Plantas comestíveis: PANCs e seus benefícios para a saúde

Comida vegana

As chamadas PANCs, plantas alimentícias não convencionais, podem até não ter o aspecto dos vegetais com os quais estamos acostumados, porém surpreendem positivamente pelo sabor, pelas possibilidades de receitas e pelos inúmeros benefícios à saúde. Saiba mais a seguir, confira 4 plantas comestíveis e as vantagens de seu consumo!

Plantas comestíveis: PANCs

A sigla PANCs refere-se às plantas alimentícias não convencionaisvegetais orgânicos, de espécies silvestres ou espontâneas, que possuem uma ampla variedade de nutrientes. Seu consumo proporciona benefícios que abrangem desde a saúde da pele até a melhoria de funções do organismo – conforme aponta uma publicação da Universidade do Vale do Taquari.

Por serem frescas, livres de agrotóxicos e fontes ricas de vitaminas, as PANCs oferecem um ótimo equilíbrio nutricional, com uma variedade maior de sabores e cores para as refeições diárias. Estima-se que existam cerca de 10 mil plantas comestíveis, e seu consumo, além de ampliar a diversidade de hábitos alimentares, incentiva a valorização da biodiversidade.

Vinagreira

Conheça algumas plantas comestíveis

Essa espécie arbustiva pode ser cultivada em vasos e produz belas flores, que vão do vinho ao rosa. Quando cultivada com estacas, a vinagreira desenvolve-se com maior rapidez, mas também pode ser plantada com sementes e em sol pleno.

De sabor exótico, essa PANC harmoniza bem com peixes e é uma boa opção cozida ou refogada no arroz, ou acrescentada em saladas, podendo ser utilizadas suas flores, raízes e folhas. Os cálices das flores da vinagreira apresentam textura carnuda e podem ser usados no preparo de licores, sucos, chás e geleias.

Essa parte da vinagreira é, assim como suas folhas, rica em vitamina A e C, ferro, proteínas, potássio (que possui ação antioxidante, tônica e antisséptica), antocianinas e ácido tartárico (que auxiliam em funções digestivas, tônicas e sedativas). Outros benefícios de consumir a vinagreira são o combate à pressão alta, o aumento do apetite e o fortalecimento dos cabelos.

No Sul do Brasil, a espécie costuma ser encontrada como hibisco, nome que corresponde, na verdade, às sépalas que envolvem o fruto da planta. Mudas ou sementes da vinagreira podem ser compradas em casas de plantas e gardens online ou em lojas físicas.

Ora-pro-nóbis

Plantas comestíveis: PANCs

Espécie trepadeira de fácil cuidado, a ora-pro-nóbis também pode ser cultivada em vasos e estacas, desde que seja mantida fora do alcance de pets e crianças, devido aos seus espinhos. Podem ser consumidos seus frutos, suas flores (cozidas ou cruas) e suas folhas.

Estas últimas podem ser acrescentadas a refogados, sopas, tortas ou omeletes – neste caso sendo possível, inclusive, substituir o ovo pela mucilagem da planta. As flores da ora-pro-nóbis, por sua vez, podem ser salteadas puras, utilizadas em saladas ou acompanhar carnes.

Uma cartilha da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontou que as folhas dessa espécie contêm alto teor de ferro e são ricas em aminoácidos, proteínas e sais minerais. Seu consumo é altamente benéfico para a saúde da pele, para o combate à anemia e para ganhar massa muscular. Esta PANC é, ainda, rica em vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e em retinol – substância que previne o envelhecimento precoce das células.

A ora-pro-nóbis é facilmente encontrada no Sudeste do Brasil, porém suas mudas podem ser adquiridas em qualquer região do País em lojas de produtos orgânicos e naturais ou em plataformas de e-commerce.

PANC caruru

O que são plantas comestíveis

A chamada caruru é uma planta alimentícia não convencional de rápido crescimento, totalmente comestível. Com fins culinários, é utilizada cozida – para que suas substâncias antinutricionais sejam combatidas pelo calor. A principal parte dessa planta são as folhas, cujo sabor remete ao do espinafre.

As folhas do caruru geralmente são refogadas e acrescentadas ao recheio de receitas como pastéis, tortas, quiches ou mesmo sopas. As sementes do caruru também são comestíveis e, quando tostadas, podem dar uma boa crocância à receita.

Essa PANC é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, ferro, cálcio, magnésio, potássio, tem alta concentração de aminoácidos essenciais e suas sementes são alternativas sem glúten aos cereais. Seus nutrientes fortalecem dentes e ossos, auxiliam na prevenção à osteoporose, conforme aponta a cartilha da UFGRS, e fortalecem o sistema imunológico.

Presente em todas as regiões do Brasil, a PANC caruru é uma espécie comum em pastagens, hortas domésticas e comunitárias, e pode ser encontrada em forma de mudas em plataformas de e-commerce.

Capuchinha

Planta alimentícia não convencional

Espécie de ciclo anual conhecida por seu caule longo, retorcido e suculento, suas folhas arredondadas e suas flores de rápido crescimento, com tons vermelho, branco, amarelo ou alaranjado.

De fácil cultivo – em meia sombra ou em sol pleno –, a capuchinha possui sabor picante semelhante ao agrião, e todas as suas partes podem ser consumidas. Suas folhas e flores podem ser acrescentadas a refogados, saladas, sopas e patês.

As sementes da capuchinha, por sua vez, podem ser utilizadas moídas e tostadas para substituir ingredientes como a pimenta-do-reino, por exemplo. Já os frutos dessa PANC podem ser preparados em conserva, como se faz com as alcaparras.

O consumo das folhas da capuchinha facilita a digestão, estimula o apetite e tem efeito calmante, hipotensor, antioxidante e anti-inflamatório. Como aponta uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a espécie também é rica em flavonoides, vitamina C, antocianina e carotenoides – substâncias que retardam o envelhecimento das células e previnem problemas cardiovasculares.

Ela pode ser encontrada em hortas urbanas e comunitárias e adquirida em forma de sementes ou de muda em gardens centers ou em lojas de jardinagem, e na forma de flor em lojas de alimentos orgânicos ou em plataformas de e-commerce.

Por serem de fácil cultivo, as plantas comestíveis são ideais para iniciantes. Em imóveis-artes como o BIOOS, o PINAH e o ROC Batel, o privilégio de ter hortas no conforto do próprio lar favorece um estilo de vida saudável e oferece a oportunidade de expandir o cardápio com espécies nutritivas, comestíveis e que agregam novos sabores às refeições diárias.

Espécies nutritivas, comestíveis e que oferecem novos sabores

Fonte: Casa e Jardim, Veja Saúde, G1 e Metrópoles

Related Posts

  1. Dicas de como perfumar o lar
  2. áreas de lazer do VAZ Batel com spa
  3. Vista externa do VAZ Batel
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário