõe de um terraço com vista para o mar, onde é possível contemplar a ilha de Panarea e o vulcão de Stromboli. Além da degustação com os vinhos de produção própria, o chef local ainda oferece harmonizações que surpreendem o paladar.

Entre as atrações estão passeios de barco acompanhados por um mergulhador arqueológico — que utiliza drones submarinos para apresentar antigos naufrágios — e caminhadas que possibilitam uma escalada até o vulcão Stromboli durante a noite para assistir a suas ativações.

Babylonstoren – África do Sul

Babylonstoren é uma das mais incríveis vinícolas do mundo, conhecida principalmente por seus brancos e rosés, e propõe a contemplação de momentos de bem-estar como sendo o verdadeiro luxo. Colher uma fruta direto do pé, degustar uma taça de vinho enquanto assiste ao pôr do sol ou dividir uma refeição leve e saudável com familiares e amigos são exemplos de atividades que tornam sua estadia no local tão especial.

A poucas horas da Cidade do Cabo, a propriedade pertence à arquiteta Karen Roos, responsável pela cuidadosa reconstrução das edificações históricas que resgatou a atmosfera do século 18.

Mesmo sendo possível passar um delicioso dia por lá, vale a pena hospedar-se em um dos 14 bangalôs design oriented com decoração vintage. A experiência no local é complementada por um spa rodeado por uma floresta de bambu, além de workshops que explicam o processo do vinho, ensinam a preparar pães e dão preciosas dicas de jardinagem.

Viña Vik – Chile

A qualidade dos vinhos tintos, orgânicos e com notas de tabaco, aliada à arquitetura inovadora desta vinícula-hotel, é o que a torna única. A Viña Vik fica localizada no Vale de Millahue, a cerca de duas horas de Santiago e próximo à Cordilheira dos Andes.

O local surgiu graças ao desejo de Alexander Vik de produzir o melhor vinho da América Latina. Para concretizar esta aspiração, ele contou com a colaboração dos consultores Patrick Valette e Gonzague de Lambert, do chileno Smiljan Radic, responsável pela a arquitetura da vinícola, e do uruguaio Marcelo Daglio, que ousou com a construção de um telhado ondulado em titânio bronzeado. Este tem o objetivo de refletir os vales e montanhas que formam a paisagem da região e desafiar o pensamento dos visitantes sobre design.

Os solos vulcânicos e o clima árido possibilitam um processo sem igual de produção orgânica e sustentável dos vinhos, que fazem com que as uvas amadureçam de maneira mais lenta.

L’AND Vineyards – Portugal

Conheça destinos internacionais que unem bom vinho, arquitetura e natureza - Construtora Laguna

O minimalismo é integrado à natureza com perfeição no L’AND Vineyards. Com assinatura do StudioMK27, a vinícola oferece exclusividade e conforto em 26 suítes às margens do grande lago Alqueva. Entre as opções de quartos, o Sky Suíte permite a abertura total do teto para que o céu estrelado de Alentejo possa ser apreciado.

Na decoração, o estilo escandinavo faz uso de materiais como madeira e pedras naturais para criar um ambiente acolhedor e luxuoso nos detalhes. Além disso, cursos e degustações são realizados em uma adega particular e um restaurante premiado com uma estrela Michelin apresenta a nova cozinha alentejana. Além dos vinhos, a uva também é base para a fabricação dos cosméticos utilizados no spa, valorizados pelas propriedades antioxidantes.

Leia também: Dicas para montar uma adega em casa

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário