Laguna apresenta: bacalhau à Gomes de Sá do chef Daniel

Chef Daniel ao lado do texto: circuito Laguna de Gastronomia

Em mais um encontro da ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo”, o espaço decorado do ALMÁA Cabral recebeu o renomado chef Daniel Afonso para ensinar mais uma receita inconfundível.

Tradicional prato português, o bacalhau à Gomes de Sá foi preparado passo a passo para que você possa fazê-lo no conforto de sua casa e saboreá-lo ao lado das pessoas que ama. Confira abaixo!

Chef Daniel Afonso

Chef do restaurante Afonso’s, de culinária portuguesa, Daniel Afonso nasceu em Leiria, Portugal, onde se formou em Gestão no Instituto Politécnico de Leiria.

Após realizar estudos na Alemanha, projetos na África e passagens por diversos restaurantes portugueses, o chef Daniel Afonso trouxe a Curitiba sua vasta bagagem dessa culinária típica.

Atualmente, ele faz jus à tradicional culinária de Portugal no restaurante Afonso’s, com valiosas receitas de família. No ALMÁA Cabral, o chef Daniel nos ensinou em detalhes como preparar o delicioso bacalhau português à Gomes de Sá.

Ingredientes do bacalhau português à Gomes de Sá

Para o preparo dessa inconfundível receita, são necessários:

  • lombo de bacalhau Gadus morhua dessalgado
  • batatas médias cozidas (2 un.)
  • cebola média cortada em tiras (1 un.)
  • dentes de alho laminados (4 un.)
  • ovo cozido (1 un.)
  • leite (500 ml)
  • azeite de oliva extravirgem (a gosto)
  • sal e pimenta-branca (a gosto)
  • azeitona preta e salsinha (a gosto)

Modo de preparo do tradicional bacalhau português

  1. Em uma panela com água, cozinhe o bacalhau dessalgado por 20 a 30 minutos.
  2. Em outra panela, coloque as batatas inteiras para cozinhar com água e sal.
  3. Enquanto isso, prepare uma cebolada unindo, em uma frigideira, a cebola cortada em tiras, os alhos picotados e o azeite de oliva, até que eles fritem.
  4. Após o cozimento do bacalhau, chega o momento de limpá-lo, removendo suas espinhas e pele. Após retirá-las, desmanche o bacalhau suavemente, despedaçando-o em partes menores, sem fazer muita força.
  5. Com o bacalhau lascado, coloque-o para marinar com leite na geladeira durante 2 horas. Este processo irá deixar o bacalhau mais macio e o prato final mais cremoso.
  6. Em seguida, corte as batatas em rodelas. Descasque o ovo cozido e corte-o também em rodelas.
  7. Após o período de marinada do bacalhau, chega o momento de montar os pratos. Comece com uma camada de rodelas de batatas e, em seguida, coloque o bacalhau sobre ela.
  8. Tempere-os com sal (caso necessário) e com a pimenta-branca. Por cima deles, disponha as rodelas de ovo e uma generosa camada de cebolada, respectivamente. Leve os pratos ao forno em 180° por 10 minutos, para dourar a cebola.
  9. Por último, para finalizar os pratos, posicione as azeitonas sobre a cebolada e acrescente a salsinha e um fio de azeite por cima.

Esta inconfundível receita serve duas pessoas. Desfrute em companhia e tenha um bom apetite!

Nas gravações da ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo”, foram seguidos todos os protocolos sanitários para preservar a saúde dos presentes. Para mais receitas e vídeos na íntegra, acompanhe as redes sociais da Construtora Laguna e confira o preparo detalhado de mais pratos icônicos!

Related Posts

  1. Chef Isidoro ao lado do título: circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  2. Chef Délio Canabrava cozinhando no imóvel-arte Laguna
  3. Chef Ravi Shinde ao lado do título Circuito Laguna de Gastronomia - Sabores do Mundo
  4. Chef Vitor ao lado do texto "Circuito Laguna de Gastronomia - sabores do mundo"
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário