Tecnologias que inovam o campo da medicina

realidade virtual sendo usada em prol da medicina

inovação na medicina evolui de forma constante graças aos avanços tecnológicos. Eles colaboram para o aperfeiçoamento de procedimentos, técnicas, diagnósticos e tratamento e prevenção de doenças, contemplando profissionais e pacientes. Confira abaixo alguns dos avanços que inovam o campo da medicina.

Internet das Coisas Médicas

Da Internet das Coisas (IoT) – interconexão digital entre objetos cotidianos e a internet – surgiu a Internet of Medical Things (IoMT), aplicada ao campo da medicina.

Uma análise realizada pela empresa de consultoria de negócios Frost & Sullivan estimou que o mercado global de IoMT possui uma taxa de crescimento anual de 26,2%, que deve render US$ 72,02 bilhões até o fim deste ano.

Entre os avanços que a Internet das Coisas proporciona ao campo da medicina, destacam-se:

  • Dispositivos inteligentes vestíveis (os wearables) que podem ser utilizados por pacientes para monitorar fatores como pressão arterial, temperatura da pele e nível de glicose.
  • Monitores de sinais vitais que realizam a leitura de parâmetros corporais, seja em casa, em clínicas ou em hospitais, e disponibilizam a localização do paciente em tempo real.
  • Dispositivos de inteligência com resposta a emergências projetados para auxiliar paramédicos, socorristas e prestadores de cuidados em hospitais.
Sênior praticando exercícios físicos

No campo da medicina, os recursos tecnológicos relacionados a Internet das Coisas proporcionam vantagens como a identificação e a prevenção de doenças, maior eficiência em serviços e a redução de visitas desnecessárias a hospitais, que sobrecarregam os sistemas de saúde.

Consultas virtuais

No universo da telemedicina, as consultas virtuais em tempo real associadas à tecnologia 5G – que proporciona uma conexão mais estável e confiável – têm possibilitado atendimentos médicos remotos e à distância.

É o caso da empresa suíça eedoctors, primeiro consultório médico virtual da Suíça desenvolvido para smartphones. Nele, diagnósticos, auxílios e tratamentos dispõem de médicos especialistas treinados para diagnósticos remotos.

Telemedicina entre as tecnologias que inovam o campo da medicina

De forma rápida, precisa e sem a necessidade de agendar consultas, os usuários do eedoctors acessam por vídeo serviços como: aconselhamento nutricional; avaliação e terapia para problemas musculares e articulares; tratamentos respiratórios; e consultas rápidas em tempo real via chat.

Por meio do próprio aplicativo, os pacientes também podem acessar e adquirir receitas de medicamentos, relatórios de consulta e prontuários eletrônicos.

Tratamentos com realidade virtual

Os dispositivos de realidade virtual têm proporcionado diversas utilidades ao campo da medicina. Um relatório divulgado pela empresa de pesquisa e consultoria Grand View Research estimou que, até 2025, a realidade aumentada (RA) e a virtual (RV) irão render US$ 5,1 bilhões ao mercado global da saúde.

Para profissionais médicos em treinamento, tecnologias de RA e RV têm sido de grande utilidade, possibilitando recursos como: transmissão de cirurgias ao vivo para fins educativos; melhor entendimento sobre a anatomia e fisiologia humana; e auxílio em cirurgias complexas, com maior precisão e menores complicações.

Aos pacientes, essas tecnologias oferecem soluções como terapia de exposição assistida por realidade virtual, distração de dor e experiências adaptadas para atender deficientes cognitivos.

Os dispositivos de realidade virtual também podem ser utilizados para simular situações cotidianas controladas, que facilitam aos pacientes a recuperação de habilidades cognitivas e motoras. É o que faz a Maplewood Senior Living, empresa americana sediada em Westport, Connecticut, que oferece residências de alto padrão projetadas com a integração de serviços de saúde voltados ao público sênior.

Inteligência artificial no campo da medicina

Uma das principais tendências da área da saúde, a inteligência artificial proporciona à medicina equipamentos capazes de identificar precocemente problemas de saúde e aprimorar diagnósticos com precisão e agilidade.

Uma das contribuições da inteligência artificial para o campo da medicina são as cirurgias robóticas – modalidade na qual o Brasil é líder na América Latina em número de procedimentos.

Uma pesquisa divulgada pela Intuitive Surgical, empresa americana produtora de robôs cirurgiões, identificou que, em um período de 5 anos, a busca por cirurgias robóticas no Brasil aumentou 500%. Essa modalidade cirúrgica proporciona movimentos precisos, acesso minucioso a partes do corpo e respostas baseadas em algoritmos gerados por análise de dados.

Inteligência artificial usada no campo da medicina

Além de contribuir para o aperfeiçoamento de procedimentos médicos, a inteligência artificial na medicina favorece sistemas de aprendizado propícios para a exploração de interações bioquímicas – atividade fundamental para a criação de medicamentos, gerando inovação também na indústria farmacêutica.

Medicina preventiva com análise de dados

Na intervenção precoce, característica da medicina preventiva, a análise de dados exerce um papel fundamental. Aliada à tecnologia, ela possibilita tomadas de decisão muito mais eficientes, graças às avaliações e aos raciocínios sistemáticos desse recurso.

A utilização do Data Analytics na área da saúde possibilita a prevenção de doenças de alta prevalência e de surtos epidêmicos, a redução dos custos de tratamentos e a criação de estratégias para elevar a qualidade de vida da população.

Fundamental na identificação e no acompanhamento de padrões, a análise de dados proporciona maior eficiência à medicina. Ela pode ser aplicada a estratégias de intervenção e prevenção, ao controle do consumo de medicamentos e à criação de algoritmos para tratamentos.

Por meio de tecnologias como essas, o campo da medicina alcança patamares em que a prevenção, os diagnósticos e os tratamentos tornam-se cada vez mais acessíveis, precisos e eficazes. Tais avanços são essenciais para as sociedades alcançarem patamares mais altos de bem-estar geral humano e elevarem a expectativa de vida das pessoas.

Related Posts

  1. terraço do salão de festas do edifício Pinah
  2. Como evitar rinite alérgica ao pólen
  3. fachada-rua-flavio-dallegrave
  4. Design sensorial aplicado nos empreendimentos Laguna
  5. Mulher sênior usando celular
  6. foto da sala multifuncional do Pinah - LAGUNA

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário