Vintage, retrô ou antigo? Saiba a diferença!

Você com certeza já ouviu os termos “vintage”, “retrô” e “antigo”, principalmente no contexto de moda, design ou decoração. Porém, com frequência eles são confundidos ou tratados como sinônimos, embora haja claras diferenças entre eles.

Entenda o sentido adequado de cada um dos termos e evite confusões.

AntigoVintage, retrô ou antigo. Saiba a diferença! - Construtora Laguna

Para se tornar uma antiguidade, é preciso que o objeto tenha pelo menos cem anos e seja original. Apenas assim um móvel, peça de decoração ou utensílio pode ser considerado antigo.

Pela exclusividade e raridade, esses artigos são muito valiosos e comumente apresentam um grande valor sentimental, já que são passados de geração para geração, em muitos casos.

Vintage

Vintage, retrô ou antigo, saiba a diferença! - Construtora Laguna

Apesar de o termo ser adotado por muitas marcas em seus produtos atuais, para ser vintage é preciso que o objeto tenha entre vinte e cem anos, quando então passa a ser considerado uma antiguidade. Também é fundamental que o item seja totalmente original, ou seja, não tenha sofrido qualquer tipo de alteração ou reforma, e ainda sim esteja em ótimo estado.

O objeto vintage representa o estilo de uma época, geralmente as décadas de 1920 a 1960. Assim como o antigo, ele tem excelente qualidade e pode trazer consigo valor sentimental.

Retrô

Vintage, retrô ou antigo. Saiba a diferença - Construtora Laguna

O retrô é uma releitura do antigo ou vintage nos dias atuais. Ele traz características marcantes e tendências características de épocas passadas como inspiração para mercadorias contemporâneas.

As décadas de 1950 e 1960 são as mais referenciadas neste estilo, que serve como ponto de partida para outro muito em alta nos últimos anos: o escandinavo. Alguns exemplos de produtos retrô são eletrodomésticos coloridos, telefones de discagem e móveis com pés palito, que podem ser encontrados com facilidade em diversas lojas de decoração.

Sejam peças autênticas ou com referências de outras épocas, mesclar artigos vintage, retrô ou antigos a uma proposta moderna é uma excelente maneira de personalizar o ambiente, trazendo autenticidade e sofisticação.

Vintage, retrô ou antigo, saiba a diferença - Construtora Laguna

Leia também: Aplique a filosofia Lagom em sua decoração

 

A Construtora e Incorporadora Laguna possui mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário e desde 1996 vem desenvolvendo empreendimentos únicos, de alto valor agregado.

Visite nosso site para saber mais construtoralaguna.com.br

Deixar um comentário