Veja como escolher o melhor material para a bancada da sua cozinha

Veja como escolher o material para a bancada da sua cozinha - Construtora Laguna
MAI Home – cozinha desenvolvida pela Florense

Além das tradicionais pedras naturais, atualmente existem diversas opções de materiais que possibilitam a criação de bancadas funcionais na cozinha sem deixar a estética de lado.

Para fazer a escolha adequada, é preciso levar em consideração a intensidade com que a cozinha é utilizada, o estilo da mobília adotada e as necessidades dos moradores. Buscando auxiliá-lo nesta decisão, listamos a seguir as principais características dos materiais mais utilizados em bancadas de cozinha. Confira.

Mármore

Saiba como escolher o melhor material para a bancada da sua cozinha - Construtora Laguna

O mármore agrega sofisticação e elegância ao projeto. Porém, por ser o mais poroso dos materiais, é facilmente manchado em contato com alimentos ou até mesmo com água, além de ser pouco resistente a impactos.

Sendo assim, o recomendado é que sua instalação seja priorizada em cozinhas utilizadas com pouca frequência. Uma dica interessante é impermeabilizar o mármore para prolongar sua conservação.

Compostos de quartzo

Veja como escolher o melhor material para a bancada da cozinha - Construtora Laguna

Criados industrialmente, os materiais conhecidos como Silestone, Quartzstone, Topzstone e Caesarstone são feitos de resina e quartzo. Apesar de não suportarem altas temperaturas, oferecem diversas opções de acabamentos e possibilidade de uniformização, além de serem pouco permeáveis e facilmente moldáveis.

Porcelanato

O melhor material para a bancada da sua cozinha - Construtora Laguna

O porcelanato tem se popularizado muito como alternativa de ótimo custo-benefício, já que suporta altas temperaturas sem comprometer seu visual e, assim como as pedras sintéticas, oferece extensa variedade estética, podendo inclusive reproduzir materiais como a madeira.

Como pontos negativos, ele não é muito resistente a impactos e demanda mão de obra altamente qualificada para um bom acabamento sem bordas vivas, exigindo o corte chamado de meia esquadria.

Corian2

O material ideal para a bancada da sua cozinha - Construtora Laguna

O Corian é um composto sintético formado por resina acrílica e hidróxido de alumínio. Ele apresenta aspecto liso e homogêneo, emendas imperceptíveis, facilidade de manutenção e grande versatilidade de formas, cores e texturas. Além disso, é bastante resistente a altas temperaturas e sua superfície moldável facilita o acabamento.

Neolith e Dekton

Veja como escolher o melhor material para a bancada da sua cozinha - Construtora Laguna

Tanto o Neolith quanto o Dekton são superfícies sintéticas criadas a partir de elementos minerais. Por não possuírem resina em sua composição, tornam-se ainda mais resistentes à temperatura do que os demais materiais sintéticos. Sua baixa porosidade, as vastas possibilidades de estilos — podem reproduzir até mesmo o mármore — e a alta durabilidade fazem com que sejam algumas das alternativas mais avançadas do mercado. Além disso, são mais sustentáveis.

Leia também: Como ter uma cozinha mais sustentável?

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário