Interiores com estímulos: entenda o que é o design sensorial

Design sensorial aplicado nos empreendimentos Laguna

Cada vez mais, a arquitetura contemporânea tem se voltado para uma importante questão: a experiência dos ocupantes. Aprimorar a estadia deles por meio de sensações, de modo que reajam positivamente aos elementos presentes no ambiente, é o propósito central do design sensorial. Saiba mais abaixo.

O que é o design sensorial

A percepção do espaço e as sensações proporcionadas por este são fatores inerentes ao design sensorial. Essa técnica atenta-se ao sistema sensorial humano, visando que ele capte estímulos e informações do ambiente que o impactem positivamente.

Por meio do design e da arquitetura sensoriais, é possível influenciar em longo prazo o humor, o comportamento e sensações ligadas ao bem-estar, ao prazer e às memórias dos ocupantes.

Seja pela inserção de aromas ou de recursos de conforto térmico que proporcionam a sensação de aconchego, o design sensorial cria experiências e relações positivas entre espaços e pessoas através de estímulos ao cérebro e aos sentidos.

Estímulos visuais

Os estímulos à visão podem ser provocados de diversas formas. A ideia é que eles tornem o ambiente esteticamente agradável, proporcionem harmonia visual e estimulem bem-estar aos ocupantes.

O bom aproveitamento da luz natural é vantajoso para proporcionar equilíbrio aos interiores e para que as pessoas mantenham e sincronizem ritmos biológicos consistentes.

Nos imóveis-arte Laguna, a luz natural predomina em diversos ambientes. Agregando saúde, bem-estar e salubridade, ela permeia os espaços através de recursos como esquadrias de alta performance termoacústica e vidros solares laminados ou insulados. Esses elementos evitam o excesso de calor e elevam a qualidade da experiência sensorial em termos de conforto térmico.

Foto da cobertura 2 do edifício PINAH – LAGUNA
COBERTURA 2 – PINAH – LAGUNA

As cores são outro elemento capaz de provocar sensações diversas nos seres humanos. Graças aos estudos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, comprovou-se que elas exercem efeitos variados no cérebro humano. Esses efeitos têm origem na ligação entre a visão e os processos cerebrais desencadeados pelas cores.

Por exemplo, ambientes com tons azuis – associados ao céu e à água –, estimulam sentimentos ligados a harmonia, produtividade e pureza, ao passo que o amarelo, que remete às tonalidades solares, estimula o otimismo e energiza os ambientes.

Estímulos olfativos

A memória olfativa é uma das mais duradouras. Por isso, esse sentido humano também costuma ser estimulado na arquitetura sensorial.

Um estudo desenvolvido pelo Weizmann Institute of Science identificou que o córtex olfativo possui ligação direta com o hipocampo, considerado a principal sede da memória. Por outro lado, demais sentidos, como audição, tato e visão, são processados em outros locais do cérebro, para só depois alcançarem o centro da memória.

Em projetos arquitetônicos, o olfato pode ser estimulado por meio da inserção de elementos como plantas, velas ou ervas aromáticas. Dessa forma, cria-se não apenas experiências positivas, mas também boas memórias associadas aos ambientes.

Mulher sentindo o aroma das plantas através do design sensorial – LAGUNA

No imóvel-arte PINAH, uma horta coletiva irá proporcionar aos moradores o cultivo de hortaliças e de ervas que, além da função aromatizante, propiciam diversos benefícios à saúde. O alecrim, por exemplo, possui aroma suave e ação antisséptica e anti-inflamatória, além de auxiliar na redução da pressão arterial.

A camomila, por sua vez, é analgésica, calmante e ideal para amenizar a ansiedade e proporcionar boas noites de sono. Outra erva interessante é a hortelã, que tem propriedades antioxidantes, estimulantes e aromatizantes.

Sensações da natureza no design sensorial

Promover sensações ligadas à natureza tem sido uma estratégia primordial em empreendimentos voltados ao bem-estar.

Uma das formas de realizar esse estímulo é por meio do design em si – seja do espaço ou dos elementos que o compõem. Linhas orgânicas, curvas e sinuosas, por exemplo, tendem a dialogar com a estética natural.

Do mesmo modo, o uso de madeira, pedras naturais, matérias-primas sustentáveis e tons que se assemelham aos do meio ambiente é capaz de remeter às mesmas sensações. Tonalidades terrosas ou esverdeadas são, de acordo com a psicologia das cores, ideais para proporcionar sensações de aconchego, estabilidade, renovação e vigor.

A estética do ALMÁA Cabral ilustra como a arquitetura e o design podem criar cenários inovadores e imergir os ocupantes em sensações únicas. Como um refúgio no meio da cidade, esse imóvel-arte une a forte integração com a natureza a formas, materiais e espécies como palmeiras, para reproduzir a estética de um verdadeiro oásis urbano.

Foto da praça do edifício ALMÁA Cabral
PRAÇA – ALMÁA CABRAL – LAGUNA

Tato e texturas

No design sensorial, diversas são as formas de elevar a qualidade da experiência por meio do tato. As superfícies opacas, por exemplo, agregam toques acetinados e monocromáticos que remetem à sofisticação.

A temperatura das superfícies é um fator que exerce influência direta na criação de estímulos e sentimentos positivos. O piso aquecido, presente em diversos imóveis-arte da Laguna, é um recurso inigualável, que proporciona a sensação única de contato com uma superfície aquecida no ponto ideal.

Contato com uma superfície aquecida – Laguna

Nas suítes de imóveis como o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces, a experiência sensorial amplia-se à possibilidade de os moradores controlarem individualmente a temperatura de cada ambiente. Dessa forma, cada momento será marcado por uma atmosfera acolhedora e por níveis de conforto e aconchego inconfundíveis.

Related Posts

  1. Funcionários em Workplace no pós pandemia - LAGUNA
  2. Mulher praticando exercício e Homem sênior brincando com o cachorro
  3. Hortoterapia os benefícios para a vida
  4. minimalismo na arquitetura aplicado no interior de uma residência
  5. ônibus vermelho característico de Curitiba - LAGUNA
  6. realidade virtual sendo usada em prol da medicina

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário