Laguna apresenta: o tradicional butter chicken do chef Ravi Shinde

Chef Ravi Shinde ao lado do título Circuito Laguna de Gastronomia - Sabores do Mundo

Para trazer mais sabor e momentos inconfundíveis ao seu dia a dia, a ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo” compartilha receitas icônicas da culinária mundial.

No decorado do ALMÁA Cabral, renomados chefs de restaurantes nobres de Curitiba ensinam a fazer pratos típicos de diversos países, para você degustar sabores únicos ao lado de quem ama. Dessa vez, a ação traz o tradicional e delicioso butter chicken, preparado pelo chef Ravi Shinde. Confira abaixo o passo a passo e o vídeo desta inconfundível receita!

Chef Ravi Shinde

Nascido em Mumbai, maior cidade da Índia, na costa oeste do país, o chef Ravi Shinde carrega consigo conhecimentos milenares, passados de geração a geração em sua família.

Tais ensinamentos foram aprimorados pelas técnicas que Ravi desenvolveu durante 13 anos trabalhando como chef da rede hoteleira Taj Hotels Resorts and Palaces. Mundialmente famosa por seus luxuosos palácios, a rede hospeda e serve a reis e rainhas na Índia, em Londres, Nova York, Dubai e demais locais.

Ravi Shinde chegou ao Brasil em 1997. Em São Paulo, trabalhou em diversos restaurantes asiáticos tradicionais. O chef mudou-se para Curitiba em 2008 a convite do Swadisht, de onde assumiu a cozinha.

No restaurante, local de tradicional culinária indiana, Ravi agrega ao cardápio atual sua criatividade, alquimia de sabores e toques especiais e personalizados, que fazem cada um de seus pratos ser criado com maestria. Um deles é o butter chicken: tradicional receita de frango assado em um delicioso molho amanteigado de tomate e especiarias.

Ingredientes do butter chicken

Para marinar o frango, são necessários:

  • iogurte natural (1 xícara)
  • suco de limão (½ limão)
  • alho finamente ralado (3 dentes)
  • gengibre finamente ralado ou pasta de gengibre (1 colher de sopa)
  • garam masala (1 colher de chá)
  • tandoori masala (1 colher de chá)
  • sal (½ colher)
  • peito de frango sem pele e sem osso, cortado em pequenos cubos (4 peitos)

O preparo do molho demanda os seguintes ingredientes:

  • cardamomo, cravo, canela e louro (a gosto)
  • molho de tomate (1 xícara e meia, aproximadamente 5 tomates batidos)
  • castanha-de-caju (100 g)
  • gengibre finamente ralado ou pasta de gengibre (1 colher de sopa)
  • alho moído (4 a 5 dentes)

Para finalizar a receita, são necessários:

  • ghee (2 colheres de sopa)
  • gengibre finamente ralado ou pasta de gengibre (1 colher de sopa)
  • alho moído (2 dentes)
  • pó de açafrão/cúrcuma (½ colher de chá)
  • páprica (1 colher de chá)
  • coentro em pó (1 colher de chá)
  • garam masala (1 colher de chá)
  • sal (a gosto)
  • creme de leite UHT – com 25% de gordura (1 xícara)
  • coentro fresco para decorar
Butter chicken do chef Ravi Shinde sobre a mesa

Modo de preparo do butter chicken

  1. Para preparar o molho de tomate da receita, cozinhe o cardamomo, o cravo, a canela e o louro com uma xícara e meia de molho de tomate.
  2. Quando o molho estiver cozido, peneire ele e separe dos ingredientes acima, de modo que fique apenas o molho de tomate. Reserve os itens peneirados em um recipiente à parte.
  3. Cozinhe os 100 gramas de castanha-de-caju e, ao final do cozimento, escoe toda a água.
  4. Para finalizar o molho, bata no liquidificador o molho de tomate, a casta-de-caju cozida, a pasta de gengibre e a pasta de alho (ou o alho ralado). Deixe a mistura reservada para os próximos passos.
  5. Para marinar o frango, misture em uma tigela todos os ingredientes mencionados na primeira parte da lista de ingredientes e deixe-os marinando por seis horas.
  6. Na receita tradicional, utiliza-se um forno tandoor para assar os cubos de frango. Na falta de um, podem ser utilizados uma churrasqueira, um forno tradicional ou mesmo uma frigideira de ferro. Nesse caso, o frango deve ser marinado com iogurte, pasta de alho, pasta de gengibre e as especiarias secas.
  7. Em uma panela grande, aqueça a ghee em fogo médio. Acrescente: 1 colher de sopa de gengibre finamente ralado ou de pasta de gengibre; 2 dentes de alho moídos; ½ colher de chá de pó de açafrão ou cúrcuma; 1 colher de chá de páprica; 1 colher de chá de coentro em pó; e 1 colher de chá de garam masala. Deixe fritar por cerca de 15 a 20 segundos, até a mistura perfumar.
  8. Em seguida, acrescente à panela os pedaços de frango já assados e frite-os por 2 a 3 minutos de cada lado.
  9. Adicione o molho de tomate e, caso seja necessário, acrescente sal a gosto. Deixe tudo cozinhar de 5 a 10 minutos e mexa de vez em quando até que o molho de tomate fique espesso e com a cor levemente marrom-avermelhada.
  10. Após esse tempo, acrescente o creme de leite UHT e cozinhe a mistura por mais uns minutos até que ela borbulhe e alcance uma consistência grossa.
  11. Sirva acompanhado de arroz e decore a receita com um pouco de creme de leite e coentro fresco.

Bom apetite!

Durante as gravações, a Construtora Laguna seguiu todos os protocolos de segurança para preservar a saúde dos presentes.

Acompanhe as próximas receitas em nossas redes sociais e fique atento aos conteúdos da ação “Laguna apresenta: Sabores do Mundo”!

Related Posts

  1. Chef do Nayme Culinária Árabe preparou uma inconfundível receita - Construtora Laguna
  2. Chef Mácia Borges ao lado do título Circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  3. Chef Isidoro ao lado do título: circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  4. Chef Délio Canabrava cozinhando no imóvel-arte Laguna
  5. Chef Daniel ao lado do texto: circuito Laguna de Gastronomia
  6. Chef Vitor ao lado do texto "Circuito Laguna de Gastronomia - sabores do mundo"

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário