Colunas de viaduto viram jardins verticais no México

Colunas viram jardins verticais no México - Construtora Laguna

Melhorar a qualidade do ar e tornar ambientes urbanos mais acolhedores é um desafio e tanto nos grandes centros. Uma das medidas adotadas na Cidade do México para contribuir com essas questões foi o Projeto Via Verde, responsável pela instalação de grandes jardins verticais nas colunas de uma das principais rodovias da capital.

A iniciativa partiu do grupo Verde Vertical, organização sem fins lucrativos especialista em transformar paredes e fachadas em jardins, promovendo o design verde como maneira de melhorar a qualidade de vida nas cidades.

São 60 mil metros quadrados de concreto que receberam mais de 2 milhões de plantas em um viaduto que corta 27 quilômetros da cidade. O projeto é totalmente financiado por investimento privado, incluindo o valor da manutenção mensal. Em troca, o governo da Cidade do México concedeu uma licença para que 10% da área total pudesse ser utilizada para fins publicitários.

A execução da área verde não comprometeu em nada a estrutura das vias. Seguindo a proposta sustentável, todas as estruturas utilizadas foram produzidas a partir de materiais reciclados e as colunas receberam um sistema de irrigação autossuficiente, que reaproveita a água das chuvas e é controlado remotamente por GPS.

Para a seleção da vegetação, foram priorizadas espécies que apresentam maior resistência, exigem pouca água e são capazes de se adequar às condições do entorno. Como benefício, a cidade ganha mais cor, o ar se torna mais puro e, consequentemente, os moradores desfrutam de mais bem-estar.

Colunas de viaduto viram jardins verticais no México - Construtora Laguna

Segundo a estimativa do grupo Verde Vertical, os jardins verticais ajudarão a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases poluentes nocivos à saúde, além de apreender e processar cerca de 10 toneladas de metais pesados presentes no ar, como cádmio, chumbo e cobre. A longo prazo, as plantas contribuirão ainda para reduzir as ilhas de calor e até mesmo a poluição sonora.

A conexão diária com a natureza pode ainda minimizar o estresse e a ansiedade nas pessoas, transmitindo sensação de tranquilidade e contribuindo para a adoção de hábitos mais saudáveis.

Leia também: As mais belas estufas do mundo

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário