Iluminação circadiana: entenda o conceito e como funciona

iluminação circadiana e os benefícios para o corpo

Diversos aspectos de um ambiente podem influenciar o bem-estar e os comportamentos dos seus ocupantes no dia a dia. Um desses elementos é a iluminação circadiana, que determina o ciclo biológico de praticamente todos os seres vivos. Saiba mais sobre ela abaixo.

A iluminação circadiana no relógio biológico

O relógio natural humano está conectado a fotorreceptores, como a retina, que regulam o nosso relógio biológico de acordo com a recepção de luz ao longo do dia. O “ritmo” desse “relógio” chama-se ciclo circadiano, e ele influencia em diversos aspectos como o humor, o sono, a disposição, o metabolismo e a temperatura corporal.

O relógio biológico responde às variações do ciclo de iluminação diária natural, ao dia e à noite, ao claro e ao escuro. Assim, ele determina a hora de acordar, comer, dormir e demais funções da rotina, obedecendo à iluminação circadiana. Deste modo, ela pode ser aproveitada em projetos arquitetônicos que prezam pelo bem-estar, para proporcionar diversos benefícios aos seus ocupantes.

A iluminação circadiana na arquitetura

Em espaços residenciais, a iluminação circadiana cria ambientes mais saudáveis por meio do uso correto da luz, para que os impactos dela sobre as funções do dia a dia sejam positivos.

Durante o dia, a iluminação circadiana auxilia o corpo a manter-se alerta. À noite, faz com que ele relaxe. A luz solar estimula a produção da dopamina, hormônio que ativa sensações de prazer e alerta. Em um ciclo circadiano saudável, conforme o dia escurece, o corpo produz a melatonina, hormônio que regula e aumenta a qualidade do sono.

Ambientes residenciais que possuem uma iluminação adequada do ponto de vista do ritmo circadiano também contribuem para o controle da temperatura corporal, para a sensação de bem-estar e para a produção de hormônios que reduzem o estresse.

Aplicação da iluminação circadiana no dia a dia

Iluminação circadiana em ambiente interno

No dia a dia em casa, a iluminação dos ambientes pode ser utilizada de modo estratégico a fim de propiciar diversos benefícios aos ocupantes:

  • Presença de janelas: o contato pleno com a iluminação natural durante o dia e com luzes amenas à noite é essencial para que os moradores consigam descansar adequadamente. Para isso, a abundância de janelas ajuda a manter os níveis de cortisol e melatonina regulados e a garantir a qualidade do sono.
  • Quantidade ideal de luz: para estimular o humor e a disposição, a quantidade ideal de iluminação é fundamental. A insuficiência lumínica pode afetar a saúde mental e causar fadiga visual e dores de cabeça. Portanto é imprescindível investir em uma boa incidência de luz natural para garantir a melhor experiência possível aos moradores.

Os imóveis-arte da Construtora Laguna proporcionam um contato pleno com a luz solar, que acompanha cada momento do dia a dia dos ocupantes.

A Laguna oferece empreendimentos residenciais com áreas de lazer, espaços verdes, varandas, terraços e demais ambientes ao ar livre com bastante iluminação natural para contemplar os moradores com saúde, bem-estar e uma vida cheia de momentos inconfundíveis.

No ALMÁA Cabral, as varandas oferecem, além de iluminação natural com abundância, vistas inconfundíveis do horizonte, voltadas para a Serra do Mar ou para o campo de golfe do Graciosa Country Club. Belas paisagens que poderão ser contempladas diariamente pelos moradores deste imóvel-arte Laguna em meio à estética de um oásis urbano.

Related Posts

  1. Conforto acústico no edifício PINAH
  2. Fachada BIOOS
  3. Sênior e criança plantando mudas de vegetais
  4. PISCINAS COBERTAS E AQUECIDAS – PINAH
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Iluminação circadiana: entenda o conceito e como funciona

  • Trayahú Moreira diz:

    Bom dia!
    Bom artigo sobre Iluminação Circadiana, pois proporciona melhor qualidade de vida e saúde das pessoas, ademais da prevenção da saúde. O descompasso do “ritmo do relógio biológico” diário tem como aspecto preponderante as desconsiderações dos fatores relevantes e importantes para atender a saúde mental e biológica, como por ex.: o respeito aos horários para produção dos hormônios adequados, seleção adequada da iluminação artificial, investimento quanto possível em iluminação natural, etc.
    Agradeço.
    abraço.

Deixar um comentário