Dicas para montar uma adega em casa

Como montar uma adega em casa - Construtora Laguna

Em um encontro com amigos, um jantar romântico ou apenas um fim de tarde de descanso, o vinho é uma excelente opção para tornar a ocasião ainda mais agradável. Por isso, as adegas equipadas deixaram de ser exclusividade de refinados restaurantes e passaram a fazer parte de muitas residências.

Empreendimentos como o MAI Terraces, da Construtora Laguna, já são projetados para que os moradores tenham infraestrutura completa (pontos elétricos, tubulação frigorígena e drenos) para a instalação de adegas de qualidade.

Dicas para montar uma adega em casa - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Para agregar valor à decoração e manter as características originais da bebida, alguns detalhes são fundamentais na montagem deste espaço. Confira algumas dicas e construa um ambiente adequado para o armazenamento de seus vinhos.

Localização

Dicas para montar uma adega em casa - LLUM Batel - Construtora Laguna
LLUM Batel | Cobertura

A localização ideal da adega depende do volume de garrafas que se pretende armazenar. Caso o objetivo seja contar com uma ampla variedade de rótulos, o ideal é utilizar um cômodo especial para esta finalidade ou ainda reservar um espaço com as condições ideais de iluminação e temperatura, possibilitando uma organização mais complexa por categoria, marca, harmonização ou procedência.

Dicas para montar uma adega em casa - MAI Terraces Torre Sunset - Construtora Laguna
MAI Terraces | Torre Sunrise

Adegas menores costumam estar integradas a salas de jantar, livings ou até mesmo posicionadas de forma a otimizar espaços, como embaixo de escadas, em cantos estratégicos ou corredores. Seja qual for a escolha, é imprescindível que o ambiente esteja longe da umidade e do calor intenso. Portanto, cozinhas, áreas gourmet e regiões perto de churrasqueiras e lareiras são menos indicadas.

O material mais tradicional para a mobília é a madeira, mas existem modernas opções em inox que permitem melhor circulação do ar e também são boas alternativas. É importante lembrar que as garrafas devem ser armazenadas em posição horizontal, garantindo que o líquido encoste na rolha.

Saiba como montar uma adega em casa - Construtora Laguna

Refrigeração

Dicas para montar uma adega - Construtora Laguna

A oscilação de temperatura pode alterar as características do vinho. Portanto, em locais com frequente circulação de pessoas e temperatura inconstante, a melhor alternativa é a adega climatizada.

Ao contrário da geladeira, que pode acelerar o processo de envelhecimento da bebida, esta adega oferece a possibilidade de controlar a temperatura em níveis diferentes, assegurando a conservação ideal e simultânea de variados tipos de vinho. Em média, a temperatura recomendada fica entre 15 ºC e 18 ºC para tintos, entre 10 ºC e 12 ºC para brancos e em cerca de 8 ºC para espumantes.

Para não enfrentar dificuldades quanto à espessura das garrafas, opte por modelos com prateleiras reguláveis. Portas de vidro valorizam a decoração e possibilitam a visualização dos rótulos, porém, a iluminação prolongada induz reações químicas na bebida, sendo preferível a escolha de um vidro escuro e com proteção contra raios ultravioleta.

Acessórios

Dicas para montar uma adega em casa - Construtora Laguna

Após a escolha correta da localização e estrutura da adega, é importante dispor de acessórios apropriados para a degustação da bebida. Taças para cada tipo de vinho, saca-rolhas, tampa para espumante, salva-vinho, decanter, aerador e corta-gotas são exemplos de itens que auxiliam na degustação.

 

Leia também: O melhor da gastronomia no bairro Cabral

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário