Laguna apresenta: Sabores do Mundo – parmegiana do chef Délio Canabrava

Chef Délio Canabrava cozinhando no imóvel-arte Laguna

A ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo” compartilha mais uma receita exclusiva, para proporcionar a você momentos inconfundíveis ao lado das pessoas que ama.

Desta vez, o espaço decorado do ALMÁA Cabral recebeu o renomado chef Délio Canabrava, que ensinou o preparo de uma deliciosa parmegiana de mignon na crosta de parmesão. Confira abaixo o vídeo completo e o passo a passo dessa receita inconfundível!

Chef Délio Canabrava

A experiência profissional do chef Délio Canabrava abrange uma bagagem de variados trabalhos, estudos e projetos. Ele iniciou sua trajetória gastronômica em 1997, em Londres, onde morou por três anos.

Especialista em cozinha italiana e miúdos, Délio carrega em seu currículo conhecimentos em áreas distintas. Formou-se em design pela UFPR, fez mestrado em design no Saint Martin College, em Londres, e cursou pós-graduação em marketing na FAE.

O chef residiu em Lima, no Peru, por quatro meses, e trabalhou três anos no Beto Batata – clássico nome da gastronomia curitibana. Nos anos 2000, Délio retornou a Curitiba e trouxe ao Brasil a famosa torta banoffee.

Em 2004, deu início aos seus empreendimentos gastronômicos na capital paranaense. Foi pioneiro na Rua Itupava, para onde também trouxe o evento Queima de Alho.

Membro da Federação Italiana de Cozinheiros – FIC Brasile e da Ospitalità Italiana, o chef Délio Canabrava também atuou como professor voluntário em diversos projetos sociais, entre eles o Gastronomix, o Social Gourmet e o Gastronomia Sustentável, da Electrolux.

Parmegiana de mignon do chef Délio Canabrava

Para difundir sabores e proporcionar momentos inesquecíveis no aconchego de casa, o chef Délio Canabrava nos ensinou o passo a passo da exclusiva receita parmegiana de mignon na crosta de parmesão.

O prato é servido com o acompanhamento de um nhoque com manteiga e salsinha. Para o preparo da carne, os ingredientes necessários são:

  • filé-mignon (300 g)
  • farinha de trigo (100 g)
  • farinha de rosca (100 g)
  • queijo parmesão (100 g)
  • ovo (2 un.)
  • óleo (1 xícara)
  • sal e pimenta (a gosto)
  • molho de tomate italiano temperado (200 ml)
  • queijo muçarela (uma fatia para cada bife)

Para o preparo do nhoque, os ingredientes são:

  • batata-asterix (200 g)
  • farinha de trigo (50 g)
  • ovo (1 un.)
  • sal e salsinha (a gosto)
  • azeite
  • manteiga

Modo de preparo do prato

Massa do nhoque

  1. Asse as batatas ou cozinhe-as bem, com a casca, até o ponto de cozimento. Em seguida, deixe-as esfriar um pouco e utilize um espremedor para amassá-las.
  2. Adicione às batatas um pouco de farinha de trigo e um pouco de ovo. Para cada 1 quilo de batata, utilize 100 gramas de farinha.
  3. Quando o nhoque não estiver mais grudando na superfície da tábua em que estiver sendo misturado, corte-o e molde-o em bolinhas. Enquanto isso, deixe uma panela de água fervendo, para que o nhoque cozinhe mais rápido quando for ao fogo.
  4. Cozinhe os nhoques cortados e moldados por cerca de 1 minuto. Assim que boiarem, retire-os da água imediatamente e leve-os a um recipiente com água fria e sal, para interromper o cozimento. Deixe-os reservados.

Parmegiana com crosta de parmesão

  1. Corte os 300 gramas de filé-mignon em fatias bem finas e bata-as bem.
  2. Tempere os filés com sal e pimenta nos dois lados e bata um pouco mais para que incorporem o tempero.
  3. Para empaná-los, passe as fatias de filé na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca misturada ao queijo parmesão, nesta ordem.
  4. Enquanto isso, coloque uma panela com óleo para esquentar no fogão. Quando óleo estiver quente, adicione os filés-mignons já empanados e frite-os.
  5. Deixe formar uma crosta em volta dos filés (composta pela farinha de rosca com o queijo parmesão). Enquanto isso, deixe o molho de tomate esquentando.
  6. Assim que os bifes fritarem em ambos os lados, retire-os da panela e coloque-os em um prato forrado com papel toalha, para absorver a gordura. Por cima dos filés, ponha as fatias de queijo muçarela.

Finalização e montagem

  1. Para finalizar o nhoque, adicione-o a uma panela com azeite, manteiga, sal e salsinha. Assim que ele aquecer e fritar um pouco, já pode ser retirado do fogo.
  2. Para a montagem do prato, coloque o nhoque e o molho de tomate sobre os filés-mignons. Por cima deles, acrescente mais queijo parmesão. Está pronto para servir!
Foto do prato de parmegiana com nhoque do chef Délio Canabrava

Reúna a família e bom apetite! Acompanhe nas redes sociais da Construtora Laguna os vídeos das receitas na íntegra e as próximas receitas inconfundíveis que virão.

Nas gravações da ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo”, todos os protocolos sanitários foram seguidos a fim de preservar a saúde dos presentes.

Conteúdos relacionados

  1. Chef Mácia Borges ao lado do título Circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  2. Chef Isidoro ao lado do título: circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  3. Chef Daniel ao lado do texto: circuito Laguna de Gastronomia
  4. Chef Ravi Shinde ao lado do título Circuito Laguna de Gastronomia - Sabores do Mundo
  5. Chef Vitor ao lado do texto "Circuito Laguna de Gastronomia - sabores do mundo"

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário