Batel: opções de cultura e lazer do bairro mais cosmopolita de Curitiba

O bairro do Batel é um polo cultural de Curitiba. O charme das ruas bem arborizadas, a topografia plana, as dezenas de cafés, restaurantes e bares e a encantadora paisagem fazem da região o destino perfeito para agradáveis e enriquecedores momentos de lazer. Sua arquitetura é formada pelo contraste entre antigos casarões da elite curitibana do começo do século 20 e o mais alto padrão das modernas construções residenciais e comerciais.

Batel: opções de cultura e lazer do bairro mais cosmopolita de Curitiba - Construtora Laguna

Como consequência do crescente interesse das pessoas pelo bairro, do seu valor artístico e arquitetônico e do caráter de nobreza atribuído a ele, o Batel passou a atrair também estabelecimentos focados em oferecer cultura, entretenimento e bem-estar.

Quem procura por uma moradia que atenda a um estilo de vida cosmopolita, moderno e dinâmico, encontra nos apartamentos do Batel uma excelente oportunidade. A Construtora Laguna, referência em empreendimentos de luxo na capital, entregou recentemente o LLUM Batel, residencial mais eficiente do país, e em março de 2020 conclui o processo construtivo do ROC Batel, inspirado em Nova York e premiado pela Ademi-PR no quesito sustentabilidade.

Os interessados em conhecer pessoalmente as residências podem entrar em contato pelo WhatsApp (41) 99188 2939 e agendar uma visita ao apartamento decorado do ROC Batel ou ao LLUM Batel, pronto para morar.

Batel: opções de cultura e lazer do bairro mais cosmopolita de Curitiba - Construtora Laguna
Decorado do ROC Batel

A seguir, conheça algumas das principais atrações culturais e de lazer que tornam privilegiado o dia a dia dos moradores do Batel.

Shopping Pátio Batel

Batel: opções de cultura e lazer do bairro mais cosmopolita de Curitiba - Construtora Laguna

Além de ser o mais luxuoso shopping de Curitiba e concentrar as mais bem-conceituadas grifes internacionais, como Dolce & Gabbana, Prada, Burberry e Valentino, o Pátio Batel frequentemente organiza eventos para públicos de todas as idades, exposições de arte, desfiles de moda e demais atrações com foco em entretenimento de qualidade e cultura.

Não só isso, foi o primeiro centro comercial a contar com uma unidade da rede Cinépolis. São 8 salas de cinema, sendo 6 VIPs: com poltrona 100% reclinável, serviço de garçom e um espaço confortável. Quem quiser viver a experiência de assistir a um filme na sala VIP pode participar da ação #CuritibaInconfundível, em que a Laguna premia belas imagens da capital postadas no Instagram com a hashtag (confira o regulamento aqui).

A sala 4DX do cinema é outro destaque, estimulando diversos sentidos. De acordo com os efeitos do filme, as poltronas se mexem, turbinas simulam vento e até mesmo cheiros são reproduzidos.

Livraria Arte & Letra

A Arte & Letra começou em 2006 como uma editora e hoje é uma apaixonante mistura de livraria, café e restaurante que oferece um serviço totalmente artesanal e reúne pessoas interessadas em momentos de descanso, leitura ou conversa entre amigos.

No novo espaço aberto recentemente, há mesas de café no salão de livros e estantes no salão de café, permitindo que os clientes tenham uma experiência única e integrada.

Shopping Novo Batel

Um dos primeiros shoppings de Curitiba, o Novo Batel atrai a atenção por sua clássica fachada de vidro e oferece variedade em lojas e serviços. Além disso, o local é referência em artes cênicas na região, já que abriga três teatros: Fernanda Montenegro, João Luiz Fiani e Paulo Autran.

O espaço conta também com dois auditórios para a realização de palestras, um amplo centro de convenções e um cinema (Cineplex Batel) com uma exclusiva programação de estreias.

Praça do Japão

A Praça do Japão é um dos pontos mais charmosos da cidade, sendo um excelente espaço para descanso, prática de atividades como meditação e ioga, piqueniques e passeios com os pets. Construída em homenagem aos imigrantes japoneses, a praça abriga um Memorial da Imigração, um portal japonês, uma estátua de Buda, um lago de carpas e uma biblioteca de literatura nipo-brasileira, além de uma área arborizada com cerejeiras — espécie tradicional do país —, monjoleiros e ipês.

Todas as quintas-feiras, das 7h às 12h, também é possível comprar frutas, verduras e hortaliças orgânicas, além de alimentos preparados com ingredientes livres de agrotóxicos, na tradicional Feira Orgânica.

Galerias de arte

O Batel é o destino ideal para os amantes de arte. Pinturas, fotografias, desenhos, esculturas e vídeos de artistas locais, nacionais e internacionais de variados estilos podem ser apreciados nos diversos espaços culturais da região. Entre eles podemos citar a SIM Galeria, Tetra Gallery, Zilda Fraletti, Boiler Galeria e ARQ / ART.

Casa Gomm (futuro Memorial Inglês)

A Casa Gomm foi construída em 1913 com arquitetura tipicamente inglesa — ripas horizontais de madeira e fachada de três planos com janelas bow —, sendo sede do primeiro Consulado da Inglaterra no Paraná. Hoje, o espaço é um patrimônio cultural e sede da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná.

Até o fim do ano, é previsto que o Parque Gomm (onde fica a casa) abrigue o novo Memorial Inglês da capital, de acordo com a Gazeta do Povo. O futuro Parque Inglês, ainda sem nome oficial por parte da administração municipal, contará com intervenções paisagísticas britânicas, plantas similares às dos parques de Londres e elementos arquitetônicos que remetem à cultura do país.

Praça da Espanha

A Praça da Espanha é um tradicional ponto de encontro para os curitibanos. Fundada há cerca de 64 anos como uma homenagem ao país, que teve muita influência na cultura da região, a praça conta com uma linda fonte, parquinho, amplo gramado, um Farol do Saber (biblioteca comunitária existente em diversos bairros curitibanos como um ponto de referência cultural e de lazer para a comunidade) e o Centro Cultural Miguel de Cervantes, que além de uma biblioteca especializada em literatura espanhola, oferece uma programação envolvendo dança, música, pintura, circo, cinema e teatro.

O espaço recebe ainda eventos, shows e exposições aos fins de semana, como a Feira de Antiguidades — que acontece todo sábado, das 10h às 17h —, feiras gastronômicas, reuniões de carros antigos e motocicletas, aulas de ioga, entre outros.

Leia também: Por que morar no Batel?

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário