5 flores para perfumar o lar na primavera e seus benefícios

Dicas de como perfumar o lar

A estação mais florida do ano convida a estimular os sentidos e alegrar a residência, não apenas com sua típica variedade de cores e flores, mas também com suas fragrâncias, ideais para perfumar o lar. Confira abaixo 5 espécies com deliciosos aromas para cultivar em casa nesta estação.

Perfumar o lar com a prímula-noturna

As melhores espécies de flores para o lar

Natural do Oeste dos Estados Unidos, essa espécie perene costuma abrir suas flores em dias nublados ou em um curto período da noite, quando geralmente seu perfume fica mais acentuado – característica da qual provém a origem do seu nome.

A prímula-noturna é uma planta que demanda rega em frequência baixa a moderada e desenvolve-se bem tanto à meia-sombra como a pleno sol. Ela possui um perfume agradável, suave e, quando floresce à noite, tende a emanar um aroma cítrico e refrescante, ótima opção para perfumar o lar na primavera.

Dessa espécie costuma ser extraído o óleo de prímula, rico em ácidos e gorduras altamente benéficos à saúde. Algumas vantagens de seu óleo são o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no controle emocional e nas funções hepáticas, a função anti-inflamatória e os benefícios à aparência da pele, segundo um estudo publicado no International Journal of Cosmetic Science.

O óleo de prímula é utilizado também como suplemento de ômega 6, que possui propriedades anti-inflamatórias e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais em cápsulas ou em forma líquida. Com recomendação médica, o óleo é utilizado para fins como prevenção da queda de cabelo ou alívio dos sintomas da TPM.

Cultivo da maravilha

As melhores flores para perfumar o lar

Planta ornamental com uma grande variedade de cores, do rosa ao amarelo, a maravilha leva aos interiores das residências o charme de uma espécie nativa do Peru capaz de atingir até 1,2 metro de altura.

Graciosos e coloridos, os botões das flores dessa planta tendem a exalar seu agradável cheiro principalmente do fim da tarde – por volta das 16h – até o início do dia seguinte. Não à toa, em inglês a espécie é chamada de “4 O′Clock”. Além disso, é conhecida pelo seu perfume cítrico, leve e refrescante.

Para seu cultivo saudável, a maravilha requer manter o solo úmido, rega regular (sem ultrapassar dois dias sem água) e aplicação mensal de fertilizante leve. Trata-se de uma espécie que oferece benefícios à saúde: suas folhas são repletas de propriedades medicinais e, quando maceradas, podem ser utilizadas para uso antisséptico e anti-inflamatório, conforme aponta uma publicação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Assim, são ótimas para cicatrização, manchas na pele, sardas e cólicas.

Agradáveis aromas com o jasmim

Espécies de flores que perfumam o lar

A dica para quem pretende cultivar o jasmim em casa é atentar-se às espécies consideradas mais perfumadas, como o jasminum officinale, o jasminum floridum e o jasminum humile, pois algumas outras variedades possuem pouco ou nenhum aroma.

As espécies mencionadas, entretanto, exalam uma agradável fragrância, doce e suave, ideal para perfumar o lar e levar a atmosfera da primavera aos interiores. De flores rosas, brancas ou amarelas, os jasmins desenvolvem-se bem com regas em frequência moderada a regular e tanto sob leve sombra como a pleno sol.

Com efeito calmante e revigorante, essa planta é ideal para auxiliar na redução do estresse e de dores de cabeça, na qualidade do sono e na sensação de relaxamento, especialmente quando consumida em chá, conforme aponta uma pesquisa divulgada no European Journal of Applied Physiology.

Devido às suas propriedades calmantes, é considerada também um analgésico natural e utilizada para aliviar sintomas da menopausa e mudanças de humor. Além do consumo líquido, o jasmim pode ser utilizado em aromatizadores para perfumar o ambiente, em gotas na roupa de cama para garantir uma noite de sono tranquila ou em forma de óleo essencial em uso conjunto com cremes de massagem.

A tradicional lavanda

Lavanda para perfumar o ar

Tratando-se de perfumar o lar, uma espécie que não poderia ficar de fora da lista certamente é a lavanda. Muito conhecida pelo seu aroma, presente em itens que vão desde perfumes e produtos de limpeza até aromatizadores de ambientes, essa flor também se destaca em qualquer espaço por seu tom de roxo e seu formato diferenciado.

Para um cultivo adequado, basta deixá-la em contato com o sol, terra bem drenada e solo calcário. Mudas novas necessitam de regas diárias, mas sem encharcamento. As lavandas mais desenvolvidas lidam bem com regas a cada dois dias – ou, quando o ar estiver muito úmido, semanalmente.

Por sua fragrância inigualável e pelas suas propriedades, o óleo essencial da lavanda é altamente utilizado na aromaterapia visando elevar a sensação de bem-estar e calmaria, assim como para reduzir o estresse e a ansiedade. Isso graças ao seu cheiro, cuja ação calmante foi comprovada em estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kagoshima, no Japão.

A lavanda também é recomendada para quem sofre de distúrbios do sono, sendo utilizados os ramos das suas flores ou o seu óleo para proporcionar melhores noites de descanso.

Flor-de-cera

Cultivo de flores em casa para perfumar o lar

Originária da Ásia, a flor-de-cera é conhecida por seus cachos de flores unidas, por suas flores com formato de pequenas estrelas e pela espessura carnuda, que se assemelha à cera – característica da qual provém seu nome popular.

No início de sua vida essa trepadeira perene possui um aroma leve, porém, quando amadurece, exala um delicioso perfume adocicado que tende a se acentuar no período da noite. Os cuidados necessários são simples: o ideal é cultivá-la em solo bem drenado com areia e terra vegetal na proporção 2:1; e em local bem iluminado, mas sem luz direta, pois esta poderá queimá-la.

Bem adaptável a solos secos, a flor-de-cera pode ser regada uma vez a cada duas semanas, desde que a água seja totalmente drenada do solo para que ele não fique molhado ou encharcado. Por ser uma espécie trepadeira, é interessante cultivá-la em canteiros, terraços, cestos pendentes ou mesmo vasos e jardineiras com suportes, para que ela possa apoiar-se ao longo de seu desenvolvimento. De crescimento lento porém recompensador, essa espécie é utilizada em loções, fragrâncias e demais produtos de beleza.

Em imóveis-arte Laguna como o PINAH, os moradores poderão desfrutar, em meio a um bosque de 986 m², do convívio diário com araucárias, espécies nativas e árvores frutíferas que atraem aves e emanam agradáveis e refrescantes aromas da natureza.

Já no complexo BIOOS, os WELL Gardens irão proporcionar inspiradores momentos de contato com a natureza em meio à cidade, para nutrir e acalmar os moradores. Em paralelo a isso, o projeto paisagístico do empreendimento revigora os ocupantes com uma vegetação primorosa, repleta de árvores floríferas e frutíferas, formas, cores e texturas.

Área Externa BIOOS HOME
GOURMET EXTERNO – BIOOS HOME

Além do benéfico contato com a natureza, espaços como esses possibilitam, especialmente na primavera, aproveitar agradáveis momentos ao ar livre que estimulam e aguçam os sentidos na presença das folhas que brotam, das flores que desabrocham e da vegetação que se enche cores, aromas e vida.

Fonte: Casa Vogue, Casa Abril, Buenos Ayres e Cheiro Bom

Related Posts

  1. Hortoterapia os benefícios para a vida
  2. Sênior e criança plantando mudas de vegetais
  3. Comida vegana
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário