Como aplicar a Cor do Ano Pantone 2022 aos interiores

Arquitetura e decoração com a Pantone 2022

Em meio aos atuais tempos de transformação, a principal empresa de cores do mundo escolheu a ‘Very Peri’ (17-3938) como a Cor do Ano Pantone 2022. Confira abaixo mais detalhes sobre ela e algumas dicas de como aplicá-la nos interiores!

A cor Pantone 2022

A ‘Very Peri’ é a primeira criação exclusiva da Pantone, que mescla tons de azul e vermelho para representar a modernidade e o futuro. Acompanhando o momento de transição pelo qual o mundo vem passando desde a chegada da pandemia, a cor Pantone 2022 traz a esse cenário uma atitude alegre e espirituosa com um ar dinâmico, encorajando a criatividade e a imaginação.

O tom de azul que compõe a exclusiva nuance Very Peri simboliza constância, lealdade e gratidão. Já sua tonalidade de vermelho representa entusiasmo e energia. Da mistura de ambos os tons, é concebido um violeta cuja mensagem é a perspectiva de um futuro empoderado.

A cor de 2022 representa, ainda, a fusão dos mundos real e digital. Ela remete à vida moderna e demonstra como as cores do universo digital vêm manifestando-se no campo físico, e vice-versa, fazendo alusão a tendências como o metaverso e a arte em ambientes digitais.

A Cor do Ano em paletas

Uma alternativa moderna para aplicar a Cor do Ano Pantone é em forma de paleta de cores, abrangendo todo o ambiente, do piso ao teto – desde o revestimento das paredes até a mobília.

Quando aplicados dessa forma, os tons de violeta agregam sofisticação e dinamismo, em um visual que deixa o espaço mais descontraído e possibilita explorar a paleta da cor Pantone 2022, por exemplo, em composições degradê.

Combinando o Very Peri com tonalidades semelhantes, cria-se uma decoração moderna que atende desde espaços como living rooms até quartos infantis ou juvenis – que sintonizam perfeitamente com a “proposta digital” da Cor do Ano.

Cor Very Peri no mobiliário

Decoração Pantone 2022

Para quem quer aplicar a cor Pantone 2022 no mobiliário de casa, o ambiente da cozinha é uma boa opção, correspondente às tendências contemporâneas. Ressignificado como um espaço de convívio e encontro, esse cômodo da casa pode ter a cor Very Peri aplicada em bancadas, por exemplo.

Dessa forma, quando inserido em meio a cores claras e suaves como bege e branco, o tom de violeta da cor Pantone 2022 gera contraste e a sensação de profundidade, resultando em uma interessante mistura entre o clássico e o moderno.

Em bancadas ou armários de materiais como a madeira, a aplicação da cor Very Peri proporciona uma composição aconchegante e que harmoniza com essa matéria-prima que acolhe e aquece visual e termicamente. Nesse caso, um estilo interessante para utilizar a cor é a tendência monocromática, que oferece harmonia e continuidade visual aos ambientes.

Cor Pantone 2022 em estofados

A cor do ano em paletas

Por ser uma cor marcante, a Very Peri também funciona muito bem quando utilizada em detalhes da decoração, dando toques de cor ao ambiente. Em estofados como tapetes, carpetes, cortinas, mantas e almofadas, a cor Pantone 2022 proporciona uma textura e um ar majestosos, otimistas e modernos.

Especialmente em espaços com base em cores neutras, aplicações pontuais da Very Peri podem proporcionar ânimo, entusiasmo e vivacidade ao ambiente. Esse efeito combina perfeitamente com cômodos como a sala de estar ou espaços gourmet, destinados a momentos de encontro, confraternização, alegria e interação.

Décor geométrico

O conceito de alusão à modernidade e ao digital da cor Pantone 2022 fica igualmente bem quando aplicado em composições geométricas. Em quadros, por exemplo, é possível explorar formatos losangulares que, alinhados de forma harmônica, resultam em uma composição dinâmica e equilibrada.

O Very Peri também pode ser sutilmente aplicado em detalhes: a estampas ou faixas de azulejos na cozinha, no banheiro ou na área da churrasqueira. Ao utilizar formatos geométricos como hexágonos ou triângulos, tem-se elementos que dialogam entre si e compõem um visual coerente e uniforme.

Em revestimentos de formas geométricas, recomenda-se aplicar o Very Peri sobre bases de tons neutros para que o ambiente não fique sobrecarregado visualmente.

Para alcançar uma estética equilibrada, é interessante escolher apenas uma ou duas paredes do ambiente para aplicar elementos geométricos na cor Pantone 2022 – seja em papéis de parede, pintura ou aplicações em alto-relevo. Como resultado, obtém-se uma decoração descontraída, sem excessos e que permite explorar outros elementos no ambiente.

Espaços criativos

Como aplicar a Pantone 2022 no dia a dia

Por incentivar também expressões criativas, a cor Very Peri é ideal para ser explorada em offices, ateliês ou espaços dedicados a momentos de criação e inspiração. Seja aplicada às paredes ou pontualmente na mobília e em demais objetos do ambiente, a tonalidade incentiva a criatividade destemida e expressões imaginativas.

Na psicologia das cores, o tom violeta é associado à sabedoria e à calma, sendo capaz de estimular a imaginação e a criatividade de quem se encontra no ambiente – como propõe a cor Pantone 2022.

Aplicações como essas trazem ares de inspiração, dinamismo, modernidade aos interiores e, acima de tudo, transformação para vivermos com entusiasmo e prosperidade o ano que se inicia.

Fonte: Claudia, Archtrends, Pantone, Casa Vogue e Fashion Bubbles

Related Posts

  1. área externa VAZ Batel
  2. áreas de lazer do VAZ Batel com spa
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário