Benefícios do spa para a saúde e bem-estar

áreas de lazer do VAZ Batel com spa

Presente nas áreas de lazer do VAZ Batel e do inconfundível complexo BIOOS, o spa é um espaço destinado não só a cuidados físicos como também a uma série de serviços que proporcionam relaxamento e pausas necessárias para a qualidade de vida e para o bem-estar do corpo e da mente. Confira abaixo alguns dos benefícios do spa.

Melhorias na qualidade do sono e na circulação sanguínea

Um dos grandes benefícios proporcionados pelos tratamentos oferecidos em spas refere-se à qualidade do sono resultante de procedimentos como a hidroterapia.

Um estudo realizado por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE) ressalta que o efeito sedativo da água quente e do vapor, nesse tipo de tratamento, pode contribuir com noites de sono melhores para aqueles que realizam tais técnicas.

O mesmo efeito é estimulado com massagens e banhos térmicos, que, ao eliminarem tensões do corpo e da mente, consequentemente proporcionam relaxamento e beneficiam não somente o descanso noturno como também melhoram a disposição e o humor.

A circulação do sangue é outra função do organismo que pode ser contemplada pelos serviços ofertados nos spas. Um artigo científico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ressalta o potencial que técnicas com jatos de água possuem para a regulação de funções do sistema circulatório, equilibrando o organismo e melhorando a circulação sanguínea.

Assim como massagens e banhos imersivos, esses tratamentos proporcionam tais benefícios por meio do estímulo alternado de água fria e quente sob pressão.

Relaxamento e imunidade em alta

Elementos naturais para reestabelecer o equilíbrio

Para além de efeitos físicos, os benefícios do spa abrangem aspectos emocionais e sensoriais, contribuindo para a saúde como um todo. Projetados estrategicamente para gerar a sensação de acolhimento – através de cores claras e da presença de elementos naturais, por exemplo –, esses lugares são ideais para aliviar o estresse do dia a dia e reestabelecer o equilíbrio.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos e publicado na revista científica Psychology & Health demonstra que a redução de estímulos externos (comum aos spas) possibilita que sensações internas sejam percebidas com maior evidência, como as de vigor, tranquilidade e relaxamento.

O reforço da imunidade é outro importante efeito proporcionado por esses espaços. Isso porque, com os estímulos ao relaxamento e a queda do estresse – um dos sintomas que prejudica a imunidade –, torna-se mais fácil manter o organismo estável e menos suscetível a desequilíbrios decorrentes de tensões nervosas e níveis altos de cortisol, uma das substâncias que danifica o funcionamento do sistema imunológico.

A exposição do corpo humano a temperaturas maiores, como as de um spa, contribui para o aumento da temperatura corporal, ativando o sistema imunológico e fortalecendo-o contra organismos externos. É o que demonstra o livro “Terapia Aquática Moderna”, que cita a hidroterapia como uma técnica capaz de auxiliar todos os sistemas do organismo, tanto o imunológico quanto o nervoso, o cardiorrespiratório e o termorregulador.

Benefícios do spa: combate às tensões corporais

O alívio das tensões corporais é outro dos benefícios do spa

O alívio das tensões corporais é outro dos benefícios do spa. Técnicas como massagens soltam os músculos tensionados, geram alívio, anulam desconfortos e energizam o corpo e a mente.

Além de diversos estímulos para o corpo ficar mais relaxado, os procedimentos dos spas aliviam de forma pontual as dores crônicas, um dos principais motivos do estresse no dia a dia, que afetam a qualidade de vida. Massagens profundas de longa duração, por exemplo, restauram a força e a flexibilidade dos músculos.

Tratando de técnicas que utilizam água para o tratamento corporal – como a hidroterapia –, o autor Sebastian Kneipp elenca em seu livro “A minha cura d’água” inúmeros benefícios gerados pela temperatura da água nos tecidos, sistemas e órgãos humanos, como efeitos estimulantes, anestésicos, tônicos, restauradores, antissépticos e que induzem à transpiração.

Controle de peso e limpeza do organismo

Drenagem linfática em spas

Em spas, serviços de estética como a drenagem linfática são ideais para regular o peso corporal e o funcionamento do intestino, assegurando a saúde que o órgão necessita para evitar sobrepeso e problemas gástricos.

Massagens e banhos relaxantes são outros procedimentos comuns em spas que favorecem o controle de peso. Isso porque o caráter relaxante dessas técnicas diminui o cortisol, hormônio ligado ao estresse, o que consequentemente reduz a tendência da busca por alimentos com alta concentração de açúcar e gorduras para aliviar os sintomas do estresse.

Além disso, procedimentos de spa realizados em altas temperaturas estimulam a transpiração do corpo. Esse aumento de suor em resposta ao calor colabora para a eliminação de toxinas e rejeitos celulares provenientes das funções do metabolismo, desencadeando a desintoxicação do organismo, conforme aponta um artigo publicado por pesquisadores da Univali.

Nesse processo, que também pode ser estimulado por técnicas que utilizam jatos, são purificados órgãos como a própria pele, gerando a sensação de relaxamento e descanso para todos os sentidos do corpo.

Por compreender os significativos benefícios que os tratamentos de spas oferecem ao corpo e à mente das pessoas, resultando em um aumento do vigor, do relaxamento e da disposição na rotina, a Construtora Laguna incorporou ao dinâmico projeto do VAZ Batel um espaço exclusivo para que os moradores desfrutem de momentos relaxantes e restauradores.

No ático do empreendimento, um inconfundível SPA irá acolher os ocupantes em um espaço relaxante, com destaque para a cortina d’água que escorre pelo pilar principal, para a piscina aquecida, com inúmeros jatos de hidromassagem de acionamento individual, e para os futons que parecem flutuar sobre a água.

Conexão com a natureza
SPA – VAZ BATEL

Nesse espaço repleto de estímulos ao relaxamento, esquadrias 180° permitem que o interior receba iluminação natural plena, gerando maior senso de conexão com a natureza.

Quem trabalha, habita e frequenta o complexo do BIOOS, por sua vez, terá fácil acesso a um ambiente de bem-estar e estética na torre BIOOS Health: o spa Tereza Zanchi. Um dos mais consagrados do segmento, o espaço dispõe de terapias de bem-estar e relaxamento, massagens, reiki, shiatsu, serviços de estética como lifting, drenagem, revitalização facial, além de outros tratamentos inconfundíveis para equilibrar a rotina e viver com qualidade.

Fonte: Estadão, Gaya Bem-Estar e Melhor Com Saúde

Related Posts

  1. Arquitetura e decoração com a Pantone 2022
  2. sêniores e pets no convívio do dia a dia
  3. Comida vegana
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário