Conheça o vidro inteligente que se tinge automaticamente

As vantagens do vidro inteligente

Cada vez mais voltada a questões relativas ao bem-estar, a arquitetura contemporânea integra inúmeros recursos para garantir a criação de ambientes confortáveis e agradáveis para os ocupantes.

Em uma pesquisa realizada com 400 de seus funcionários americanos em 2016, a empresa francesa Saint-Gobain identificou diversas queixas quanto a temperatura, qualidade do ar, luminosidade e ruídos externos nos escritórios. Para solucionar essas questões, desenvolveu um vidro inteligente que se tinge automaticamente. Confira abaixo mais detalhes sobre essa criação inovadora!

Vidro inteligente: como funciona

Material cada vez mais predominante em projetos arquitetônicos, o vidro é o grande protagonista da solução dinâmica criada pela Saint-Gobain. Além de evitar o ofuscamento, otimizar a entrada de luz solar e proteger contra o excesso de calor, o vidro inteligente adapta-se às condições externas e se tinge automaticamente em resposta ao sol.

Isso ocorre por meio de sensores externos e de um algoritmo preditivo avançado, que prevê a luz do dia e se baseia na temperatura, na quantidade de luz, na estação do ano, na orientação da construção, no tamanho da janela, no ângulo do sol e em demais fatores que o orientam a regular com exatidão a tonalidade correspondente às condições ideais.

Essa propriedade do vidro inteligente chamado SageGlass dispensa a necessidade de uso de venezianas ou persianas, possibilita a redução do brilho lumínico de forma autônoma e diminui os gastos energéticos com iluminação artificial.

Para regular o brilho solar e a variação da tonalidade do vidro inteligente, os usuários podem utilizar recursos e dispositivos como aplicativo de celular, touchpads e sistema BMS. Dessa forma, o controle de luminosidade e temperatura ambiente não depende exclusivamente dos sensores e da automaticidade do vidro.

Estética e tingimento do vidro inteligente

O SageGlass proporciona diversas opções de tingimento. Da tonalidade neutra (nenhum tingimento) à clara, à forte ou à escura, a transmissão de luz pode variar de 60% a menos de 1%, respectivamente.

A neutra permite entrada máxima de luz solar, quando não há necessidade de controle de brilho. Já a clara fornece proteção moderada de calor e brilho – enquanto ainda permite a passagem da luz diurna. A tonalidade forte reduz a presença da luz natural e oferece maior proteção contra o calor e o brilho. A escura, por sua vez, permite passagem mínima de luz solar e controle máximo de brilho e calor.

Em termos de cores, o vidro inteligente oferece diversas opções, como cinza, azul e verde. Os formatos também são variados, indo desde o triangular até o trapezoidal.

Também há versões do SageGlass tingidas parcialmente. O modelo LightZone pode ser dividido em até três zonas de tonalidade em um único painel de vidro, o que permite a entrada ou o bloqueio exato de certa quantidade de luz solar, conforme a necessidade.

Já o Harmony, outro modelo tingido parcialmente, oferece brilho preciso, controle da luz diurna e um visual suave, que remete ao design biofílico e proporciona uma mudança de tonalidade mais gradual.

Benefícios socioeconômicos do SageGlass

Além ser um gerenciador inteligente da luz do dia e um diferencial para a conquista de selos sustentáveis, o SageGlass proporciona ganhos em aspectos como:

  • Econômico: reduz as cargas de energia das edificações em até 20% e os picos de energia em até 26%, segundo a Saint-Gobain. Também reduz custos energéticos e gastos com manutenção, visto que diminui a necessidade de recursos como climatização e iluminação artificiais, sombreamento e cortinas.
  • Conforto térmico: soluções como o SageGlass garantem o conforto térmico dos ocupantes durante todo o ano. O tingimento do vidro mantém temperaturas internas agradáveis regulando a recepção de luz solar. Ao mesmo tempo, bloqueia até 99% do brilho e elimina 91% do ganho de calor.
  • Eficiência energética: o aspecto cristalino do SageGlass favorece a baixa emissividade e a transmissão de luz solar, elevando a eficiência energética das construções e reforçando o caráter sustentável de projetos que fazem bom proveito dos recursos naturais.

Com tais atributos, soluções como o SageGlass representam um significativo avanço das tecnologias sustentáveis em direção a empreendimentos mais ecológicos, eficientes e confortáveis.

Fonte: ArchDaily e SageGlass

Related Posts

  1. Dicas para elevar a produtividade
  2. área externa VAZ Batel
  3. O que são as marketplaces de saúde
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário