4 elementos do ambiente capazes de elevar a produtividade

Dicas para elevar a produtividade

Os ambientes têm alta influência no comportamento, na disposição, no humor e na interação dos seus ocupantes. Diante disso, a projeção de escritórios e espaços corporativos tem se atentado cada vez mais a elementos capazes de estimular a criatividade e elevar a produtividade. Confira abaixo alguns deles!

Aspectos lumínicos

Entre os elementos que mais favorecem o desempenho dos ocupantes em um ambiente está a iluminação – essencial para que haja o conforto lumínico adequado para a execução de atividades, sem excesso ou ausência de luz.

Uma das estratégias para atingir esse ponto ideal é o uso de iluminação indireta, baixa ou amarelada – que, ao contrário das intensas ou fluorescentes, contribuem para a criação de uma atmosfera mais acolhedora e para o conforto visual dos ocupantes.

luz solar também tem forte influência na disposição dos habitantes, como demonstra o levantamento “A experiência dos funcionários”, presente no livro “The Future Workplace Experience“, da empresa de pesquisa Future Workplace. A publicação reúne mais de 50 estudos de caso e 100 entrevistas com organizações de diversos setores.

Diante de questões sobre a classificação dos itens mais importantes e vantajosos em um escritório e na experiência pessoal do colaborador, 78% dos 1.614 colaboradores americanos entrevistados declararam ter experienciado uma melhoria na sensação de bem-estar quando tinham um maior acesso à luz natural, enquanto 70% relataram ter um melhor desempenho com a presença desse elemento no escritório.

Tecnologias

Como elevar a produtividade no trabalho

A tecnologia vem sendo utilizada em escritórios contemporâneos para elevar a produtividade das equipes. Ferramentas como dashboards, smartboards, sets de escrita inteligente e demais tecnologias touchless otimizam a visualização e a interação dos colaboradores, tornando a convivência entre os meios físicos e virtuais mais fluida e harmônica.

Recursos tecnológicos como esses favorecem a execução de diversas funções simultaneamente e a organização de dados e tarefas, elevando a eficiência e a produtividade no dia a dia dos escritórios e otimizando tempo e esforços.

Layouts dos interiores

O layout dos ambientes é outro fator capaz de determinar como os ocupantes interagem, circulam e desfrutam dos espaços. Quando projetado estrategicamente, ele pode favorecer a realização de formas colaborativas de trabalho, uma maior privacidade e produtividade e um melhor acesso a regiões ou recursos de interesse e necessidade.

A empresa holandesa de design D/DOCK identificou que mudanças realizadas no layout de seu escritório – incluindo desde o uso de materiais sustentáveis até a personalização de espaços – resultaram em um aumento de 10% na produtividade da equipe.

Aliados às condições ideais para realizar atividades, os layouts de ambientes de trabalho ou estudo podem, com os recursos corretos, reduzir a propagação de sons que interferem no desempenho, elevar a sensação de acolhimento dos colaboradores e otimizar a circulação destes aprimorando o convívio e a execução de atividades.

Paleta de cores

Seja em ambientes corporativos ou em ambientes residenciais, as cores vêm sendo utilizadas em estratégias para elevar a produtividade, o humor e a sensação de bem-estar. Em espaços que demandam foco e concentração, o uso adequado das cores pode favorecer o desempenho dos ocupantes.

Cores neutras, por exemplo, tendem a compor uma atmosfera harmônica e relaxante, agradável para quem está produzindo no espaço. Por outro lado, o uso de tons mais fortes e vibrantes torna os ambientes mais lúdicos e estimulantes.

Com base na Teoria das Cores, cores quentes como o laranja e o amarelo tendem a estimular sensações de ânimo e otimismo, sendo ideais para a criação de uma atmosfera ativa e para ambientes voltados a atividades intelectuais.

No coworking do VAZ Batel (imagem abaixo), a tonalidade quente da madeira – elemento predominante no ambiente – torna a atmosfera mais calorosa e aconchegante. Além disso, outra vantagem desse material é a capacidade de retardar o sistema nervoso autônomo, reduzindo respostas ligadas ao estresse, como comprova um estudo realizado pela FPInnovations em parceria com a Universidade de British Columbia.

Produtividade nos ambientes dos imóveis-arte Laguna

Elevar a produtividade nos ambientes Laguna
COWORKING – VAZ BATEL

Em cada um de seus projetos, a Construtora Laguna põe em prática a crença de que os espaços em que as pessoas vivem, frequentam e trabalham interferem diretamente na sensação de bem-estar e na produtividade delas.

No recém-lançado VAZ Batel, o coworking citado acima abrange espaços aconchegantes e inspiradores para atender às necessidades de trabalho e estudo dos ocupantes. Além de ambientes compartilhados de trabalho, essa área do residencial contará com duas focus room com capacidade para quatro pessoas cada e uma meeting room com capacidade para seis pessoas, todas repletas de conforto e funcionalidade.

Dinâmico e moderno, o VAZ Batel também compreende outras áreas de comum convívio que possibilitam momentos de estudo e trabalho, como o Clubhouse: um local com lounges destinados a grupos e necessidades variados, com mesas distribuídas estrategicamente, iluminação plena e uma inspiradora vista para a cidade.

No inconfundível BIOOS, complexo que irá unir saúde, bem-estar e moradia, a torre Health irá contemplar profissionais da medicina e de outras modalidades de serviços com consultórios e offices modernos e bem equipados. No imóvel-arte, eles irão compor uma rede interconectada de profissionais de diferentes especialidades e poderão atuar de forma colaborativa.

Inconfundível BIOOS
DECORADO – BIOOS HEALTH | FOTO: MARCELO ARAÚJO

Em ambos os empreendimentos, a biofilia predomina em diversos ambientes, exercendo forte influência na qualidade de vida e na produtividade dos indivíduos. No VAZ Batel, a luz natural invade os espaços proporcionando maior conexão com a natureza e elevando a sensação de bem-estar dos moradores, bem como os acabamentos naturais, jardins, bordas d’água, espaços de encontro, espaços de contemplação da natureza e espaços restauradores, que também oferecem acesso a ela.

Elementos biofílicos predominam no dia a dia dos ocupantes no inconfundível BIOOS, como em: inspiradores Well Gardens que agregam o revigorante verde na rotina dos ocupantes, com uma vegetação diversa em cores, formas e texturas; árvores frutíferas e floríferas; luz natural que protagoniza os ambientes e integra os interiores aos exteriores; e acabamentos de origem natural como a madeira, o porcelanato e o mármore.

Em constante busca por inovação, conforto e qualidade de vida nos mínimos detalhes, a Construtora Laguna reforça seu padrão construtivo na criação de espaços funcionais, confortáveis e produtivos.

Related Posts

  1. Exame médico dentro do empreendimento BIOOS
  2. Regador sendo usado de forma consciente e susntetável
  3. As vantagens do vidro inteligente
  4. Curitiba importante polo econômico latino-americano
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário