Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de novo resort de luxo sustentável nas Maldivas

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de novo resort de luxo nas Maldivas - Construtora Laguna

Inaugurado recentemente, em dezembro de 2018, o Kudadoo Maldives Private Island Resort já foi eleito como o melhor novo hotel de luxo do mundo, de acordo com especialistas da Luxury Travel Intelligence. Além da exuberância natural da ilha e da sofisticação do resort, um aspecto que se destaca é a arquitetura, que evidencia os painéis fotovoltaicos no intuito de integrar o sistema solar ao conceito geral de design.

Segundo o escritório de arquitetura Yuji Yamazaki, responsável pelo projeto, placas solares são tradicionalmente posicionadas em áreas discretas, com a única função de produzir energia. No Kudadoo, entretanto, elas ganham proeminência e se tornam um ícone do lugar, comunicando aos visitantes (que acessam o local exclusivamente por avião ou barco e têm uma visão geral da ilha) a relação de respeito entre o resort e a natureza.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de novo resort sustentável nas Maldivas - Construtora Laguna

O teto solar ocupa uma área de 1.643 m² e é formado por 984 painéis capazes de produzir 575 MWh (megawatt-horas) por ano, o suficiente para suprir as necessidades de 50 pessoas e 100 funcionários ocupando a ilha particular a qualquer momento. Com isso, os 15 bangalôs sobre a água e toda a área de lazer do hotel são puramente abastecidos pelo sol.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de novo resort nas Maldivas - Construtora Laguna

Como complemento à energia solar, o design de todos os espaços, assim como os serviços oferecidos, é pautado pela sustentabilidade. Formas geométricas compõem os ambientes como forma de maximizar a geração de eletricidade enquanto minimizam o consumo, já que possibilitam a entrada da luz natural através de aberturas, iluminando os interiores.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de novo resort de luxo sustentável nas Maldivas - Construtora Laguna

Nos quartos, grandes portas de correr, materiais orgânicos, amplos espaços abertos e muita ventilação natural permitem que os hóspedes estejam em contato com os elementos das Maldivas em um ambiente elegante e contemporâneo, com economia de energia.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de resort de luxo sustentável nas Maldivas - Construtora Laguna

As deslumbrantes praias das ilhas Maldivas são fortemente impactadas pelas mudanças do nível do mar causadas pelo degelo nos polos. Portanto, a preocupação com a neutralidade dos poluentes é crucial para possibilitar que sua beleza continue fascinando as pessoas no futuro. É importante que empreendimentos como o Kudadoo Maldives Private Island Resort sirvam como inspiração para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais consciente e responsável ambientalmente.

No Brasil, a sustentabilidade também está guiando as inovações nas áreas de construção civil e arquitetura, e a geração de energia por placas solares já é uma realidade. A Laguna, construtora com o maior número de projetos sustentáveis do Sul do Brasil, lançou em 2018 dois residenciais que terão cerca de 30% da eletricidade do condomínio gerada por energia solar: o ALMÁA, localizado no Cabral, e o MAI Terraces, no Barigui.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de resort nas Maldivas - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Os empreendimentos contarão ainda com pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas, que no ALMÁA receberão energia dos painéis fotovoltaicos, incentivando hábitos sustentáveis na rotina dos moradores e gerando economia financeira e de recursos.

Placas fotovoltaicas são evidenciadas em arquitetura de resort nas Maldivas - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces – Bicicletário com vaga e ponto de recarga para bicicletas elétricas

Leia também: Segurança no LLUM Batel

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário